Qual é o impacto do 5G nas indústrias brasileiras

A realidade 5G está cada vez mais presente em diversos processos industriais, incluindo a gestão. Com o surgimento dos conceitos, como Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês), é possível aprimorar o uso de maquinários. Porém, tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a própria internet 5G, aceleram esse movimento.

A Internet das Coisas pode ser compreendida como a revolução tecnológica que tem o objetivo de conectar os itens utilizados no dia a dia à rede mundial de computadores.

Ao aplicá-la neste universo da automação como meio de agilizar diversas tarefas, antes resumidas aos processos manuais, o 5G surge com uma ferramenta capaz de implementar uma mudança e, consequentemente, proporcionar um salto tecnológico nas indústrias, o qual será observado nesta próxima década.

5G, no contexto de telecomunicações, é o padrão de tecnologia de 5ª geração para redes celulares de banda larga.

Sendo assim, o principal benefício que ele adiciona é o aprimoramento da quarta geração (4G) da telecomunicação sem fio, o qual essencialmente possibilitará um uso mais assertivo nos sensores e máquinas automatizadas presentes no dia a dia empresarial.

Além disso, a velocidade das coisas se fará cada vez mais presente nesta realidade. Segundo Luciano Saboia, research & consulting Manager, “o 5G ficará mais comum no segmento B2B, entregando baixa latência e alta densidade de conexões e rompendo barreiras de conectividade que restringiam a adoção de outros serviços”.

Isso porque o 5G permite que o IoT esteja cada vez mais presente dentro das indústrias brasileiras, já que sua tecnologia suporta um fluxo maior de comunicação e uma velocidade superior ao 4G para transmissão de dados e da latência.

Veja mais: O que é e como a transformação digital impactou o mercado e a indústria?

Ainda sobre o impacto da tecnologia de conexão nas indústrias brasileiras, o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Emanuel Bezerra, constatou em sua entrevista ao Diário do Nordeste, que essa mudança envolve ainda mais interação com a indústria 4.0, a qual se baseia na automação industrial e integração de diferentes tecnologias, como a robótica.

“O 5G, em relação à indústria, temos o conceito da indústria 4.0, que envolve muitas tecnologias como robótica, nuvem, Internet das Coisas (IoT). Então, o 5G habilita essa conectividade dentro de uma indústria inteligente. Teremos a aplicação de sensores, Inteligência Artificial e outras funcionalidades com a chegada dessa nova tecnologia”, afirma Bezerra.

Com a aderência gradual desta ferramenta, a qual influencia os rumos industriais de forma significativa, as novas aplicações do 5G como principal meio de telecomunicação estão previstas para 2022 —o que não deixa de ser um panorama positivo.

Segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), a estimativa para a chegada do 5G para o uso residencial também é positiva, já que o número de cidades que estão prontas para receber a nova tecnologia no país cresceu de 28 para 35 no espaço de uma semana.

Desta maneira, a Anatel (Agêncial Nacional de Telecomunicações) estipulou um prazo máximo de até 31 de julho de 2022 para as operadoras implantarem o 5G nas capitais. Porém, de acordo com o presidente da Abrintel, Luciano Stutz, é preciso ter uma quantidade mínima, de até 1 milhão de antenas, para que a tecnologia funcione de forma adequada- o Brasil possui pouco mais de 100 mil antenas instaladas.

E isso está diretamente ligado às indústrias, as quais necessitam viabilizar meios aprimorados para a introdução do 5G nas atividades diárias.

A ONCLICK está pronta para auxiliar o seu negócio com novas tecnologias

Vista todas as novidades que o 5G será capaz de levar aos rumos industriais nas próximas décadas, mesmo que sua implementação esteja em um panorama positivo para 2022, a ONCLICK trouxe este assunto à tona no objetivo de você, como gestor, estar atento a todas as mudanças do mercado.

Por esse motivo, com um dos principais ERPs do país, a ONCLICK oferece soluções completas para melhorar a gestão da sua empresa, tais como:

  • ONCLICK ERP: solução segura para destacar o seu negócio em um mercado competitivo;
  • ONCLICK KPL: líder de mercado em operações de e-commerce, oferecendo soluções para os desafios enfrentados pelos varejistas online;
  • ONCLICK KPL Start: a versão enxuta do software líder em backoffice para e-commerce.

Confira todas as funcionalidades que a tecnologia da ONCLICK adiciona ao seu negócio e antecipe as tendências, gerando maior eficiência operacional de ponta a ponta.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.