Você entende o conceito de Internet das Coisas?

internet-das-coisas

Novas tecnologias não param de aparecer. Metaverso, Inteligência Artificial (IA), realidade aumentada e muitas outras são alguns dos conceitos e aplicações que se destacam e fazem-se presentes na sociedade. 

Eles integram a Transformação Digital, iniciada há alguns anos e que transforma os modelos de negócio e os hábitos de consumo de tempos em tempos. 

De acordo com o relatório ‘Digital Transformation Market by Technology’, da Research & Markets, o faturamento do setor vai saltar de US$ 469,8 bilhões (registrado em 2020) para US$ 1.009,8 bilhões até 2025. O crescimento esperado é de 16,5% para o período de cinco anos.

Por isso, é importante acompanhar as tendências e conceitos tecnológicos, mantendo-se informado para que o seu negócio caminhe com a inovação.

Leia em seguida na ONCLICK: Por que adaptar o seu negócio à Transformação Digital?

Depois desse background, você realmente entende o conceito de Internet das Coisas?

A IoT integra o contexto de muitas organizações. E não apenas se limita a grandes empresas, mas as pequenas e médias também estão investindo nessa tecnologia.

De forma prática, é um eletrônico capaz de se conectar a outros aparelhos e sistemas tecnológicos através de uma rede wireless — conexão sem fio. 

Ou seja, é a troca de dados entre dispositivos a dispositivos. 

Isso significa mais praticidade e agilidade nos processos. Uma vez que as máquinas são capazes de detectar falhas por meio de padronizações, gerar relatórios com base em banco de dados, além de otimizar processos a partir da tecnologia. 

Essa prática impacta diretamente em:

  • Melhores insights;
  • Processos operacionais mais práticos;
  • Centralização de dados;
  • Maior eficiência;
  • Inovação dentro e fora da empresa.

Como a Internet das Coisas opera na prática?

  1. Captura dos dados por meio de detectores inteligentes dos eletrônicos que conseguem sentir, ver e ouvir.
  2. Transmissão e recebimento das informações entre dispositivos através de conexão de rede.
  3. Processamento dos dados e informações com a ajuda de softwares.
  4. Dados como base de atuação, que contribuem como insights para a melhor tomada de decisão.

Quais são as principais etapas da Internet das Coisas

Confira, a seguir, os principais elementos que a IoT utiliza em suas aplicações:

Maior conexão 

Uma palavra que resume a IoT é a conectividade. São inúmeras possibilidades para conectar aparelhos, softwares e programas através da rede. 

No varejo, a Internet das Coisas já é utilizada, por exemplo, na melhor gestão de estoque. A tecnologia monitora as prateleiras e o nível de produtos, evitando rupturas e aprimorando a administração em tempo real.

E, com a implantação do 5G em andamento, o poder de conexão tecnologia avançará ainda mais, ampliando a capacidade de conexão entre aparelhos e sistemas, além de integrar mais equipamentos inteligentes.

Computação na nuvem

Toda a conectividade dessa tecnologia é realizada pelo acesso na nuvem. 

Isso acontece porque, devido ao enorme amontoado de fluxo de dados que ocorre na operação IoT, o armazenamento e processamento centraliza todas as informações na nuvem. 

E mais: permite transmitir e receber dados grandes e complexos de dispositivos com a segurança de um sistema fechado.

Computação de borda

Como citado anteriormente, na IoT, a captação de informações se dá através de eletrônicos que transmitem e recebem informações. Em seguida, estes são encaminhados para a nuvem, onde são processados e armazenados. 

A computação de borda faz o mapa de forma local e divide as informações no mesmo local, diminuindo a quantidade de conteúdo para o envio a nuvem, otimizando todo o processo.

Essa tecnologia já é utilizada em marketing para e-commerce, como para acelerar o processamento de transações e informações administrativas. 

ONCLICK, a solução tecnológica da sua empresa 

Ter estratégias e operações inteligentes em qualquer negócio passou a ser uma questão de necessidade para conseguir sobreviver no mercado e atender a demanda dos novos hábitos de consumo. 

Os aparelhos e sistemas tecnológicos auxiliam no desenvolvimento e evolução constante do seu negócio, proporcionando mais praticidade e agilidade no processo, além de entregar inovação dentro e fora da sua loja. Saiba sobre as soluções que a ONCLICK te oferece juntando tecnologia e gestão para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.