Dia das crianças: aumente as vendas do seu e-commerce nesta data

O dia das crianças está chegando. E está aí uma oportunidade para alavancar as vendas da sua loja virtual!

Como já falamos aqui no blog da ONCLICK, as datas comemorativas são ideais para captar novos clientes, destacar os seus produtos e fazer o seu e-commerce crescer. Por isso, não perca a chance neste próximo 12 de outubro. 

Em 2019, por exemplo, o varejo on-line faturou R$ 3 bilhões com vendas apenas para o dia das crianças. Este número representa um aumento de 24% em relação ao ano anterior, como aponta o relatório da Social Miner em parceria e apoio da Compre & Confie, Vindi e Opinion Box. E o ticket médio de cada compra ficou em torno de R$ 395.  

É claro que no contexto deste ano, com o aumento da demanda de vendas on-line, a concorrência será maior. Mas isso não quer dizer que você não deva buscar aumentar o seu público. Afinal, quem se estrutura antecipadamente consegue, inclusive, negociar melhores preços e condições com fornecedores.

Como preparar e aproveitar o dia das crianças em seu e-commerce?

A estratégia é o primeiro passo para obter melhores resultados nas suas vendas. Por isso, preparamos quatro dicas de planejamento de gestão para você alavancar suas vendas neste dia das crianças. 

  1. Tenha uma apresentação cativante

A apresentação é a alma do negócio. Em épocas especiais, é sugerido criar uma landing page de pré-venda. Ela funciona como uma vitrine para mostrar as suas novidades e produtos para a data, além de conseguir os dados dos potenciais clientes que demonstrarem interesse. Assim, você consegue criar uma base e enviar campanhas de e-mail marketing segmentadas. Quem busca, por exemplo, presentes para uma menina de 6 anos não vai receber ofertas de presentes para recém-nascidos. E isso faz toda a diferença nas suas métricas de marketing e de vendas.

Aposte nos banners. Independentemente do tamanho, ele deixa sua loja agradável para os pais e adultos, que no fim são os que decidem se vão comprar ou não. Invista em um site funcional, com o cuidado de evidenciar os lançamentos dos produtos que deverão ser os mais vendidos, como brinquedos, roupas e acessórios infantis.

Mesmo que você faça tudo o que falamos acima, se não facilitar a finalização da compra, é possível que a maioria dos clientes desista bem na hora de pagar. Portanto, torne a página de checkout simples e eficiente, bem como invista em descontos para frete. 

  1. Invista em um estoque estratégico

Planeje a logística. Nessas datas especiais a demanda cresce e você terá mais pedidos. Para não deixar que os presentes cheguem atrasados e gere insatisfação nos clientes, aposte em uma logística estratégica.

Para evitar erros logísticos é que a tecnologia de gerenciamento ERP (Enterprise Resource Planning) auxilia em todo o processo de controle e resultados de forma descomplicada e automatizada. O controle de montagem, os produtos utilizados e a ordem gerada automaticamente após a gravação da venda são algumas das operações feitas pelo software ERP.

Você pode aproveitar a data para retirar produtos do estoque. Estratégias como bônus acumulativo são formas de vender mais e melhor. Ofereça a opção de cross-selling, complementos aos presentes e/ou descontos progressivos na compra de mais itens. Se você fizer um bom planejamento, essa é uma das estratégias de marketing para vender mais no dia das crianças para trazer resultados efetivos. Além do cross-selling, você pode apostar no compre 1 leve 2, brindes e frete grátis para alavancar suas vendas.

  1. Interligação do marketing e das redes sociais

Você pode criar conteúdos relacionados à ocasião, utilizando palavras-chave e técnicas de SEO para que o seu conteúdo se torne relevante nas buscas.  Una o conteúdo relevante às interações. Um exemplo de interação é incentivar os clientes e leads a enviarem fotos de quando eram crianças ou a contarem uma história curiosa da época em que eram pequeninos para criar conteúdo especial nas suas redes sociais. 

Nos perfis das redes sociais uma estratégia que gera engajamento é a do storytelling. Se você tem mais estrutura, pode apostar em estratégias mais fortes. Criar uma história que envolva pais e filhos e cause empatia, com certeza agrega mais valor. Sua criatividade é o que trará o diferencial para a marca.

Criança tem tudo a ver com alegria, sorriso, imaginação, criatividade, brincadeira, diversão. Use as palavras-chaves em seus conteúdos e propagandas para se destacar nas páginas do Google. Além do trabalho com SEO, tente investir em anúncios pagos no Google Ads ou Facebook para garantir que as buscas encontrem seus produtos.

Nossa dica é usar um ERP para E-commerce para automatizar as atividades e contar com uma gestão integrada.

  1. Seja o diferencial

Não só as crianças podem se beneficiar com a data. Você pode apostar no dia das crianças para outros nichos relacionados do tema. Alguns segmentos utilizam a onda do “desperte a criança que há em você” para oferecer ofertas para o público adulto. Assim você aumenta sua clientela.

Muito se engana quem pensa que o público é o único ponto a ser observado, a maneira como uma marca realizará ações de captação de lead é o que te fará diferente de outras lojas virtuais. Então, não reproduza as mesmas estratégias do ano anterior e faça um estudo prévio para saber o que mais procuram no seu site e quais são as expectativas dos consumidores. Perceba quais são as tendências do momento e invista no seu diferencial.

Com boas estratégias de apresentação, redes sociais, marketing e estoque você constrói uma logística que converge entre si e alcança o seu nicho.

Mas lembre-se: marketing para crianças não é brincadeira

Toda campanha e produção de conteúdo, quando direcionada ao público infantil precisa ser ética e responsável. O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pode acabar com as suas estratégias. Portanto, fique atento às regras no que diz respeito às crianças!Para a estratégia e gerenciamento do seu e-commerce, a ONCLICK oferece um acompanhamento de gestão com o uso de tecnologias avançadas, e uma solução completa e flexível que integra e automatiza toda a gestão da sua empresa, possibilitando mais controle e organização para você usar todo o seu potencial nesse dia das crianças e alavancar suas vendas.

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