Por Mateus Parpineli
Pare por um breve momento, respire, olhe para dentro de si e se pergunte: O que me impede de ser um profissional mais capacitado, de ter um ambiente de trabalho agradável, de alcançar um salário satisfatório? O que me impede de realizar os meus sonhos, de ser uma pessoa melhor para a minha família, de ser um ser humano melhor? O que me impede de ser feliz?
Vivemos na era digital, a qual nos trouxe o paradoxo de estarmos cada vez mais próximos e cada vez mais distantes. Tornou-se mais cômodo utilizar seu celular e enviar uma mensagem do que se sentar, olhar nos olhos de uma pessoa e perguntar como ela se sente. Apesar de o mundo atual nos tratar como números e o mercado exigir que tenhamos o desempenho de máquinas, somos seres humanos, possuímos sentimentos e emoções e, quanto mais nos deixamos envolver por estes conceitos modernos, mais vamos nos esquecendo da nossa humanidade, esfriando nossas relações, perdendo os nossos objetivos, matando os nossos sonhos e criando barreiras imaginárias.
Muitas habilidades e técnicas nos são exigidas em diversas áreas, mas existe uma que é capaz de impactar em muitas delas, a Inteligência Emocional. Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer e gerenciar as nossas emoções, para que assim possamos ter motivação, empatia e sermos capazes de nos relacionar com as pessoas ao nosso redor. Ela pode impactar diretamente em nossa saúde, desempenho profissional, autocontrole, otimismo, persistência, capacidade de lidar com frustrações, promover ações inteligentes e estratégicas, além de muitos outros benefícios. Inúmeras pessoas brilhantes, com enorme potencial, já se passaram por tolas, foram envergonhadas ou perderam oportunidades que poderiam mudar suas vidas por não saberem lidar com os seus próprios sentimentos.
Caso você tenha parado por um breve momento para refletir sobre as questões no início do texto, sinta-se feliz porque você já está dando o primeiro passo para desenvolver a sua Inteligência Emocional e, este passo é se conhecer, saber quais são suas emoções, seus medos, seus sonhos, o que te deixa irritado, as crenças que possui. Muitas são as maneiras de potencializar o seu desenvolvimento pessoal, uma delas é o programa de Coaching, na qual uma pessoa – o Coach – te levará a uma profunda reflexão por meio de questionamentos e ferramentas, auxiliando a enxergar novos caminhos, potencializar resultados, a identificar pontos fortes e fracos, a descobrir se suas barreiras são realmente barreiras ou apenas algumas pedras no caminho que você transformou em uma muralha intransponível.
Muitos de nossos impedimentos podem ser resultados de traumas ou transtornos psicológicos, os quais devem ser tratados com um profissional adequado; no entanto, muitos deles são resultados da nossa falta de autoconhecimento, falta de perspectiva, não enxergar as possibilidades existentes, por ter perdido parte de nossa humanidade. Não podemos deixar que nossos monstros interiores nos controlem, mas devemos encará-los com a nossa razão para que possamos enfrentá-los e assim nos desenvolvermos como pessoas, por consequência, atingiremos os nossos objetivos transformando todo o ambiente em que vivemos.
Encontrei na ONCLICK terreno fértil para o meu desenvolvimento pessoal e Inteligência Emocional. Aqui tenho todos os dias a oportunidade de superar minhas barreiras e melhorar ainda mais o meu ambiente de trabalho. Conseguir olhar nos olhos de meus colegas de trabalho e compartilhar um pouco de suas histórias e seus sentimentos me ajuda a entender o quão importante é este relacionamento humano, como ele faz a diferença. Devemos valorizar os lugares que nos incentivam a buscar nossas respostas, que nos permitem ser realmente seres humanos.
E então, o que te impede?