Não tem jeito: aumentar as vendas é sempre a preocupação número um de um proprietário de varejo. Mas o que você está realmente fazendo hoje para alcançar suas metas de crescimento?
Em momentos de mercado incerto, muitos empresários preferem uma postura conservadora, mas os que encontram o sucesso fazem isso enxergando, nas crises, uma oportunidade. Quer saber por que e como vender mais independentemente de outras variáveis? Neste artigo, vamos listar as 7 dicas de ouro para criar uma cultura de crescimento na sua loja. Confira!
Investindo com ou sem crise
Antes de começar, é bom reforçar esse ponto: aumentar as vendas não pode ser uma ação pontual e esporádica quando as coisas apertam. Se o varejo chega nesse ponto, é porque já passou da hora de fazer algo a respeito.
A busca por mais vendas, tanto no valor quanto no ticket médio, deve ser uma cultura da empresa que todos os funcionários pratiquem diariamente. Um ambiente de inovação e uma estratégia contínua de marketing (em suas várias formas) são exemplos de gastos que não podem mais ser tratados como custos, mas como investimentos. Isso se aplica tanto nos anos de fartura quanto nos de crise.
O que diferencia uma loja com ousadia para competir no mercado é a capacidade de seu gestor para implementar e manter as dicas a seguir mesmo quando tudo parece incerto. É exatamente quando as outras empresas hesitam que uma oportunidade de ouro surge para o seu varejo.
As 7 dicas de ouro para aumentar as vendas
Então, é hora de entrar na prática e preparar sua loja para um fluxo constante de aumento nas vendas. Nós listamos as 7 dicas mais importantes no mercado atual para melhorar o seu desempenho e vencer a concorrência:
1. Utilizar ERP e CRM
Em um mundo em que as empresas estão se apoiando cada vez mais na transformação digital, é impossível pensar em ganhar mais mercado sem automatizar e integrar sua gestão, tanto nos processos internos quanto na relação com clientes.
Um sistema ERP permite ao empresário um controle centralizado e flexível de todas as pontas de sua gestão: operação, administração e financeiro. Com esse tipo de ferramenta integrada a todos os departamentos, fica mais fácil encontrar formas de otimizar o trabalho e economizar recursos — que vão aumentar a sua margem de lucro ou permitir esse repasse ao preço final.
Já o CRM é uma plataforma para otimizar e automatizar sua relação com os clientes. Modernizar essas áreas é uma ação diretamente ligada a um atendimento mais personalizado e direto com seu consumidor, uma ferramenta poderosa para atrair e fidelizar.
2. Investir em marketing digital
Falando na sua relação com o público, muitos donos de varejo ainda perdem oportunidades por subestimarem a eficiência de campanhas de marketing digital.
O uso de redes sociais e marketing de conteúdo é uma forma de criar uma autoridade para a sua marca e se aproximar do consumidor de maneira mais íntima — como um amigo em que ele pode confiar.
Esse tipo de relacionamento tem um custo baixo de implementação, funciona em qualquer época e costuma ter uma taxa de conversão maior do que mídias generalistas, principalmente por tornar seu próprio público um divulgador espontâneo da loja.
3. Apostar em um e-commerce
Você não precisa ter uma loja virtual para implementar campanhas de marketing digital, mas elas podem ser muito mais eficientes se o público puder ser direcionado para um e-commerce.
Hoje, existem ferramentas fantásticas para gerenciar esse tipo de operação, que inclusive pode ser integrada à sua loja física. Essa estratégia, chamada Multi Channel, abre novas oportunidades para o atendimento do seu público, com praticidade e personalização — o tipo de campanha perfeito para aumentar as vendas e o ticket médio.
4. Promover eventos
Voltando-se para a loja física, você costuma realizar eventos especiais para atrair clientes? É sempre bom lembrar que as datas comemorativas são oportunidades perfeitas para chamar a atenção e conseguir trabalhar o atendimento ao público de forma mais ativa e próxima.
Esses eventos podem ser consultorias breves, degustações, minicursos, o que possa agregar mais valor aos produtos que você vende. Essa é uma versão física da relação produzida pelo marketing digital: a criação de um relacionamento de confiança e autoridade, para que, da próxima vez em que o cliente precisar de um produto, sua marca seja a primeira que venha à cabeça.
5. Mudar o fluxo de circulação
Já que você decidiu investir em eventos e atrair clientes, pode ser a hora perfeita para reavaliar a circulação entre os corredores. Uma boa estratégia para aumentar o faturamento é a compra cruzada, quando o consumidor procura por um produto e, no caminho, é exposto a vários outros relacionados.
Quando a loja está bem organizada e incentiva as pessoas a passarem por todos os departamentos para completar sua jornada até o caixa, o aumento do ticket médio é garantido.
6. Criar serviços diferenciados
E se você já atrai bastante, talvez o segredo para o aumento das vendas esteja na retenção desse cliente. Programas de fidelização são ótimos para fazer com que uma compra vire duas, três, dez.
Descontos especiais, condições de pagamento, brindes, são exemplos de ações que incentivam a criação de um hábito de compra: sempre que o consumidor precisar, ele vai à sua loja sem nem cogitar a concorrência.
7. Priorizar o atendimento
Talvez dê para resumir todas essas dicas em uma só: qualquer estratégia que você pretenda elaborar e implementar para aumentar as vendas deve ter foco no cliente.
Um bom atendimento é sempre a saída certa para faturar mais e se consolidar no mercado. Esse relacionamento passa pelas campanhas de marketing, mas também pelo uso de ferramentas automatizadas que personalizem melhor a comunicação com o seu público, um ambiente físico que faça os clientes se sentirem à vontade, a preparação de sua equipe para cativar e conquistar cada consumidor.
Uma empresa que atende bem gera confiança no mercado. Essa é uma moeda cara, ainda mais valorizada em momentos de crise. Afinal, quando precisamos escolher muito bem onde compramos, sempre vamos àquela loja onde temos certeza de que sairemos satisfeitos.
Uma busca sem fim
Agora que você conhece as dicas de ouro para aumentar as vendas, é hora de colocá-las em prática. O melhor lugar para começar é com sua equipe. Converse com eles sobre o assunto e peça ideias para melhorar a atração de público, a eficiência do trabalho e, principalmente, o atendimento.
A partir de hoje, esse não pode ser mais um projeto para implementar quando as coisas apertarem, mas, sim, uma cultura que motive toda a empresa a melhorar o faturamento continuamente.
Você quer saber, então, como preparar sua equipe para aumentar as vendas? Continue sua pesquisa lendo este artigo sobre 3 tendências que podem te ajudar!