Entenda como o ERP facilita o controle tributário da sua empresa

controle-tributario

O controle tributário pode ser o calcanhar de Aquiles para muitas empresas. Afinal, não se trata apenas de estar em dia com as obrigações fiscais — é necessário ter um planejamento completo para calcular os impostos e manter o fluxo de caixa. 

Nenhum empreendimento consegue se desenvolver sem controlar as tributações.  

Este, aliás, é um dos principais vilões dos negócios por levar muitos a fecharem suas portas pela falta de coordenação financeira. 

O Brasil, por exemplo, é um dos países com maior carga tributária do mundo, onde são submetidas declarações como Imposto de Renda (IR), o Programa de Integração Social (PIS) e o Lucro Líquido (CSLL). 

São muitos processos, os quais se tornam ainda mais complexos quando são realizados com o apoio de ferramentas ultrapassadas para gestão, como as planilhas, preenchimentos manuais ou utilização de múltiplos sistemas de administração.  

Mas, com o auxílio de um ERP, o controle fiscal da sua empresa é descomplicado e melhor planejado, possibilitando mais benefícios ao negócio. 

Veja também na ONCLICK: Tributação no e-commerce: você sabe como funciona? 
 

Como o ERP apoia o controle tributário? 

O software de gestão empresarial oferece o suporte completo para todas as etapas do setor financeiro e contábil. Veja como funciona na prática: 

Contas a pagar e receber 

Seu time já se perdeu nos tantos tributos em relação a contas a pegar e receber?  

São pagamentos de colaboradores, fornecedores, despesas de manutenção, custos fixos e muitos outros impostos que precisam ser administrados corretamente, com exatidão e segurança nas informações. 

Com o ERP, é possível acessar, rastrear, armazenar e analisar os dados financeiros, como contas a pagar e receber, orçamentos e previsões de lucratividade. 

Além de automatizar a quitação de débitos e disponibilizar a verificação de clientes inadimplentes para a realização de medidas de cobranças. 

Tudo isto em um único lugar e com informações atualizadas pelo próprio sistema, controlando melhor todo o fluxo financeiro. 

Notas fiscais 

Contar com um software que emite notas fiscais garante mais segurança, rapidez e controle para os processos da sua empresa. 

A emissão é feita de forma automática e totalmente integrada a outros setores, como o de vendas, por exemplo. 

Isso quer dizer que não é mais necessária a ação manual de envio da nota fiscal após a confirmação de um pedido, economizando tempo e diminuindo os erros. 

E mais: todos os documentos são arquivados com segurança, facilitando o acesso para a análise de históricos de venda. 

Geração de relatórios 

O ERP fornece relatórios, históricos e controle sobre as finanças devido ao armazenamento centralizado das informações de todo o negócio no banco de dados. 

Desta maneira, o software permite a análise profunda do desempenho de cada operação e área da empresa. 

Alguns exemplos mais recorrentes são: relatórios de vendas, histórico de crescimento, fluxo de caixa e controle de estoque. 

Isso significa ganho de tempo no acesso a estas tributações e melhor tomada de decisão com base em dados

Redução de custos 

A gestão que o ERP oferece ao seu negócio também resulta na redução de custos. 

Ao integrar, automatizar e atualizar todas as tarefas, minimiza os erros e as refações, dando mais tempo para os times focarem nas atividades mais valiosas.  

O setor de estoque é um exemplo claro disto, quando um cliente realiza um pedido e este é inserido no ERP, os estoques são atualizados e o setor de compras já pode visualizar quantos ainda estão disponíveis para venda. 

Assim, é possível elaborar um planejamento de compras mais assertivo, de acordo com a realidade do negócio.  

Além de enviar à área contábil as informações em tempo real, projetando melhor os aprimoramentos e metas para a empresa, de forma muito mais assertiva e lucrativa. 

Tenha o ONCLICK ERP para o maior e melhor controle tributário do seu negócio em todas as áreas — e-commerce, varejo, indústria ou serviços. 

A gestão financeira é o que contribui para o seu desenvolvimento e crescimento no mercado, com mais maturidade e lucratividade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.