4 tendências do commerce em 2022

Quais serão os comportamentos dos consumidores no próximo ano? 

Há dois anos, a digitalização do consumo foi impulsionada pela pandemia. Com isso, as empresas se adaptaram para atender aos desejos e necessidades de seus clientes com o auxílio da tecnologia. 

Neste contexto, a inovação contribuiu para a readaptação e o crescimento do setor. Somente em 2020, o varejo eletrônico gerou 87 bilhões de reais, conforme mostram os dados da Ebit/Nielsen em conjunto com a Bexs Banco. 

E, em 2021, as vendas online se mostraram como a opção dos consumidores. Apenas no primeiro semestre, o e-commerce apresentou crescimento de 57,4% em relação ao mesmo período no ano anterior, segundo os dados da Neotrust. 

“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.” 
Nick Balding 

 
Assim, as previsões iniciadas em 2020, quando houve a migração do varejo para o digital, transformaram-se em tendências, as quais começam a ser observadas agora, com a conexão das plataformas virtuais e presenciais de vendas, focando na experiência completa do cliente.  

Estas tendências são reforçadas pelos dados divulgados pelo estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, o qual mostra que ao menos 49% dos brasileiros pretendem comprar mais pela internet no ano que vem.  

Há um otimismo efetivo para o commerce. Porém, alguns cuidados devem ser adotados pelos gestores, entre eles: maneiras otimizadas de atendimento ao cliente, estratégias administrativas e planejamento de vendas.  

Confira neste blogpost as tendências do commerce em 2022 para auxiliar a sua gestão:  

  1. Voice Commerce 

A assistência virtual com o uso da Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade em diversos sites de compras, principalmente por facilitar a navegação dos consumidores com o comando de voz.  

Segundo levantamento da Ilumeo, o uso de dispositivos com comando de voz (como a Alexa, da Amazon) aumentou 47% entre os brasileiros desde 2020.  

Desta maneira, para o seu negócio estar por dentro desta tendência que promete alavancar em 2022, o Voice Commerce não pode ser ignorado pelos gestores. Invista nisso!  

  1. Marketplaces 

Os marketplaces agregam diversas lojas em uma plataforma, facilitando a navegação na procura de produtos específicos e adicionando diversos benefícios para os gestores.  

Estima-se que uma parcela dos consumidores ao invés de buscarem por um produto no Google vão diretamente para seus marketplaces preferidos, e, por isso, as plataformas de vendas devem estar na estratégia do seu commerce.  

  1. Entregas otimizadas 

Tendo em mente que, 53% dos consumidores abandonam carrinhos de compra virtual por causa do preço e prazo do frete, segundo os dados divulgados pelo Mercado Pago, este é momento de investir em entregas imediatas em seu commerce.  

O frete rápido é atrativo e pode alavancar suas vendas se usado de maneira estratégica! 

  1. Marketing hipersonalizado 

A visão dos gestores precisa estar, cada vez mais, voltada para as vontades e perfis dos consumidores.  

Assim, o marketing hipersonalizado chega ainda mais forte em 2022, já que sua estratégia contempla ofertas com base no perfil, histórico do consumidor, atendimento personalizado, seleção exclusiva de produtos, entre outras. 

A ONCLICK está de olho no futuro 

Ao saber das preferências dos consumidores e das ferramentas tecnológicas para o commerce, a ONCLICK é o apoio aos gestores para a inovação por meio de uma plataforma completa de gerenciamento, bem como de soluções para todos os tipos de lojas — virtuais e físicas.  

Acesse o site e confira todas as soluções para acompanhar as tendências do commerce em 2022!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.