Aplicativo B2B: impulsione o relacionamento e as vendas com outras empresas

A transformação digital vem impactando o mundo todo com os inúmeros benefícios que ela pode proporcionar. Assim, muitas empresas B2B vêm otimizando as formas de fazer negócio e de se relacionar com seus clientes, fornecedores e colaboradores, tudo graças à tecnologia. Com isso, surgiu o aplicativo B2B.

Esse tipo de plataforma é um ótimo meio de fortalecer seu negócio, possibilitando otimizar o engajamento do público, além de servir como um diferencial competitivo para sua marca. Pensando nisso, explicaremos, neste texto, o que é um aplicativo B2B, como ele pode ajudar sua empresa e quais são seus benefícios!

O que é um aplicativo B2B?

Diferentemente dos modelos B2C, que são mais conhecidos, já que são facilmente encontrados nas lojas de apps, os aplicativos B2B são usados por empresas para gerar uma conexão com outros negócios, clientes ou com funcionários da organização.

Assim, alguns apps B2B estão disponíveis ao grande público, porém, a maioria é usada internamente de forma exclusiva pelas empresas. Eles são projetados como uma forma de atender a uma necessidade específica para as organizações, como o gerenciamento de inventário interno ou até mesmo um portal utilizado para atribuir e gerenciar os projetos.

Por isso, é bastante comum ver aplicativos B2B servindo como uma ferramenta para os negócios. Assim, um fornecedor atacadista, por exemplo, é capaz de empregar o app de forma que seus clientes possam realizar os pedidos e concretizar o pagamento.

Como ele pode ajudar?

Muitas ferramentas corporativas — como o e-mail — vêm sendo utilizadas como canais de comunicação eficientes para os empresários na hora de fechar negócio. Porém, os aplicativos móveis estão se tornando meios ainda mais eficazes na hora de realizar tarefas detalhadas, servindo de apoio para as organizações que nunca vendem diretamente aos consumidores, mas que têm o foco em outras empresas.

Com os aplicativos B2B, fica muito mais fácil identificar o público-alvo. Por isso, eles são projetados como meio de resolver um problema específico. Dessa forma, a empresa não só pode fornecer detalhes sobre os seus produtos com maior praticidade, como também pode atualizá-los sem a necessidade de substituir resmas de folhetos impressos, por exemplo.

Além disso, é possível ter apps B2B de e-commerce. Eles são ótimas oportunidades para facilitar o processo de compras dos seus clientes. Também, são um meio extremamente eficiente de melhorar o relacionamento com seu público, possibilitando explicar todos os pontos sobre os procedimentos comerciais que eles gostariam de saber.

Outro ponto importante a ser destacado é que um aplicativo para e-commerce B2B, quando desenvolvido com os recursos corretos, é capaz de agregar valor à experiência de compra dos clientes. Assim, todo o processo é realizado de maneira mais ágil e prática, possibilitando maior fluidez para os usuários.

Quais as vantagens de um aplicativo B2B?

A disponibilização de um aplicativo B2B para seus clientes é uma etapa muito importante para seu negócio. Assim, sua empresa passa a contar com uma série de vantagens que poderão aprimorar seus resultados e melhorar a lucratividade da organização.

Mais eficiente em alcançar o público

Para alcançar seus clientes com sucesso, é necessário compreender suas necessidades e se comunicar na mesma linguagem que eles estão habituados. Por isso, qual é a melhor forma de abordagem para um público jovem se não a tecnologia móvel?

A audiência B2B é composta, em geral, por jovens com menos de 35 anos. Por isso, o que antes era reservado aos executivos seniores das empresas, hoje está na mão de pessoas mais novas e com o mesmo poder de decisão que aqueles com mais tempo de experiência.

Dessa forma, os millenials são especialistas em atividades digitais, optando sempre pelos dispositivos móveis, em vez de computadores antes de realizar uma decisão de compra. Principalmente por causa da experiência mais prática e recursos extras, 76% das pessoas mais jovens preferem aplicativos móveis a web sites na hora de realizar uma ação.

Aprimora a retenção de clientes

A retenção é um processo extremamente importante, já que adquirir novos clientes pode chegar a custar até 5 vezes mais caro. Em empresas com o modelo de negócios B2B, cujas marcas dependem das compras regulares para sobreviver e prosperar, pensar em formas de fidelizar e reter seu público é indispensável.

Dessa forma, utilizar um aplicativo B2B é a melhor forma de fazer com seus clientes se lembrem constantemente da sua marca. Desde a presença do logotipo do app na tela inicial até as notificações por push, são as melhores formas de impulsionar a recompra e reter seu público.

Reduz o abandono de carrinho

O abandono de carrinho é um dos maiores problemas que as empresas no mercado podem ter. Nos negócios B2B, o cenário é o mesmo. Existem inúmeras razões para que essa situação ocorra, com maior concentração nas experiências ruins, como formulários de check-out comprados ou lojas mal-projetadas.

Por isso, um aplicativo nativo da sua marca pode ser a melhor maneira de melhorar as taxas de abandono de carrinho dos seus clientes. A otimização de caixas, por exemplo, pode ajudar a economizar aproximadamente 20% do tempo em que os clientes passam durante a conclusão das suas compras preenchendo formulários. Assim, é possível gerar mais conversões, principalmente quando comparado com os sites.

Melhora a experiência de compra e a fidelização

Muitas organizações que adaptam os apps mobiles em seus negócios vêm conquistando cada vez mais a satisfação do seu público. Isso acontece porque, ao providenciar uma experiência inovadora e funcional, é possível potencializar os resultados, além de tornar a força de vendas mais móvel.

Além disso, as empresas que disponibilizam aplicativos para que seu público possa se comunicar com a equipe de atendimento gera resultados surpreendentes. Existem diversos meios de implementar a tecnologia no seu negócio, se adequando totalmente ao comportamento dos consumidores.

Assim, por meio das aplicações móveis, é possível melhorar a fidelização do público tornando o controle de pontuações dos aplicativos em programas de recompensas, por exemplo. Além disso, é possível gerar comunicações de ofertas com as notificações push, além de outras ações de que possibilitem um relacionamento mais próximo do seu público.

Conheça exemplos reais de aplicativos B2B

Muitas empresas já utilizam um aplicativo B2B em seus modelos de negócio e vêm conquistando cada vez mais sucesso no mercado. Dessa forma, as marcas se tornam mais centradas nos seus clientes ao adotarem uma abordagem móvel.

O WeWork, por exemplo, é um espaço de coworking que mais vem crescendo na indústria atualmente. Assim, eles construíram uma plataforma para a sua comunidade, permitindo que os membros — empresas, empreendedores e start-ups — possam expandir seus negócios de forma acessível diretamente de um celular.

Também temos o exemplo da Cisco, que utiliza um conteúdo otimizado para aparelhos móveis, otimizando a experiência do seu público. Dessa forma, eles apresentam seus produtos e serviços por meio de histórias dos seus clientes. Isso possibilitou conectar as necessidades do público aos produtos da empresa.

Além disso, a empresa americana de software baseada em nuvem, Salesforce, usa a tecnologia para facilitar a compra de seus produtos, possibilitando solucionar problemas com maior facilidade. Com isso, ela também tornou seu produto personalizado nos celulares, melhorando a experiência dos seus clientes com uma plataforma de CRM que se move com eles aonde quer que estejam.

Pronto! Agora você já sabe como um aplicativo B2B é essencial para impulsionar o relacionamento e as vendas com as outras empresas no mercado! Muitos e-commerces vêm apostando nesse tipo de plataforma para fortalecer o engajamento e seus resultados. Por isso, o investimento na tecnologia certamente é o diferencial que seu negócio precisa!

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