Por dentro do conceito de Super Apps

As atividades e tarefas básicas do cotidiano migraram para o meio digital com os aplicativos específicos de compra, venda, buscas, entre outros. Entretanto, os Super Apps trazem o mesmo conceito, mas de forma mais funcional por sua praticidade de uso.  

Eles são definidos por oferecerem aplicações diversas em um único software, descartando o entra e sai de várias telas para realizar novas atividades. A ideia dos Super Apps é solucionar o máximo de atividades em um só lugar.  

Um exemplo, principalmente para o varejo é poder fazer compras, transferir dinheiro e mandar mensagem em um único canal. E o melhor: já existe e é possível a partir dos super aplicativos.  

Estas plataformas englobam diversos serviços na mesma tela e facilitam o uso dos usuários, pois otimizam o tempo, evitando o login em outras contas ou necessidade de acessar programas específicos.  

Os Super Apps são preferidos pelos usuários por possibilitarem a solução de diversos problemas em um mesmo aplicativo. Mas ainda é uma tendência nova.   

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, 80% dos brasileiros não sabem o que são estas plataformas. Mas, após entenderem o conceito, 45,8% dos entrevistados disseram que os instalariam. 

Veja mais: Aplicativos de e-commerce: por que o brasileiro gosta? 

WeChat e o início dos Superaplicativos 

O conceito começou com o aplicativo chinês WeChat, inicialmente criado para troca de mensagens que, ao longo do tempo, ganhou popularidade no país e outros serviços foram sendo implementados aos usuários, como compras e pagamentos on-line.   

Atualmente, o software “faz-tudo” da China conta com serviços de reserva de hotel, compra de comida, visualização de postagens e acesso a canais do governo com o chamado WeChat ID, que armazena dados de documentos, permitindo o uso do aplicativo como identificação oficial. 

Benefícios dos Super Apps 

Além da praticidade de conseguir acessar diferentes serviços em um só lugar, otimizando tempo, os usuários conseguem mais espaço no celular por não precisarem baixar diversos aplicativos específicos. Além de não precisarem criar contas e compartilhar informações em vários sites.  

O conceito de Super Apps no Brasil 

O mercado brasileiro está investindo e apostando cada vez mais nos super aplicativos, os quais são mais generalistas e englobam diferentes setores ou nichos específicos, como transporte, refeição, varejo e setor financeiro. É um segmento em ascensão que atrai atenção de usuários e comerciantes.  

Conte com o ONCLICK ERP, plataforma de gestão financeira de empresas, para otimizar o seu negócio através de planos para o meio digital. 

As funcionalidades do sistema incluem a realização de todas as aquisições da empresa, desde o preço, sugestão, solicitação de compra e a entrada de mercadorias, de forma automatizada.  

Em questão de armazenamento, oferece o acompanhamento de diversos estoques e contagem em tempo real, mesmo durante as operações de compra e venda. 

O software ainda traz funções como controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, integração bancária e mais.  

Com as demandas de venda, a plataforma realiza o gerenciamento da entrada da mercadoria até a venda, além de políticas comerciais, nota fiscal de saída e análises gerenciais e o marketplace integrado. Tudo isto em um único lugar com a ideia de facilitar ainda mais a automação da sua empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.