Muito além de apenas estar na internet, tornar a sua marca visível é um fator determinante para o aumento das vendas. Diante disso, o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca pode ser estimulado a partir de diversas estratégias de marketing digital, como as técnicas de SEO para e-commerce.
Utilizado para aumentar o tráfego orgânico e fazer com que sua loja virtual esteja entre os primeiros resultados do Google, o SEO, que significa Search Engine Optimization, ou “Otimização para Mecanismos de Busca”, em português, consiste em um conjunto de técnicas que buscam posicionar melhor o seu e-commerce e alcançar mais visitas.
Conforme dados do “O Guia do Commerce 2022 do Google”, adicionado no Think With Google, ferramenta da plataforma que mostra as principais tendências do varejo brasileiro, cerca de 48% das pessoas entrevistadas afirmam que encontram inspiração para comprar quando estão on-line.
Além disso, o levantamento ainda aponta que 40% dos compradores realizam pesquisas para encontrarem informações e artigos no Google antes de efetuarem alguma aquisição.
Outro ponto interessante é que 31% desses consumidores exploram a internet em busca de melhores preços e avaliam a credibilidade das empresas para evitar problemas com a entrega ou com o produto.
Nesse sentido, é possível compreender que estar no ranking de pesquisa e desenvolver conteúdo relevante para os consumidores são fundamentais para evidenciar o seu negócio em meio aos concorrentes. Logo, fazer uso de SEO para e-commerce é a maneira mais eficiente de gerar engajamento e obter muitos pedidos.
Como funciona o SEO para e-commerce?
O principal objetivo do SEO é fazer com que sites, lojas virtuais, blogs e outras páginas associadas à sua empresa estejam entre as primeiras sugestões de resultados nas pesquisas do Google.
Dessa maneira, as chances de alguém acessar os links da primeira página são maiores, proporcionando, assim, a possibilidade de aumento no número de vendas.
No entanto, é essencial garantir que a experiência vivida pelo visitante em seu site seja positiva e dinâmica, pois isso influencia na decisão final do comprador. Mais do que isso, oferecer uma página on-line com boa navegação pode aprimorar o ranqueamento do seu e-commerce.
Com um site robusto e bem desenvolvido, você pode aplicar o SEO para gerar visitas orgânicas e alcançar leads qualificados, ou seja, pessoas que realmente estão interessadas em adquirir seus produtos ou serviços.
Tendo o Google como principal canal de busca, a lógica é que o consumidor encontre milhares de produtos como os seus na plataforma. Sendo assim, adotar as estratégias de otimização do SEO para e-commerce pode te deixar à frente da concorrência e atrair a atenção de quem está fazendo a pesquisa.
3 principais fatores analisados pela Google no momento de sugerir resultados
Os algoritmos e códigos da plataforma influenciam diretamente no posicionamento do seu negócio na lista de possíveis resultados. Para que você saiba usufruir ao máximo o SEO, é necessário entender um pouco sobre o funcionamento do Google em relação às buscas.
- Conteúdo
Um dos fatores mais determinantes para o Google colocar o seu e-commerce nas primeiras posições é a relevância do conteúdo que você carrega em seu site. Nesse momento, a plataforma avalia a presença da palavra-chave usada na pesquisa, se as informações das páginas são constantemente atualizadas e a qualidade do material exposto ao usuário.
- RankBrain
Dentre os 3 critérios do algoritmo do Google, este é o mais complexo, visto que é considerado uma espécie de inteligência artificial com o objetivo de oferecer resultados mais precisos.
Portanto, a partir da palavra-chave da busca, o serviço sugere os sites que mais trabalham o termo pesquisado e os coloca nas primeiras posições.
- Blacklinks
Basicamente, esse parâmetro leva em consideração se os links do seu site estão espalhados pela internet, associados em outras páginas.
Isso quer dizer que quanto mais os seus conteúdos serem utilizados como referência, indicação, sugestão ou inspiração em diversos outros sites, mais o Google irá entender que se trata de um endereço eletrônico de confiança e o colocará como um resultado primordial.
Como se destacar no Google por meio das técnicas de SEO para e-commerce
Não basta oferecer produtos de qualidade, você precisa trabalhar o marketing de conteúdo para criar materiais relevantes e interessantes aos usuários para aumentar o fluxo de visitas no seu site.
Contudo, todo esse esforço não valerá de nada se os consumidores não te encontram na internet.
Por isso, separamos algumas dicas de como você pode utilizar as técnicas de SEO para que o seu e-commerce alcance destaque e esteja bem-posicionado nos resultados de busca.
- Palavra-chave
Um dos principais mecanismos que englobam as estratégias de SEO é a utilização de palavra-chave. Ao fazer o bom uso desse recurso, você faz com que o usuário consiga encontrar facilmente o seu conteúdo.
Desse modo, é possível utilizar as head tail, que são termos curtos e gerais, e as long tail, que são expressões mais longas e específicas.
Para ajudar a selecionar quais palavras-chave de algum assunto está em alta, o Keyword Planner, do Google Adwords é uma ótima plataforma. Além de completa e atualizada, é gratuita.
- Heading tags
Por meio das heading tags, você consegue destacar os títulos e subtítulos dos textos do seu site.
Seguindo uma ordem, os códigos HTML, chamados de H1até H6, respectivamente, determinam a hierarquia dos conteúdos da página.
Assim, a partir dessa organização, os mecanismos de busca identificam com mais facilidade os temas tratados nas páginas do seu site.
- Títulos
Incluir títulos atrativos é crucial para ranquear o seu site. Não apenas isso, você deve otimizá-los.
Portanto, use sempre a palavra-chave do texto em seu título e o desenvolva dentro do limite de 60 a 70 caracteres, pois é essa quantidade de letras que são exibidas no Google.
- Imagens
Consideradas como um dos recursos mais essenciais para o e-commerce, as imagens são fundamentais para o sucesso da sua loja, já que elas influenciam na decisão de compra.
Sendo assim, selecione boas imagens para ilustrar seus conteúdos e expor seus produtos.
Dentro das estratégias de SEO para e-commerce, descrever essas artes com detalhes e precisão também é fundamental, pois é a partir desse descritivo que o Google encontrará a ligação entre o termo de busca e o seu site.
- Linkagem interna
Possuir um site com uma estrutura de links organizada faz com que ele tenha mais chances de ser sugerido pelo Google.
Isso porque a linkagem interna gera relevância para as páginas e, assim, se tornam mais evidentes para os usuários.
Basicamente, a proposta é fazer com que o site seja o mais simples possível de navegar, com acesso fácil às opções da home e bem intuitivo.
- URLs amigáveis
Outro elemento muito importante para ter sucesso com as técnicas de SEO é definir URLs que estejam condizentes com o assunto e otimizadas.
Isso quer dizer que elas precisam ser diretas, simples e devem conter a palavra-chave, pois isso estimula o melhor posicionamento nos resultados das pesquisas.
- Meta descriptions
Definida como uma espécie de descrição do conteúdo, a meta descriptions é um recurso de texto extremamente importante para o ranqueamento do seu e-commerce.
Ao ser exposta a conclusão de buscas no Google, a página com as sugestões exibe pequeno texto ligados aos links dos sites.
Essas poucas palavras são responsáveis por convencer o usuário a se interessar pelo conteúdo e entrar na sua página.
Portanto, além de direta, atrativa e convincente, essa apresentação deve conter no máximo 160 caracteres.
Existe uma infinidade de ferramentas que podem te auxiliar com o crescimento do seu negócio. As estratégias de SEO para e-commerce estão entre as principais para quem almeja conquistar visibilidade e, consequentemente, vender mais.
Diante desse objetivo, você pode contar com a ONCLIK para ajudar no gerenciamento da sua empresa, por meio de uma plataforma integrada e inovadora.
A partir de soluções completas e personalizadas, a gestão do seu e-commerce se torna automatizada, possibilitando, portanto, maior controle dos processos. Com isso, é possível analisar resultados e planejar estratégias de marketing de conteúdo.