O mundo dos negócios está em constante evolução, fazendo com que as empresas, sejam de pequeno ou grande porte, busquem maneiras de se destacar e otimizar suas operações. Diante desse cenário, uma ferramenta que está influenciando os processos das organizações é o ChatGPT.
Considerado um modelo de linguagem baseado em Inteligência Artificial, o ChatGPT promete revolucionar a maneira com a qual as organizações se relacionam com os consumidores.
Sendo assim, é um recurso que, além de aprimorar o atendimento ao cliente, otimiza processos internos e fomenta o crescimento das empresas. Isso porque, promove inúmeras possibilidades de atuação em diversas áreas.
Para se ter uma ideia da dimensão dos benefícios da aplicação de IA nas empresas, a estimativa é de que até 2025, 30% das interações digitais de marketing ocorram por meio de ferramentas como o ChatGPT.
Os dados são de um levantamento realizado pela Gartner, no qual também aponta previsões interessantes dessa aplicabilidade em outros setores e ramos dos negócios.
Tudo isso evidencia o potencial transformador desse mecanismo para gerar mais eficiência e produtividade desde pequenos negócios a franquias.
Veja como o ChatGPT pode facilitar nas tarefas da sua organização e te ajudar a alcançar os objetivos estipulados.
Afinal, o que é ChatGPT?
Pode ser que você já conheça esse recurso ou esteja se questionando sobre essa ferramenta revolucionária que se tornou o assunto do momento.
Para definir o que é ChatGPT, nada melhor do que questioná-lo a respeito disso. Conforme suas palavras, é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI e projetado para ser um recurso versátil e útil, inclusive no contexto profissional.
Com base em sua arquitetura avançada, utiliza uma vasta quantidade de dados para compreender e gerar linguagem natural. Logo, sua finalidade é auxiliar em diversas tarefas e fornecer informações relevantes para apoiar profissionais em suas necessidades.
Sendo assim, pode atuar em várias áreas, como pesquisa, redação, criação de conteúdo, suporte ao cliente, assistência em tarefas rotineiras, oferecer insights e sugestões, entre outras funcionalidades.
Possui ampla capacidade de processar informações e gerar respostas contextualmente relevantes. Isso o torna uma ferramenta valiosa para aprimorar a eficiência e a produtividade nas atividades profissionais.
Com isso, é possível concluir que esse é um importante recurso a ser aplicado no cotidiano das pequenas e grandes empresas.
Como o ChatGPT pode influenciar nos negócios
Já sabendo um pouco melhor sobre a forma como atua a ferramenta, você pode, portanto, utilizá-la para:
- Automatizar o atendimento ao cliente
Como já adiantado, esse é um dos maiores benefícios do uso do ChatGPT nos negócios. Ao fazer uso desse poderoso recurso de Inteligência Artificial, é possível automatizar a maneira com a qual você se comunica com seus consumidores.
Desse modo, ao fornecer respostas automáticas e precisas, você consegue reduzir o tempo de espera do cliente.
Isso proporciona uma experiência aprimorada, promovendo, assim, uma jornada satisfatória, trazendo boa reputação para a sua marca e fortalecimento do relacionamento com o público.
- Suporte em tempo integral
Outra grande vantagem competitiva que você pode obter por meio da aplicação de tecnologias de IA é a disponibilidade de atendimento.
Por ser um recurso on-line e programado, seus clientes poderão ser atendidos de maneira personalizada pelo chatbot, com a possibilidade de tirar dúvidas frequentes ou receber informações sobre produtos e serviços.
Além disso, os usuários podem receber indicações e recomendações personalizadas com base em suas preferências e histórico de compras. Essa facilidade pode ser um fator determinante para a concretização de uma compra e até mesmo gerar identificação do cliente com a sua marca.
- Redução de custos operacionais
Um dos maiores objetivos de uma organização certamente envolve a redução de gastos. Sendo assim, o ChatGPT pode ser um importante aliado nessa busca, já que permite às empresas a automatização de diversos processos.
Isso gera menos despesas com contratações e treinamentos de equipes terceiras, por exemplo, promovendo uma economia financeira para o seu negócio.
- Análise de dados para tomada de decisão
Mais um recurso valioso que o ChatGPT promove aos pequenos negócios e franquias é a coleta e análise dos dados gerados por meio das interações com o público.
A partir disso, é possível obter informações importantes sobre preferências, interesses, necessidades e comportamentos dos seus consumidores. Com isso, a tomada de decisão pode ser efetuada com maior embasamento e direcionamento.
Portanto, esses insights podem ser utilizados para elaborar e aprimorar estratégias de marketing, bem como elaborar novos produtos ou serviços com base nos dados obtidos.
Agora, certamente você pode estar se perguntando como colocar em prática as facilidades que essa ferramenta de Inteligência Artificial da OpenAi proporciona.
Existem diversas maneiras de atuar com o ChatGPT, porém é importante ressaltar que é preciso saber como utilizar o recurso de forma precisa e eficaz.
Como utilizar as ferramentas de IA nas empresas
A depender da necessidade de cada organização, o ChatGPT possui recursos disponíveis que podem ser acionados de diferentes maneiras. Confira algumas formas de como utilizar esse recurso:
- Integração
A partir de uma programação específica, é possível integrar o ChatGPT em seu site. Isso permite que os usuários interajam, a fim de tirar dúvidas, obter informações sobre produtos e serviços, além de receber suporte personalizado com base nos dados obtidos pela ferramenta.
Não se limitando a um ambiente virtual, pode ser introduzido em aplicativos mobile ou softwares nos desktops.
- Assistente de mensagem
Outra maneira de introduzir essa tecnologia para o cotidiano dos pequenos negócios e franquias é associar o ChatGPT como um assistente virtual nos canais e plataformas de atendimento.
Desse modo, por meio de determinadas configurações, ele pode atuar no Facebook Messenger, WhatsApp Business ou outras ferramentas de assistência digital.
Além disso, você pode fazer com que a ferramenta trabalhe como uma espécie de chatbot nas redes sociais da sua empresa. A ideia aqui é fazer com que o modelo de linguagem possa responder interações e perguntas dos usuários, bem como realizar transações simples nessas plataformas.
- Automatização de e-mails
Outra possibilidade é programar o ChatGPT para ler e responder e-mails de maneira automatizada. Isso é possível por meio de integrações, que possibilita à ferramenta compreender sobre o assunto e fornecer respostas personalizadas de acordo com os conteúdos das mensagens.
Agora que você conhece melhor as vantagens de contar com um recurso inovador que está revolucionando o mundo dos negócios, pode se decidir sobre a necessidade de implementá-lo no dia a dia da sua empresa.
Para isso, saiba que a aplicação do ChatGPT geralmente envolve programação e desenvolvimento de uma interface de interação e integração nas plataformas.
Além disso, é preciso treinar o modelo de linguagem para obter os resultados esperados, bem como as informações precisas.
Desse modo, conte com a ONLICK como uma parceira para atuar frente às tecnologias do mercado e se manter competitivo. Independentemente do porte da sua empresa, seja um pequeno negócio ou diversas franquias, é importante seguir alinhado às tendências.