Importante ferramenta na gestão logística, a picking list, em português, lista de separação, é a garantia de que todos os pedidos serão processados de maneira eficiente e precisa.
Ela é um documento utilizado em armazéns e centros de distribuição para listar os produtos ou itens que devem ser separados para atender a um pedido específico.
De forma geral, a picking list conta com informações sobre a localização deles no estoque, a quantidade que deve ser separada e outros detalhes relevantes, como unidade de medida, lotes e datas. O resultado é a otimização da preparação do processo.
Por que criar uma picking list?
Para preparar a separação de pedidos, é fundamental que os funcionários saibam quais são os produtos em questão, bem como a quantidade que deve ser retirada do estoque. Com a picking list em mãos, há a significativa redução da possibilidade de erros, além da garantia da eficiência operacional no armazém.
Uma vez que as etapas estejam documentadas, é possível que a gestão também tenha acesso ao progresso da coleta antes do envio ao cliente final, como uma forma de rastreamento.
Leia mais sobre A importância do controle de estoque
Entenda a importância da picking list para sua empresa
É fato que o documento ajuda na precisão da coleta de produtos, mas o ponto mais conveniente é a organização do processo, já que ele pode chegar a envolver muitos colaboradores durante sua execução.
Isso porque a picking list não só lista as atividades da coleta em questão, mas também permite registrar a exata localização da mercadoria no armazém e qual foi retirada, para que haja a dedução em tempo real — o que resulta em economia de tempo para a coordenação.
A satisfação do consumidor é ponto essencial na jornada dos e-commerces, que é um nicho em constante crescimento. Apenas em 2022, ele movimentou cerca de R$ 169,59 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
Com a evidência de que o produto foi corretamente entregue ao cliente, após a ajuda de uma picking list, o seu negócio ganha uma grande vantagem competitiva diante do mercado, o que é vital para manter e expandir os negócios.
Em um sistema ERP, a picking list é gerada automaticamente com base em pedidos de vendas registrados no sistema, significando que o estoque é atualizado em tempo real à medida que os itens são retirados.
Conheça o ERP da ONCLICK
A solução ONCLICK ERP integra e automatiza toda a gestão dos seus negócios de forma flexível, o que promove controle e organização.
Garanta a praticidade dos seus dados com eficiência e produtividade, tendo foco no que realmente importa: resultados.