O ano de 2024 já está batendo na porta dos varejistas! Para alavancar as vendas, maximizar lucros e fidelizar clientes foi preciso investir em estratégias, certo? Desta vez, não será diferente. A novidade aqui é usar o ano que passou como base para novos insights para seu planejamento anual de vendas.
Uma análise abrangente do desempenho atual do seu negócio é fundamental para compreender o crescimento alcançando e também o que se deseja. A saúde financeira, incluindo as despesas operacionais, é o primeiro passo, mas todo varejista já conhece este.
Continue o artigo e conheça 4 outras dicas para o planejamento anual de vendas do seu negócio.
Identifique padrões de vendas do último ano
A expectativa no Brasil é que 2023 termine com 395 milhões de compras on-line feitas, de acordo com a Abcomm. Sendo assim, produtos mais populares e áreas de baixo desempenho contam histórias, incluindo nos feriados e datas sazonais.
Procure entender as razões dos resultados e trace os perfis de clientes que mais compraram e quais itens. Dessa forma, é possível otimizar o mix de produtos do planejamento anual de vendas e ajustar o estoque de acordo com as demandas do mercado.
Atenção às tendências de consumo e comportamento do cliente
Leve a sério o fato de que o varejo está em constante evolução e antecipe as mudanças nas preferências dos consumidores. Isso permitirá que o seu planejamento anual de vendas esteja à frente da concorrência.
Considere incorporar novas tecnologias, como entrar no mundo dos e-commerces, caso não esteja ainda, ou sistemas de pagamento inovadores que melhoram a experiência do cliente.
Desenvolva estratégias de marketing sólidas
Campanhas promocionais podem envolver parcerias com influencers, anúncios pagos ou mesmo um conteúdo visualmente atrativo nas redes sociais do seu negócio.
Comunique ao seu público que não está medindo esforços para que continuem escolhendo sua marca. Afinal, uma abordagem personalizada no seu planejamento anual de vendas é uma excelente ideia para criar laços.
Reserve fundos
Nada pior do que entrar em um novo ano com dinheiro contado, não? Não corra esse risco em seu planejamento anual de vendas! Reveja seu orçamento e faça ajustes conforme necessário. Não se esqueça de reservar fundos para ações de marketing, treinamento de funcionários e possíveis contingências.
A flexibilidade é essencial em um ambiente de negócios dinâmico, como é o varejo, então mantenha-se aberto a ajustes no plano à medida que o ano progride.
Planejamento é sinônimo de sucesso
O segredo é, enquanto gestão, estabelecer metas claras e reais no planejamento anual de vendas para orientar seu progresso e dos funcionários ao longo do ano.
É possível instituir as de vendas, participação de mercado ou satisfação do cliente. Dessa forma, seu negócio não abrirá mão de ajustes contínuos e aprimoramentos conforme necessário.