Atuando em um mercado cada dia mais competitivo, utilizar ferramentas que assegurem vantagem diante da concorrência é essencial para a sustentabilidade de qualquer empresa. A automação logística é um dos melhores exemplos disso. Essa área abrange planejamento, execução, controle de fluxo, estoques e consumo final.
O processo logístico objetiva gerar e organizar mecanismos desde a matéria-prima até o consumidor final. O objetivo é entregar no menor tempo, na quantidade certa e com custo possível.
Neste post, vamos tratar dos principais benefícios da automação logística para o seu negócio. Acompanhe!
1. Redução de custos
Um dos principais benefícios é a redução de custos e, simultaneamente, um dos motivos mais significativos para que seja investido mais em automação logística. É possível reduzir os custos por meio de:
- diminuição da perda de tempo em decorrência de retrabalhos;
- redução de desperdícios;
- aumento da produtividade;
- aumento da eficiência.
Essa é uma das razões pelas quais adotar uma ferramenta tecnológica possibilita ótimo custo-benefício para a empresa, visto que, por meio da economia gerada, o investimento pago pode ser recuperado.
A automatização de processos reduz o tempo gasto em cada tarefa, o que representa uma redução de custos a longo prazo, garantindo melhor custo-benefício para a realização das atividades do setor.
Além disso, com a possibilidade de deixar algumas tarefas para o sistema, os colaboradores podem direcionar seus esforços para outras atividades no local, reduzindo a necessidade de contratar outras pessoas para a realização do trabalho, diminuindo os custos com funcionários.
2. Maior eficiência na tomada de decisões
Outro fator primordial em relação à automação logística é que grande parte das soluções existentes no mercado disponibiliza a possibilidade de gerar relatórios para os processos de trabalho. Dessa forma, além de ter aumento maior do controle de todas as rotinas, o administrador tem dados suficientes que podem ser utilizados como base para tomar decisões de forma mais assertiva.
É muito importante destacar a chance de manter uma rotina com melhorias constantes, visto que a avaliação dos resultados possibilita reconhecer os principais problemas, suas causas e quais ações devem ser tomadas para corrigi-los.
Com a geração de dados centralizados nos sistemas automatizados, há maior embasamento para tomadas de decisão a longo prazo para as mais diversas áreas, principalmente para o setor de logística.
Por exemplo, pode-se verificar, por meio de dados objetivos, que determinadas rotas são mais ágeis que as utilizadas anteriormente. Assim, a redução de tempo pode ser mensurada por meio de dados registrados no sistema, garantindo, portanto, que a decisão de mudança seja correta e realmente traga bons resultados para a empresa.
3. Redução de erros
Com a eliminação da necessidade de realizar os processos manualmente, a ocorrência de erros cai significativamente, tendo em vista que as atividades passam a ser realizadas de maneira automática. Como consequência, a necessidade de retrabalhos também diminui, pelo fato de não ser mais necessário retificar os problemas.
Um dos pontos mais delicados de qualquer empresa é a gestão de riscos. Minimizar erros, possíveis prejuízos e problemas que possam colocar em xeque a rentabilidade e a reputação da empresa é essencial para garantir o bom funcionamento da organização.
Para conseguir isso, é essencial utilizar dados objetivos para achar em que ponto da cadeia logística existem as falhas e quais são as soluções que precisam ser encontradas para a resolução da questão.
Por exemplo, pode-se perceber que determinado trajeto está com problemas de segurança, pois os índices de tentativa de furtos e roubos aumentaram nos últimos três meses. Insistir nesse caminho poderá acarretar prejuízos constantes, seja com a perda da carga, seja com afastamento de funcionários devido a problemas psicológicos.
Os dados podem indicar, para o gestor, a necessidade de encontrar uma rota mais segura ou uma forma diferenciada de realizar o transporte da carga, mitigando os riscos de problemas. Assegura-se, assim, a entrega da carga de forma segura, ágil e dentro dos prazos estimados para o cliente.
4. Aumento da produtividade
Conforme a empresa é automatizada, os processos tendem a ser otimizados, e as atividades manuais, diminuídas. Dessa forma, as tarefas mais simples são realizadas sem perda de tempo, o que ajuda gestores e colaboradores a serem mais produtivos.
Com as atividades otimizadas e sob controle, a empresa consegue gerenciar melhor seus produtos, as etapas e o atendimento ao cliente com alta performance.
Desse modo, eles podem se dedicar a pensar de forma estratégica e investir seu tempo pesquisando, trazendo inovações para atender melhor os clientes ou analisar os resultados para melhorar o que for necessário.
A automatização permite não só a agilização dos processos, mas também maior controle dos procedimentos realizados pelo setor de logística. Os próprios sistemas geram relatórios que permitem aos gestores verificar dados importantes, como:
- tempo para a realização de cada tarefa;
- número de devoluções por problemas com avarias;
- cruzamento de dados de entrada e saída de produtos;
- alocação correta de produtos em estoque, entre outros;
- índice de erros.
Lembre que, quanto maior o controle, menores as chances de erros e maior a possibilidade de uma avaliação mais precisa, de forma que os gestores possam encontrar soluções analíticas para continuar otimizando os processos logísticos.
5. Centralização de informações
Muitos dos softwares disponíveis no mercado integram o setor de logística com os demais, permitindo maior integração das informações. Uma visão sistêmica da empresa permite melhorar os processos entre todas as áreas, principalmente por serem interdependentes.
Assim, com a automação logística, toda a cadeia produtiva é melhorada e os resultados como um todo são potencializados. A centralização também possibilita avaliações mais exatas das situações, otimizando a criação de soluções mais inteligentes para a organização.
Por fim, a automação logística tem papel essencial para otimizar resultados e trazer vários benefícios para a empresa. Ela assegura a melhoria na maneira como os processos são gerenciados, possibilitando diversas vantagens, desde questões operacionais até financeiras.
Com inúmeras opções disponíveis no mercado, obviamente é possível encontrar uma que seja mais apropriada às suas necessidades e ao seu modelo de negócio.
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