A ARTE DE ESCUTAR

Todos já ouviram falar sobre cursos de oratória. Mas, alguém já ouviu falar sobre curso de escutatória? O curso pode não existir, mas, este termo, sim: é a arte de escutar mais a arte de falar e ser escutado. Infelizmente, o ser humano é muito limitado na capacidade de escutar. É preciso ouvir melhor e falar melhor, para então, poder ser escutado também. Passamos a maior parte do nosso dia nos relacionando, mas, quanto tempo dedicamos à arte de falar e escutar?

Com tanta tecnologia, nunca tivemos tantos meios para nos expor, para falar. Entretanto, será que estamos sendo ouvidos? Estamos escutando o outro? A maior dificuldade no escutar é a rapidez do nosso pensamento: o meu pensamento é mais rápido do que a fala do outro. Enquanto ele fala, eu já estou pensando no que vou responder. Não ouço o que ele diz! Não dedico este tempo a entender realmente o que o outro está dizendo. Por onde começar? O que fazer?

Temos que praticar a arte de ouvir. As pessoas não querem ser convencidas ou persuadidas, elas querem ser OUVIDAS! Algumas dicas simples podem ajudar em seus relacionamentos:

  • Compreender realmente o que está sendo dito. Utilizar mais a frase: “Como assim?”
  • Utilizar o termo: “Que tal?”, quando for sugerir algo. É mais leve e menos impositivo.
  • Deve haver coerência entre o seu discurso e a sua prática.
  • Primeiro, sou visto. Depois, ouvido. Assim como o relâmpago e o trovão. Qual a imagem que você está passando? Também é coerente com o que está sendo dito?
  • Minha atitude ou a falta dela, tem um impacto no outro. A omissão, também, diz muita coisa!

“Escutar é dizer ao outro o que as palavras dele fizeram em mim”. (Thomás Brieu)

 

Por Selma Kharfan