Marketing digital para varejo: um guia prático

Diferentes áreas do comércio estão migrando para o digital e uma delas é o varejo. Portanto, é necessária a criação de novos hábitos de aquisição para os consumidores. Entretanto, adentrar o mundo virtual não é tão simples quanto possa parecer. Para crescer dentro dele, é preciso apostar no marketing digital para varejo. Por isso, preparamos um guia prático de como investir nessa área. 

O estudo no marketing digital do varejo é fundamental, porque os clientes estão conectados à internet. Ou seja, eles têm acesso a informações a qualquer hora e a qualquer lugar. Logo, há engajamento nas e entre as redes. Por isso, o mercado varejista precisa entender e saber como explorar as vertentes do mundo digital. 

Há grande necessidade de pensar em estratégias que façam o seu negócio crescer. Um exemplo é aproveitar o uso de tecnologias e criar experiências personalizadas para os seus consumidores. 

Veja o nosso guia para construir um marketing digital de sucesso o mercado varejista: 

  • Utilize marketing de conteúdo 

Um estudo da Content Trends (2019) revelou que as empresas que apostam no marketing de conteúdo potencializam as visitas de clientes em até 1,3 vezes. Essa resulta em uma geração a mais de 1,4 leads. 

Isso se dá pela forma como o marketing de conteúdo consegue criar laços de proximidade com o público-alvo. Por meio de conteúdos relevantes e variados a respeito do mercado, costumam atrair novos consumidores. 

Em suma, se o público se interessar e gostar do seu conteúdo, ele se torna mais ativo com a sua marca. Além disso, pode até indicá-la para outros clientes em potencial. 

  • Use o e-mail marketing 

Segundo a Pew Research, 92% dos adultos utilizam o e-mail como o principal meio de comunicação. Sendo que desses, 61% dizem utilizar o canal todos os dias. Por esses – e outros – motivos, o e-mail marketing é essencial para quem quer se destacar no marketing digital.  

Com essa ferramenta, a sua empresa consegue se aproximar dos clientes de forma em que os laços de comunicação sejam estreitados. E o e-mail marketing é muito utilizado para divulgar promoções, lançamentos, enviar newsletter periodicamente, bem como realizar a confirmação das compras. 

  • Esteja presente nas redes sociais 

As redes sociais são fundamentais no sucesso de qualquer comércio. Por meio delas é possível atingir um grande número de pessoas, sem que haja limitação pelas fronteiras. Além disso, as redes podem servir como um espaço para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Entretanto, é importante estudar as redes sociais e entender em quais delas os seus clientes marcam maior presença. Também é fundamental saber qual é o tipo de linguagem empregado em cada uma delas. 

  • Aposte em anúncios 

O anúncio é um dos principais recursos dentro do marketing digital. No mercado varejista, há a oportunidade de focar diretamente no seu público-alvo. Isso é feito por meio de anúncios com palavras-chave e termos que tenham semelhança com o seu produto. 

Além disso, os anúncios podem ser feitos dentro de sites e em outros mecanismos de busca. Ou seja, não precisa ficar limitado ao Google, por exemplo. Os anúncios também podem estar nas redes sociais e até em aplicativos.  

  • Conte com profissionais especializados 

No marketing digital de varejo é necessária uma mão de obra especializada. Ou seja, pessoas que tenham as habilidades para assumir essa área e que detenham o conhecimento integral, como o entendimento das métricas e as estratégias mais adequadas para ajudar a sua empresa. 

Alguns dos perfis que se encaixam nesta área são: 

  • Profissionais criativos e que gostam de escrever, 
  • Pessoas que conhecem o setor de varejo, 
  • Aqueles que têm familiaridade com as técnicas de marketing de conteúdo como SEO, escolha de palavras-chave e etc. 
     
  • Melhore o visual da marca 

A sua empresa precisa transmitir uma boa imagem para o mercado. Um bom visual pode ser determinante para que o cliente em potencial escolha a sua marca. Além disso, ainda pode ser um diferencial competitivo para que você não passe despercebido no meio de inúmeras empresas do mesmo ramo.  

  • Invista na automação 

Utilizar-se de softwares ou ferramentas de automação traz maior produtividade no marketing digital realizado para as empresas. Dessa forma, também é possível otimizar o tempo da equipe. Isso ocorre ao eliminar processos burocráticos, bem como facilita a comunicação com o cliente.  

  • Trabalhe com métricas 

A métrica é essencial para o marketing digital de varejo. Afinal, todos os pontos precisam ser medidos para que seja possível avaliar a estratégia em andamento ou determinada campanha. Ou seja, é por meio das métricas que sabemos se a empresa está nas suas estratégias. 

Listamos algumas das métricas mais utilizadas: 

  • ROI (Retorno Sobre o Investimento); 
  • Taxa de Conversão; 
  • CAC (Custo de aquisição do Cliente). 

Se você chegou até o final deste texto, pode entender mais sobre o marketing digital no varejo e como as estratégias e soluções podem ajudar a atrair e reter novos clientes para o seu negócio. Neste quesito, a ONCLICK é a parceira certa para a sua empresa. Nós investimos em tendências e novas tecnologias, além de contar com um time especialista para que a sua empresa possa ter os melhores sistemas para uma gestão integral.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *