7 erros na gestão financeira que você não pode deixar acontecer

No ambiente organizacional é muito comum acontecerem erros na gestão financeira que, na verdade, devem ser evitados para que a empresa não sofra graves consequências. É imprescindível realizar frequentemente a avaliação financeira do negócio quando um empreendedor deseja iniciar uma empresa.

A gestão financeira de uma organização compreende mais do que ter um conjunto de livros e balanceamento da conta corrente do negócio. É preciso administrar as finanças para que não haja desperdícios e para que fique assegurado o pagamento de todas as despesas fixas e variáveis do empreendimento. As responsabilidades de gerenciamento financeiro atingem todos os aspectos do negócio.

Neste post abordaremos alguns dos erros mais comuns na gestão financeira que devem ser evitados. Acompanhe!

1. Não analisar o desempenho da empresa constantemente

Caso o empreendedor não meça adequada e constantemente o desempenho da sua empresa, ele não poderá entender o processo. Assim, não poderá determinar qualquer estratégia de gestão que leve a resultados melhores. É essencial conhecer os rendimentos de cada mês da empresa para obter uma boa gestão.

Será possível analisar os motivos pelos quais alguns meses foram melhores que outros e cortar gastos desnecessários ao saber qual foi o lucro dos últimos períodos, de onde ele veio, quanto saiu da empresa e qual foi o seu destino. Esses dados podem ser obtidos a partir de um DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) — ferramenta contábil bem simples de ser utilizada.

2. Não fazer o fluxo de caixa

Além de todos os gastos passados e futuros, é essencial também delinear o que terá de pagar nos próximos meses e também as receitas que vão entrar nesse período. Assim, será possível realizar um bom planejamento a longo prazo e fazer uma comparação entre o que você projetou e o que foi feito de fato, juntamente com uma análise que possa mostrar os motivos pelos quais as coisas saíram ou não como esperadas.

Ademais, é essencial anotar os dados sobre todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, pois um fluxo de caixa feito da forma correta e bem detalhado pode mostrar importantes dados estratégicos. Entre eles, fornecedores que ganham um maior volume de dinheiro da sua empresa ou clientes que apresentam um bom histórico de pagamento.

3. Não controlar os prazos de vencimento

A possibilidade de atrasar os pagamentos é bem maior para os gestores que não têm um registro eficiente do fluxo de caixa. São aplicados juros, multas e taxas ao valor devido sempre que ele deixa de honrar com um compromisso financeiro. Portanto, para pagar as contas em atraso provavelmente será preciso tirar dinheiro de algum lugar.

Isso pode se transformar em uma verdadeira “bola de neve”, caso os prazos de pagamento não sejam controlados — atolando o negócio em dívidas. Consequentemente, isso prejudica o controle financeiro e ocasiona várias situações que levam a um crescimento improcedente.

4. Misturar contas pessoais com empresariais

Esse é um erro bastante comum, principalmente em empresas individuais e em negócios de pequeno porte. Vamos imaginar que todo o dinheiro obtido com uma semana de trabalho esteja guardado em uma gaveta e uma conta de luz da residência do empreendedor seja paga com esse dinheiro.

Com certeza isso vai gerar muita confusão, pois será difícil saber o valor anterior, a quantia que restou e, principalmente, quanto de lucro a empresa obteve e quanto ele recebeu como salário. Portanto, nada de misturar as contas.

5. Não considerar o capital de giro

É necessário investir para um empreendimento crescer e, por este motivo, é fundamental considerar o capital de giro. De acordo com o crescimento da empresa, as despesas também aumentam — exigindo que o gestor faça um controle financeiro eficiente para gerenciar os custos fixos e os variáveis, além dos investimentos necessários para que o negócio cresça.

A empresa precisa ter capital suficiente para manter as atividades básicas de operação em funcionamento, caso contrário poderá comprometer seriamente o andamento e a qualidade dos seus produtos ou serviços.

6. Não ter controle de estoque

É necessário que o estoque da empresa esteja sempre registrado e atualizado à medida que são realizadas as saídas e as compras. Uma ótima estratégia para melhorar suas finanças é calcular o estoque ideal para diminuir os custos de armazenagem e otimizar as compras, sendo possível conseguir descontos.

Caso abra mão de realizar o controle do estoque, corre-se o risco de surgirem gastos emergenciais maiores e também de suas mercadorias ficarem estocadas por muito tempo, tornando-se obsoletas.

Existem vários tipos de produtos que têm prazo de validade. Se há diversos itens no estoque que se aproximam do vencimento, uma boa opção é realizar uma grande promoção. Assim, não será preciso pagar armazenamento para produtos que estão estragados.

7. Não obter um sistema de gestão

Uma coisa é certa: o sistema de gestão norteia a empresa. É necessário conhecer cada detalhe dos processos e operações que abrangem o seu negócio, como o controle do fluxo de caixa, o custo que o estoque representa para a empresa, o volume de produtos em estoque, quanto os sócios estão recebendo, entre outras coisas, a fim de prosseguir com segurança.

É uma ótima estratégia para o seu negócio obter cada uma dessas informações. Dessa forma, aumentará consideravelmente a percepção dos erros e também das oportunidades, auxiliando a correção do rumo que a empresa está tomando. Por isso, obtenha um sistema de gestão que reúna todas as informações e auxilie na administração do negócio.

Além disso, um sistema de gestão financeira pode ser integrado a todos os setores da empresa, fazendo com que as informações sejam centralizadas e proporcionando o acesso de todos os dados a qualquer hora e de qualquer lugar, sendo necessário apenas acesso à internet.

Por fim, os erros na gestão financeira podem ser evitados com todas essas dicas, além do uso de um software de gestão financeira. Ele é essencial para ter um controle maior de todas as movimentações da empresa e oferece ao gestor dados precisos sobre o fluxo de caixa, folha de pagamento, contas a pagar e a receber, relatórios de vendas, estoque, entre outras funções.

Você curtiu nosso post sobre os erros de gestão financeira? Então continue a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O que considerar nos processos de contas a pagar e receber no varejo” para saber mais sobre o assunto!