Aperfeiçoar a gestão de empresas de qualquer segmento e porte, de maneira a avaliar se os esforços dentro dos processos estão trazendo o resultado ideal, é o alvo dos profissionais que estão à frente dos negócios.
Como gestor, você já deve ter se perguntado se as etapas de cada ação estão corretas, para que todas as áreas superem os resultados e estejam conectadas, sem que haja perda de prazos aos clientes finais.
Para que a avaliação dos processos seja executada corretamente — desde a aplicação de novas ferramentas até o aperfeiçoamento administrativo — o ciclo PDCA é o método mais indicado.
Estabelecida em meados de 1950, com o objetivo de auxiliar negócios, a metodologia com iniciais em língua inglesa “PLAN – DO – CHECK – ACT / ADJUST”, ao ser traduzida para o português significa: “Planejar – Fazer – Verificar – Agir/Ajustar”.
Os pilares são baseados em 3 principais práticas:
- Padronização e melhoria incremental.
- Processo contínuo com dados concretos.
- Redução de desperdícios e atividades sem valor agregado.
Os benefícios extraídos desses pilares são refletidos ao longo da gestão. Muito disso se deve a atuação do ciclo PDCA em indicar os ajustes durante o planejamento, execução e checagem.
Entretanto, fica a pergunta: como o ciclo PDCA realmente funciona? É isso que será abordado, agora, neste blogpost:
Entenda como funciona o ciclo PDCA
O ciclo PDCA consiste em colocar em prática o significado de suas próprias siglas, as quais darão o enfoque da maneira que um gestor deve traçar uma meta para sua resolução, além de definição de prazos para o resultado esperado.
Desta maneira, veja como se dá a atuação de cada etapa do ciclo PDCA:
- Plan (Planejar)
Como a própria ação diz por si mesma, este é o momento de planejar quais são as etapas que devem ser viabilizadas para que haja uma concentração de metas.
Na prática, faz-se necessário localizar o problema de maneira objetiva para, depois, estabelecer as metas e as análises desta mesma objeção encontrada. Isso porque essa reflexão levará a execução efetiva da solução.
- Do (Fazer)
Após localizar o problema e traçar metas para solucioná-lo, chega o momento de executar todas as partes do planejamento.
Isso significa que, nesta fase, a listagem de todas as mudanças que devem ser feitas, até mesmo a comparação de dados, está presente. Só assim será possível avançar para a próxima fase do ciclo.
- Check (Verificar)
Nesta fase, será realizada toda a checagem dos dados adicionados e inseridos no ciclo PDCA.
É preciso verificar desde a comparação dos resultados e informações até a verificação da eficácia das ações executadas.
- Act (Agir/Ajustar)
Por último, mas não menos importante, a incorporação de tudo que foi listado, comparado e checado, é necessária.
Feito isso, é o momento de colocar em ação e ajustar o que for necessário para verificar os processos que estão dando certo e aperfeiçoar para que todas as áreas sejam integradas e não culminem em prejuízos para o negócio.
Ao colocar o ciclo PDCA em prática, vale encontrar a solução para um problema e gerar insights sobre as causas e ações, atacando-as de frente.
E agora, já está pronto para realizar o ciclo PDCA em sua empresa ou indústria? A ONCLICK conta com soluções específicas para gerenciar negócios de forma integral a partir de um software completo de gestão.
Siga nossas redes sociais e não deixe de conferir as soluções sob medida para a sua empresa.