Não é de hoje que os aplicativos estão ganhando mais espaço entre o público. Com maior exatidão, números do crescimento dessa ferramenta para os consumidores da internet indicam que 85% dos brasileiros com smartphone compram online, segundo a pesquisa realizada pela Mobile Time e Opinion Box.
Ou seja, o e-commerce está cada vez mais presente na vida de consumo primordialmente virtual. Portanto, os aplicativos, atualmente, funcionam como um meio facilitador para promover a interação entre cliente e empresa.
A partir desse contato mais próximo, o aumento das compras online também cresceu, de forma considerável, em um curto espaço de tempo. A mesma pesquisa realizada pela Mobile Time e Opinion Box menciona que, hoje em dia, 77% dos consumidores móveis afirmaram comprar mais hoje do que há seis meses. Além disso, 75% responderam ter realizado compras pelo smartphones nos últimos 30 dias.
Este consumo realizado de maneira agilizada, permite opções viáveis para os clientes conseguirem finalizar a compra rapidamente com segurança. E é por isso que os aplicativos estão cada vez mais em alta: eles possibilitam que o consumidor tenha diversas opções no mesmo ambiente de compra, além de permitir que as transações referentes a pagamentos e envio do produto sejam especificadas para o cliente.
Os brasileiros, por sua vez, são adeptos aos aplicativos de e-commerce, principalmente, pela facilidade de poder comprar e visualizar os produtos disponíveis a qualquer hora do dia e de qualquer lugar.
Contudo, esse crescimento exponencial dos aplicativos não foi proporcionado apenas pelas ferramentas propostas dentro da constituição do e-commerce online. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil possuía 240 milhões de celulares ativos, o que representa um crescimento de 14,3 milhões de novas linhas se comparado com o mesmo período de 2020. Esses dados indicam que a pandemia causada pela COVID-19 fez com que os consumidores online crescessem durante os últimos dois anos. Isso faz com que diversos pesquisadores da área de marketing e desenvolvimento acreditem que a pandemia foi o estopim para a explosão dos aplicativos de e-commerce.
Desta forma, as empresas que antes investiam em lojas físicas e um marketing voltado para banners e adesivos personalizados, estão investindo cada vez mais depositando confiança no marketing digital especializado, para convencer os consumidores a baixarem seus aplicativos, e alavancar as vendas online.
“O objetivo do marketing é entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se ajusta a ele e se vende sozinho.”
– Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna.
Portanto, investir em aplicativos online para que seu negócio esteja por dentro de todas as mudanças que os consumidores veem adquirindo com as lojas virtuais, é uma solução interessante para o crescimento de seu negócio, e requer muito estudo para sua execução.
Como criar um aplicativo para o seu negócio
Dentre os investimentos que precisam ser pensados, caso deseje entrar neste universo da internet, George Batschinski, desenvolvedor de sistemas formado em Engenharia Aeronáutica, pontuou em seu artigo alguns passos para facilitar o seu entendimento de como criar um aplicativo de maneira objetiva:
- Anote sua ideia de alto nível
- Escolha entre Android ou iOS, mas não desenvolva os dois ao mesmo tempo
- Wireframe, Mockup e Protótipo
- Coletar feedback dos clientes
- Crie o backend de aplicativo
- Codifique seu frontend
- Crie um Landing Page
- Implemente seu Painel de Controle
- Otimize seu aplicativo para SEO
- Teste seu aplicativo com usuários reais
- Publique seu aplicativo
- Promova seu aplicativo para alcançar os usuários certos
- Melhore seu aplicativo com o feedback do cliente.
Seguindo estes passos e atendando-se aos feedbacks dos clientes para que haja uma evolução constante e uma maior comunicação entre o consumidor e a empresa, você poderá ter o seu próprio aplicativo.
Como um meio facilitador para as transações internas, a ONCLICK também conta com um ERP especializado completo para a melhor gestão de sua empresa física e online.