A administração de um negócio traz diversos desafios, exigindo a análise constante de dados e resultados para tomar as melhores decisões. Contar com um software de gestão para e-commerce é uma ótima alternativa para facilitar essa tarefa.
Quanto melhor o gerenciamento da empresa, mais rápido os resultados podem ser vistos, e é exatamente isso que essa ferramenta proporciona: uma gestão facilitada para aprimorar a administração do negócio.
Para explicar a importância de adotar um software de gestão, preparamos este post, apresentando as principais vantagens dessa escolha. Ficou interessado? Então continue a leitura!
Redução de erros
Um software de gestão para e-commerce permite a redução de erros que podem ser gerados pelos colaboradores, resultando em inconsistências. Falhas operacionais referentes à emissão de nota fiscal, informação do pedido, separação no estoque e fraudes relacionadas aos dados dos clientes são algumas situações que podem acontecer e gerar prejuízos.
Como o sistema trabalha com as informações integradas, ele puxa todos esses dados sem precisar que alguém os insira manualmente, reduzindo drasticamente as chances de erros. Além disso, diante de alguma ocorrência, fica mais fácil identificar o problema e corrigi-lo rapidamente.
Outro ponto importante é que as informações sobre os produtos são puxadas e todas as etapas dos pedidos são processadas automaticamente, validando também os dados do cliente. Dessa forma, você terá mais segurança nas vendas e na administração do e-commerce.
Segurança de dados
Os softwares de gestão para e-commerce exigem senhas para que possam ser acessados e, dependendo do serviço contratado, é possível separar as funcionalidades e limitar o acesso dos funcionários a determinados módulos do sistema. Assim, um empregado que lida com a gestão de estoque não precisará ter acesso às informações financeiras da empresa, por exemplo.
Os sistemas também oferecem ferramentas de backup, ou seja, caso aconteça algum imprevisto com os computadores e registros feitos no sistema, todos os dados poderão ser recuperados facilmente, evitando dores de cabeças e prejuízos que poderiam ser causados.
Melhora no atendimento
Outra grande vantagem que um software de gestão para e-commerce proporciona é a melhora no atendimento ofertado para o cliente. As informações organizadas a respeito de cada produto, frete e formas de pagamento, por exemplo, são fundamentais para garantir uma experiência agradável.
Os dados sobre a venda e o cadastro do cliente também ficam registrados no sistema, possibilitando um acesso rápido pelos colaboradores. Se o cliente precisar de apoio no pós-venda, a empresa conseguirá oferecer um atendimento célere e eficiente.
A redução de erros também tem impacto direto na relação com os consumidores. O bom atendimento e o cumprimento da oferta aumentam as chances de que o cliente compre novamente e, até mesmo, de que faça boas avaliações.
Controle de estoque
Um bom controle de estoque é essencial no e-commerce. Comprar muitos produtos que têm pouca saída ou deixar faltar os que têm grande volume de vendas são erros que podem trazer muitos prejuízos.
Outro problema recorrente é a venda de um produto após ele ter esgotado: isso afeta o prazo ofertado ao cliente e, muitas vezes, pode gerar o cancelamento da compra, principalmente diante do atraso na entrega ou da impossibilidade de cumprir a oferta pelo fato da empresa não conseguir o produto com o fornecedor.
A automação na gestão de estoque garante a atualização das entradas e saídas de produtos. Assim, a empresa evita a venda de itens que estão em falta e consegue fazer um controle detalhado do volume de produtos disponíveis para ter um bom planejamento de compras.
Maior controle da margem de lucro
Com as opções relacionadas ao cadastramento de preços dos produtos, o software de gestão para e-commerce também permite calcular todos os custos envolvidos na sua produção ou aquisição e apresenta a margem de lucro obtida.
Esse é um ponto fundamental para ter sucesso no negócio e garantir um bom retorno. Lucros muito baixos não são adequados e atrapalham o crescimento da empresa. Por outro lado, uma margem muito alta também pode ser um motivo para perder clientes para os concorrentes.
O sistema consegue gerar relatórios completos referentes aos produtos ofertados, como os mais vendidos, os que não têm saída, a margem de lucro obtida e outros dados importantes. Com base nesses elementos, fica mais fácil fazer um diagnóstico para implantar melhorias na empresa.
Aumento da produtividade e dos lucros
Com todas as vantagens já citadas, os colaboradores terão mais tempo para investir em outras atividades da empresa. O lançamento manual de informações, o preenchimento de planilhas e a conferência de todos os dados ocupam bastante tempo.
A melhora na produtividade e o maior foco em outras atividades essenciais do negócio trazem dois benefícios: redução de custos operacionais e aumento da margem de lucro do e-commerce.
Isso acontece porque os colaboradores conseguem acessar as informações necessárias facilmente, não precisam investir tempo na elaboração de planilhas e relatórios manuais e vão lidar com menos retrabalhos, devido à diminuição de erros.
Apoio na tomada de decisões
A administração de um e-commerce exige uma análise periódica de diversos aspectos da empresa. Isso serve para direcionar a tomada de decisões na solução de problemas e para traçar estratégias de crescimento do negócio. Para isso, é preciso considerar diversos dados, como:
- falhas nos processos;
- custos e despesas operacionais;
- resultados obtidos com os produtos vendidos;
- áreas que precisam de mais investimento.
Analisar todos esses fatores com base em relatórios manuais e diversos bancos de dados pode ser uma tarefa difícil, além de exigir muito tempo. Porém, contando com essa ferramenta, todas as informações relevantes são lançadas e organizadas automaticamente, gerando relatórios que podem ser analisados.
Dessa forma, a empresa tem acesso fácil a relatórios completos sobre os dados financeiros e dos produtos, o que permite uma análise profunda com base em diferentes indicadores de desempenho para dar apoio na tomada de decisões.
Com tantos benefícios proporcionados por um software de gestão para e-commerce, essa é uma ferramenta fundamental para facilitar a administração e ajudar no crescimento do seu negócio.
Gostou deste post? Está em busca de ferramentas para aprimorar a gestão do seu e-commerce? Então, entre em contato com a gente e saiba como a Onclick pode ajudar a sua empresa!
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