Como escolher o ERP de varejo ideal para o seu negócio

Após entender mais sobre a importância de centralizar dados em um único sistema de gestão, é hora de escolher qual é o ERP ideal para o seu negócio.  
 
O software é fundamental para o setor varejista, melhorar a produtividade e aumentar a eficiência das operações. Mas, assim como a premissa dele é personalizar as informações, também deve ser escolhido de acordo com as necessidades da empresa. Abaixo, entenda como tomar essa decisão. 

Conheça a gestão ERP e o que está por trás 

Tendo em vista que a empresa escolhida lidará com informações confidenciais, como o seu faturamento, preços de custo e fornecedores, é importante atentar-se à credibilidade e solidez dela. 

Não se esqueça que, além de produto, um sistema ERP é também um serviço. Logo, será necessário depender dos funcionários da empresa contratada durante a fase de implantação.  

A dica é procurar por uma marca que conte com certificados e que, de fato, seja reconhecida no mercado. É possível consultar associações e outras indicações atuais. 
 

Investimentos paralelos 

Pode ser necessário para algumas empresas a compra de novos equipamentos e licenças de software na instalação do sistema ERP. Neste caso, é um relevante custo a ser considerado. 

Além disso, o varejista deve também respeitar o tempo extra que os seus funcionários levarão para aprender e colocar o novo software em produção. 

Compare as ofertas 

Embora pareça clichê, é essencial escolher uma empresa que esteja habituada a atender lojas com necessidades como as suas. Afinal, as fornecedoras de software são muitas, e têm posicionamentos diferentes. 

Tal decisão será importante no momento de solucionar rapidamente dúvidas de operações, por exemplo, e até no treinamento da sua equipe.  

Por isso, atente-se nos detalhes que vão além da mensalidade do serviço: contrate também o que está por trás do software. 

Como partir para a prática 

As dicas aqui mencionadas não auxiliam apenas na hora de escolher o software mais avançado ou custoso, mas também para que seja adequado às necessidades do seu negócio. Assim, mapeie o que você julga importante ser atendido. 

A tarefa pode parecer desafiadora, mas não deixe de avaliar cuidadosamente os critérios e nem faça comparações com seus concorrentes. São suas escolhas que diminuirão possibilidades de falhas nas futuras operações. 

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