O serviço de delivery aumentou, de forma significativa, no Brasil e no mundo nos últimos meses decorrente da pandemia da COVID-19. Mais precisamente, segundo o levantamento da RankMyApp, houve um crescimento de 30% no número de downloads de aplicativos de delivery em março de 2020[MA1] . Mas, além disso, o estudo realizado pela Mobilis, afirma que os gastos com delivery aumentaram 149% perante aos anos anteriores.
Tendo em mente este reforço positivo diante das questões sociais que se fizeram presente no período, os costumes dos consumidores também foram modificados, impulsionando a tendência de compras via aplicativos. Por isso, restaurantes, farmácias, ou outros estabelecimentos que vendiam quase que 100% de forma presencial, ganharam mais força quando investiram no delivery online, já que as pessoas estão mais em casa, e desejam aproveitar-se das facilidades no dia a dia.
De acordo com os estudos, 40% da população pretende continuar comprando por meios digitais após o fim do isolamento social. (Deliveryblog, 2020)
Portanto, é essencial um olhar empreendedor em relação ao crescimento dos deliveries no Brasil. Caso a sua empresa ainda não tenha adotado esta ferramenta poderosa, ou ainda não saiba como utilizar para criar vínculos com os clientes, continue neste artigo. Aqui, você conhecerá algumas dicas infalíveis para crescer o seu delivery online.
- Organize o seu estoque
Os deliveries trouxeram para os consumidores uma filosofia baseada na velocidade de entregas. Portanto, para que sua empresa consiga cobrir as demandas necessárias com agilidade, é preciso ter um estoque bem organizado.
Para fazer isso, já tenha os insumos cortados e separados. Caso não seja um restaurante, utilize ficha técnica para saber exatamente quais são os seus produtos.
- Tenha um motoboy sob demanda
Ainda em relação a velocidade que os deliveries necessitam adaptar no dia a dia, um profissional, como o motoboy, pode ser extremamente útil. Isso porque eles estarão disponíveis inteiramente para o seu negócio e suas entregas sairão no prazo correto.
- Entenda bem o seu consumidor
Para que haja sempre uma conversação mútua entre o cliente e a empresa, é necessário entender o consumidor. Mas, em relação a entregas online, é imprescindível que você conheça bem quem está adquirindo seus produtos.
Isso porque, como as entregas são efetivadas de forma rápida e ágil, a sua empresa precisa padronizar quais produtos são os mais procurados, bem como quais são as regiões mais solicitadas. Assim, você estará atento a todas as demandas e pode aumentar os níveis de produtividade de forma coordenada.
- Embalagens bem elaboradas
Como dissemos anteriormente, a imagem do seu negócio faz toda a diferença para os novos consumidores, ou até mesmo os já conquistados. Com isso, modernizar e levar o lado ecológico para as embalagens, não só impressionará, como trará a visão dos cuidados ambientais que sua empresa segue para os clientes.
Para isso, invista em embalagens fora dos padrões plásticos. Use materiais ecológicos, como papelão, garrafa papel, fibra de coco… E, claro, produza-as de forma harmônica, com a identidade visual da sua marca.
- Use o feedback em seu aplicativo
Além da experiência momentânea do cliente, há também o período do pós-venda. Nele, é possível que a sua clientela esteja cada vez mais fixa, ou se desdobre, de forma a nunca mais comprar seus produtos.
Para oferecer uma boa experiência pós-venda, é necessário manter um espaço no seu aplicativo ou site apenas para feedbacks vindos dos clientes, com reviews, notas e observações. Assim, você estará ligado de todos os erros e acertos da sua empresa. E poderá recalcular a rota sempre que necessário.
O uso da tecnologia a favor do consumidor é algo que está cada vez mais crescente. Com isso, os deliveries vêm ganhando mais força, principalmente em serviços como restaurantes, mercados e farmácia.
Para a sua empresa crescer neste meio, entenda a funcionalidade desta ferramenta e faça dela uma virtude de seu negócio.
Por esse motivo, a ONCLICK oferece soluções para sua empresa crescer cada vez mais com uma gestão eficiente e completa.