Dizer que o comércio eletrônico é um dos setores mais importantes para o Brasil já não é mais novidade para ninguém. Investir em e-commerce, aliando lojas físicas às lojas virtuais, passou a ser primordial para as empresas conseguirem destaque em um mercado tão concorrido.
Ainda tem dúvidas? Então, descubra os detalhes sobre o mercado, as vantagens e os ramos de atividade mais promissores do setor virtual. Preparado?
O mercado de e-commerce
De acordo com a pesquisa “E-commerce Radar” do Atlas, o ano de 2017 foi muito especial para o comércio eletrônico brasileiro. Indo na contramão da crise, cresceu 12%, enquanto a maioria dos demais setores amargou contração em suas operações. Agora, com recentes sinais de melhoras na economia, como a redução na inflação e no desemprego, a tendência é de que o ano de 2018 seja ainda melhor.
Uma prova de que investir em e-commerce é uma ótima ideia foi o recorde de vendas tanto na Black Friday como no Natal de 2017. Na primeira, ao comparar com o ano de 2016, houve crescimento de 10,3% no comércio eletrônico, enquanto nos shoppings centers foi registrada queda de 6,1%. Já em relação ao Natal, as vendas eletrônicas registraram alta de 12%, em comparação com o ano anterior.
Isso é resultado de lojas virtuais mais preparadas para oferecer um ótimo atendimento para um grande volume de pessoas, além da disponibilização de ofertas reais. Assim, os consumidores estão cada vez mais propensos a fazer suas compras pela Internet.
Principais razões para investir em e-commerce
Agora que você já está por dentro da realidade do mercado de e-commerce brasileiro, confira abaixo 5 benefícios de possuir uma loja virtual. São benefícios tão interessantes que você vai desejar investir no e-commerce o quanto antes.
1. Vendas 24 horas
Diferentemente de uma loja física, um e-commerce funciona 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados, sem a necessidade de arcar com novos custos, como uma equipe de funcionários, por exemplo. Enquanto você dorme, a sua loja virtual fatura.
2. Mercado sem limites geográficos
Por mais que uma loja física possua uma grande estrutura e preços convidativos, conquistando um amplo raio de atuação, não tem como comparar com um e-commerce, que não tem limites geográficos. Você poderá vender para clientes do outro lado do planeta, se desejar. Para isso, existem ferramentas de recebimento de pagamentos globais, como o PayPal. Além disso, os Correios e muitas outras transportadoras possuem parcerias para realizar entregas internacionais.
3. Custos de abertura e manutenção menores
Antigamente, era muito caro investir em e-commerce. Atualmente, com a popularização da tecnologia, abrir uma loja virtual ficou bastante acessível. Para quem já atua no mercado físico então, será ainda mais vantajoso, pois poderá aproveitar parte da estrutura, além de já possuir os registros junto aos órgãos competentes, como Receita Federal e Junta Comercial.
4. Melhor acompanhamento do negócio
Qualquer empresa, tradicional ou virtual, precisa ter o seu administrador acompanhando de perto o negócio para conseguir alcançar o sucesso. E, para facilitar o trabalho, é importante ter acesso rápido e fácil a informações precisas sobre o empreendimento.
Ao investir em e-commerce, você terá acesso às ferramentas informatizadas, em que ficam registradas todas as informações do negócio, como vendas, estoques, contas a pagar e recursos a receber, margens de lucro de cada produto, dentre tantos outros dados. Terá também um histórico de compras e pedidos, facilitando o planejamento e a gestão do estoque.
Inclusive, muitos empreendedores virtuais utilizam essas ferramentas para melhorar o gerenciamento da loja física, integrando os dois canais de vendas.
5. Igualdade de oportunidade
No mercado tradicional, é muito difícil competir com grandes corporações. Porém, no ambiente virtual, as condições de oportunidade são muito parecidas. Isso ocorre porque qualquer empresário consegue montar uma loja virtual tão atraente quanto às dos grandes varejistas.
Além disso, as campanhas de marketing virtual são bem mais acessíveis e certeiras do que a publicidade tradicional. Na Internet, a criatividade e a qualidade do atendimento são diferenciais muito maiores, algo que os pequenos empresários têm de sobra.
Áreas promissoras no e-commerce
Para facilitar a sua vida no início da empreitada online, descubra algumas áreas que podem oferecer bons retornos no mercado eletrônico. Conforme um estudo do Sebrae, há diversos nichos de mercado que possuem grande busca no Google, mas poucas empresas atuando online. Veja as mais interessantes!
Fantasias
As festas à fantasia fazem a cabeça de muitas pessoas e esse pode ser um nicho interessante para investir em e-commerce. Além do termo “fantasia”, há outros termos relacionados muito procurados, como “anos 60, 70 e 80”, “vintage” e “balões/bexigas”. Uma loja virtual focada em artigos para festas diferenciadas pode ser um grande negócio.
Piercing e Tatuagem
Outros termos bastante procurados, mas com atuação de poucas empresas online, são relacionados à venda de piercings, brincos, pingentes, tatuagens de hena, materiais e equipamentos para tatuadores. Você poderá atuar localmente também, divulgando serviços presenciais ou cadastrando profissionais em todo o país.
Sobremesas
Entre os termos mais procurados estão “bolos”, “brigadeiros” e “bombons”. Também, quem não gosta dessas delícias? Para aqueles com a habilidade de preparar sobremesas de dar água na boca, esse pode ser um ramo para investir em e-commerce e faturar alto.
Fitness e Saúde
Além das pessoas que amam sobremesas, têm também aquelas que dão muito valor à saúde. Prova disso é a quantidade de termos pesquisados no Google ligados ao assunto. Entre eles estão: “fitness”, “voleibol”, “colesterol”, “estresse”, “diet” e “vitaminas”. Um blog dando dicas de saúde associado à loja de produtos saudáveis pode ser um ótimo negócio.
Casamento
Outro ramo ainda pouco explorado pelos empresários virtuais é o de casamento. A quantidade de termos buscados relacionados ao assunto é grande. Entre os principais estão: “fotografia”, “convite” e “noiva”. Além disso, existem outros como “beleza” e “caligrafia”.
Uma ideia interessante pode ser uma loja de vestidos de noiva com parceria com outros profissionais, como fotógrafos e organizadores de eventos, por exemplo.
Você já deve ter percebido que investir em e-commerce é uma ótima ideia, não é mesmo? O que você precisa para ter sucesso é ser organizado e criativo, além de pesquisar bastante sobre o ramo de atuação desejado. Além disso, oferecer produtos de qualidade e ótimo atendimento é primordial.
Por último, para deixar você ainda mais entusiasmado em investir em e-commerce, descubra agora o que o comércio eletrônico brasileiro espera faturar em 2018!
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