10 motivos para implantar um Sistema de Gestão da Qualidade

Implantar um sistema de gestão da qualidade é um método eficaz para controlar, padronizar e medir os resultados. É benéfico para a empresa por auxiliar na qualidade dos serviços e redução de custos. E com a melhoria contínua dos processos, os clientes tornam-se mais satisfeitos e a empresa garante uma imagem positiva no mercado.

Os sistemas voltados para a gestão da qualidade trabalham com diretrizes e princípios que são aplicados em cada um dos processos realizados pela empresa, evitando falhas, retrabalho e desgastes com a resolução de questões que podem ser automatizadas.

Por isso, se o seu objetivo é garantir melhores resultados para sua empresa, a implantação de um sistema de gestão da qualidade é a solução que você precisa. Duvida? Continue a leitura deste artigo e confira 10 motivos para implantar um sistema de gestão da qualidade.

1. Melhorar a performance empresarial

O sistema de gestão da qualidade auxilia a empresa a alcançar os objetivos definidos no seu planejamento estratégico. Esse tipo de sistema assegura maior confiabilidade, segurança e estabilidade em relação às técnicas e processos utilizados pela empresa.

Como a meta é garantir que os serviços/produtos tenham a maior qualidade possível, a implantação de um sistema com essa função garante a padronização, integração e alinhamento dos processos de todos os setores da empresa. Organizando a parte operacional, sobra mais tempo para cuidar de ações mais estratégicas.

2. Aumentar a produtividade

Atualmente, a produtividade é uma das maiores preocupações das empresas. Isso porque quanto mais produtiva for a companhia, maiores serão os lucros. Nesse sentido, o sistema de gestão da qualidade é essencial, pois com a organização correta dos processos e definição de responsabilidades, a empresa consegue aumentar a quantidade de artefatos produzidos sem perder a qualidade.

Com o aumento da produtividade, a empresa ganha com a redução do tempo gasto nos processos e o aumento do lucro. Além disso, com os processos devidamente organizados, os índices de falhas e desperdício reduzem significativamente.

3. Evitar o retrabalho

Se tem algo que demanda muito tempo e desgasta a equipe é o retrabalho. Esse tempo gasto para corrigir processos poderia ser utilizado para solucionar problemas reais da empresa e até mesmo para focar na melhoria das atividades. É um custo extremamente alto, mas que pode ser evitado com o uso de um sistema de gestão da qualidade.

Com a automação da gestão da qualidade por meio do uso de um software de gestão, a empresa reduz a quantidade de processos manuais e, consequentemente, as falhas decorrentes deles. Além do mais, o trabalho não precisa ser refeito várias vezes para que se alcance a qualidade esperada.

4. Estabelecer boas práticas de produção

Toda empresa precisa seguir padrões de qualidade, entretanto, sem um sistema de gestão da qualidade eficaz essa tarefa se torna extremamente complicada. É impossível estabelecer e acompanhar boas práticas de produção de forma manual, pois o controle de resultados não funciona de forma eficaz.

Por meio do sistema de gestão é possível estabelecer técnicas mais modernas e adequadas de produção.

5. Garantir uma gestão estratégica da equipe

Quando um trabalho é realizado de forma manual, é necessário que os colaboradores dediquem maior tempo para a sua execução. O fato é que muitas dessas atividades podem ser automatizadas, o que reduziria o tempo gasto para executá-las. Desse modo, a sua equipe passa a dedicar tempo e esforço para executar tarefas que exigem maior envolvimento com o cliente.

Assim, você deixa a sua equipe mais satisfeita com as condições de trabalho. Não tenha dúvidas de que ao deixar com que seus colaboradores atuem de forma mais estratégica eles se tornarão mais motivados e envolvidos com os objetivos da empresa.

6. Reduzir os custos

A partir do momento em que você implanta uma gestão mais eficiente com a redução do tempo de produção, maior qualidade dos produtos e serviços e garante a satisfação de clientes e colaboradores, os custos da sua empresa são reduzidos de forma significativa.

Além do aumento da margem de lucro, a sua empresa assegura maior vantagem competitiva no mercado — o que, consequentemente, pode gerar ainda mais benefícios para a organização.

7. Tomar decisões mais acertadas

Definir a prioridade dos investimentos, necessidade de implantação de novos recursos, equipamentos e métodos de trabalho, novas contratações e outras decisões estratégicas exigem certeza e segurança por parte do empresário.

Ao utilizar um sistema de gestão da qualidade fica mais fácil tomar essas decisões. O sistema organiza e faz a gestão de informações. Além disso, ele emite relatórios eficientes capazes de subsidiar as decisões estratégicas. Você consegue ter uma visão ampla e sistêmica dos indicadores de performance e consegue monitorá-los de forma automática.

8. Desenvolver uma cultura da qualidade positiva

A cultura da qualidade é semelhante à cultura organizacional, pois precisa ser incorporada no dia a dia da empresa. Para que a cultura da qualidade funcione é preciso ter estratégias eficazes para a disseminação e controle das ações.

É interessante integrar as atividades por meio da utilização de sistemas de gestão, treinamentos de equipes e acompanhamento de resultados. A partir disso, a empresa consegue estabelecer uma cultura da qualidade efetiva, benéfica e positiva tanto para a organização, quanto para seus clientes internos e externos.

9. Garantir a legalidade da empresa

Provavelmente você já sabe que existe uma série de normas e leis que trata sobre a qualidade de produtos e serviços prestados pelas organizações. Todavia, acompanhar todas essas informações demanda tempo e conhecimento específico sobre a legislação brasileira.

Embora as leis variem de acordo com o segmento de cada empresa, um sistema de gestão de qualidade pode auxiliar no acompanhamento das atualizações de leis e normas técnicas, como a ISO 9001, evitando que a empresa sofra penalizações legais em caso de descumprimento.

10. Satisfação do cliente

O sistema de gestão da qualidade garante maior satisfação do cliente, já que por meio dele a empresa consegue garantir que as necessidades e desejos do cliente sejam atendidos.

A melhoria dos processos internos, como redução do tempo de produção e maior qualidade dos produtos, satisfaz o cliente e aumenta a sua credibilidade em relação à marca. Por isso, estes 10 motivos para implantar um sistema de gestão da qualidade devem ser observados.

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