Por Pedro Lourencini
De forma bem simples, storytelling é a capacidade de criar e montar histórias impactantes e inesquecíveis que “vendem” uma ideia, propósito, conceito ou projeto. Uma forma ou método para persuadir e convencer, técnica muito utilizada em cinema e publicidade.
Mas, por que devo conhecer esta técnica?
Utilizando alguns conceitos de storytelling é possível se expressar de forma muito mais eficiente, seja em uma reunião, ao preencher uma tarefa, ou mesmo em um telefonema. Com isso, você consegue o que deseja com mais facilidade.
Ao ligar para reclamar da sua internet por exemplo, se de início já destratar o atendente que está apenas fazendo o seu serviço. As chances de conseguir uma solução rápida e certeira tendem a cair, pois você não permite que ele faça o trabalho dele que é lhe ajudar. Além de que em alguns casos só irá deixá-lo irritado e sem vontade de solucionar o seu problema.
Porém, se ao ligar você tratar do problema com calma, até mesmo fazendo algumas brincadeiras para “quebrar o gelo”, você consegue um carisma maior com o atendente, motivando-o a lhe ajudar.
Um ponto importante é sempre pensar em como o que você está falando vai ser percebido.
Utilizando storytelling na TI
Trazendo o storytelling para o dia a dia da TI, ao preencher uma tarefa para alguém, adapte o texto ao nível técnico das pessoas que irão realizá-las, e ao de outras pessoas que podem consultar a tarefa futuramente.
Se for técnico demais, o texto pode e vai gerar confusão, sendo necessário que você revise o que foi escrito, converse com as pessoas responsáveis pela execução e até mesmo realize reuniões que seriam desnecessárias. Tudo isso, contribui para atrasar a solução do problema.
Então, caso precise reportar uma ocorrência, se imagine criando uma história, explicando como ocorreu, passo a passo, da forma mais detalhada possível o que deveria ter acontecido, e o porquê. Isso ajuda muito o entendimento e a solução.
Se possível, utilize imagens para contar a história do problema, porém, cuidado, as imagens precisam ter sentido e realmente ajudar a compreender o ocorrido.
Pense no que você deseja que a pessoa entenda no final.
Seja simples e direto, em casos onde é permitido use uma linguagem mais informal, tudo para que o texto não fique chato ao leitor.
Na área de TI é especialmente indicada a utilização do storytelling. Ao reportar um erro ocorrido no cliente é importante pensar em quem vai receber o relatório sobre o problema, o acesso do cliente ao que foi descrito e a clareza por trás da história ocorrida.
Como um bom desenvolvedor, você precisa saber se expressar ao detalhar o que foi realizado.
Explique todo o processo analisado, o que foi feito, o porquê da alteração, sempre pensando em quem vai ler o conteúdo escrito por você, seja um analista de qualidade, um gerente ou supervisor, um analista de suporte ou mesmo o cliente, você tem o dever de dar um final feliz à história.
Uma história bem contada muda tudo.
*Pedro Lourencini é programador e faz parte do time de desenvolvimento da ONCLICK