Por que ter o Power BI como aliado da sua empresa

Independentemente de sua empresa ser de pequeno, médio ou grande porte, ela certamente utiliza algum sistema de gestão, seja para o financeiro, vendas ou marketing, e que pode ser muito desafiador.

O Business Intelligence, neste caso, pode facilitar a sua gestão. Ele disponibiliza informações importantes para que os gestores possam tomar decisões de forma adequada.

As ferramentas self-service BI existem para o autoatendimento de solicitações, ou seja, para que as próprias empresas consigam obter prontamente respostas às perguntas realizadas e dar maior agilidade ao processo de tomada de decisões estratégicas.

E o PowerBI é uma ferramenta de Business Intelligence que pode ser usada de forma simples para pequenos trabalhos no Excel e banco de dados local, ou até mesmo para grandes e robustos trabalhos empresariais.

O Microsoft Power BI, por exemplo, é a ferramenta da Microsoft. Com ela é possível consolidar, tornar coerentes e visuais as informações que se encontram em diversas fontes, desde uma simples pasta de trabalho do Microsoft Excel, a arquivos localizados na nuvem.

Mas, antes de tudo, o que é Power BI?

De maneira simples, podemos dizer que o Power BI capta, reúne e apresenta relatórios e planilhas em um só local, no formato que o usuário definir, gerando uma visão de 360º graus com suas métricas mais importantes atualizadas em tempo real.

Além disso, permite comparativos, observação e análise de indicadores ou KPIs (Key Performance Indicators), possibilitando, por exemplo, a visualização da evolução de uma campanha interna da empresa.

Porém, o quão simples o processo de gestão da sua empresa se torna e como visualizar os dados depende da ferramenta de Power BI que você optar.

O Power BI está disponível em várias versões diferentes, as quais contribuem para a distribuição e o acesso ágil a qualquer atualização. As principais são:

  • Power BI Desktop, um aplicativo de área de trabalho do computador.
  • Serviço do Power BI, um serviço SaaS online (Software como Serviço), que o internauta acessa diretamente na nuvem – local de armazenamento na internet. Vale destacar a rapidez para atualização de informações inseridas diretamente no serviço.
  • Aplicativo móvel do Power BI, podendo ser acessado em smartphones ou tablets com Windows, ou em aparelhos com os sistemas Apple iOS e Google Android.
  • Domo:  é uma plataforma baseada em nuvem focada em painéis de controle implantados por usuários de negócios e facilidade de uso, funcionando em vários setores (como serviços financeiros, saúde, manufatura e educação) e funções (incluindo CEOs, vendas, profissionais de BI e trabalhadores de TI).
  • Sisense: software que cobre de tudo, desde o banco de dados por meio de ETL e analytics até a visualização – com um mecanismo (In-Chip) mais rápido do que os bancos de dados in-memory.

Em suma, as ferramentas do Power Bi apresentam grande revolução de conceitos sobre os relatórios e dashboards, podendo ser utilizadas em diferentes cargos e áreas de atuação da sua empresa, como Marketing, Engenharia, Finanças, Comercial, Administração, Tecnologia da Informação, entre outros, auxiliando em todo o processo de gestão, ao conceder:

  • Acesso rápido e fácil para seus dados;
  • Exploração e descoberta de dados;
  • Insights de qualquer dispositivo;
  • Colaboração cruzada de sua organização;
  • Qualquer profissional que tem acesso pode visualizar e analisar os seus dados.

Então, como usar o Power BI no seu negócio?

  1. Desenvolva o pensamento estratégico

Os programas vão te auxiliar – e muito – na gestão do negócio. Mas não dispensam uma estratégia completa e objetiva.

Por isso, é essencial que toda equipe, principalmente os líderes, estejam alinhados e consigam reconhecer quais dados têm uma relação mais próxima com os objetivos estratégicos da empresa.

A dica aqui é oferecer cursos de planejamento estratégico, análise de dados e Business Intelligence, além de um acompanhamento claro e em conjunto com a equipe.

  1. Defina os recursos tecnológicos

Quais ferramentas valem mais a pena para o seu negócio?

Dê uma olhada nas ferramentas de BI mais utilizadas, compare suas funcionalidades e procure escolher aquelas que melhor ajudem a sua empresa na coleta, tratamento, análise e compartilhamento de informações. Por aqui, iremos mais a fundo nelas, então acompanhe a gente para ficar por dentro e identificar qual vai de encontro com as necessidades da sua empresa.

E, então, você estará pronto para a fase final.

  1. Experimente o programa

Feito os passos iniciais, comece a experimentar hoje mesmo. A versão mais simples do Power BI é gratuita e você pode baixa-la aqui.

Você também pode optar por uma assinatura mensal do Power BI Pro ou, então, assinar a versão Premium, que permite mais possibilidades. Dentre elas, personalizar seu dashboard.

Quanto mais você conhecer essas tendências, mais opções terá para otimizar a gestão da empresa e a relação com o seu cliente. Afinal, nesse universo efêmero, destaca-se quem aposta e utiliza recursos da tecnologia. Portanto, não tenha medo de combinar as aplicações e interfaces para chegar nesse objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *