Data Driven: o que é e como construir um negócio orientado à dados?

A inteligência de dados já é uma estratégia adotada por diferentes empresas dos mais diversos segmentos de mercado e tamanho organizacional. Atualmente, o conceito de data driven — em tradução literal, “guiado por dados” — tem ganhado muito espaço nos negócios. Todo empreendedor deve ficar atento às novas mudanças para não ficar à margem das transformações e perder oportunidades fundamentais.

Mas você sabe o que é data driven e como ele impacta nas empresas? Para orientá-lo, preparamos este post especial sobre o tema. Continue a leitura e fique por dentro!

Qual a definição de data driven e sua importância?

Inicialmente, o conceito de data driven precisa estar muito bem definido para que haja uma progressão natural no entendimento da estratégia. Pois bem, ele nada mais é do que o uso de dados para verificar possibilidades de mercado e possibilitar a aplicação de estratégias mais eficazes.

Esse conceito já está presente no mercado há algum tempo, mas nos últimos anos vem ganhando mais espaço e notoriedade. Com ele, é possível ter uma visão 360 graus de todos os produtos, ouvir as análises dos consumidores, definir estratégias de campanha e verificar qual a audiência mais correta. Isso traz mais receita, retenção de clientes e crescimento orgânico da empresa ao longo dos anos.

Tudo isso possibilita um maior controle das operações, fazendo com que o produto correto seja entregue às pessoas certas. Ter uma análise fidedigna da sua persona é fundamental. No campo do marketing, existe uma antiga máxima de “como vender gelo para esquimó”. Essa frase representa o quão importante é ser certeiro e ter um público bem definido para suas estratégias de vendas.

O data driven pode ser uma ferramenta indispensável a quem pretende construir um negócio bem-sucedido, e análise é a palavra-chave para compreender todo esse processo. A gestão de data driven aumenta muito o poder das decisões, além de elevar consideravelmente as chances de acerto.

A mentalidade da análise de dados é o primeiro passo a ser adotado em uma empresa que pretende implementar o data driven como estratégia empresarial. É fundamental transformar dados em informações relevantes, que contribuem com o sucesso do negócio. Foque nesse aspecto!

Como construir um negócio orientado a dados?

Logo acima, foi descrito o quanto é importante desenvolver uma empresa que preze pela gestão estratégica dos dados. Porém, muitos gestores e empresários enfrentam diversas dúvidas ao transpor esses processos à realidade do seu negócio. Considerando o quanto é comum que existam dificuldades na implementação, vamos listar agora algumas ferramentas que viabilizam essa transformação.

Big Data

Você com certeza já ouviu falar sobre Big Data, não é mesmo? Esse termo diz respeito à geração de dados estruturados e não estruturados que são gerados de forma recorrente no seu negócio. Vamos simplificar esse conceito para facilitar o entendimento!

Big Data nada mais é do que a geração e coleta de informações relevantes. Formulários de contato, dados de checkouts, contato de novos clientes e leads gerados são só alguns dos mais diversos processos englobados no leque do Big Data.

Esse conceito é estruturado tomando como base os 3Vs do Big Data. Você sabe quais são eles?

  • Velocidade: diz respeito à rapidez com que os dados são gerados, transmitidos e tratados. Agilidade é a palavra-chave para que as informações sejam utilizadas em tempo real e promovam bons resultados na tomada de decisões;
  • Variedade: correlaciona-se com os tipos de dados, estruturados ou não estruturados;
  • Volume: a grande quantidade de informações que são geradas.

O Big Data Analytics é a ferramenta utilizada para cruzar os mais diversos dados gerados, resultando assim em informações relevantes para a tomada de decisões. Para que a estratégia seja realmente eficaz, é fundamental que os dados sejam tratados e utilizados corretamente.

Business Intelligence

Enquanto isso, Business Intelligence é outra ferramenta fundamental para a incorporação do data driven na sua empresa. Ele corresponde à inteligência empresarial, passando pelos mais diversos setores: marketing, vendas, financeiro, dentre outros. O Business Intelligence é um conjunto de teorias, estruturas, processos e tecnologias que transformam grandes quantidades de informações em dados essenciais.

Assim como o Big Data, Business Intelligence atua como um suporte para a tomada de decisões estratégicas e certeiras. Ao agrupar e explorar as informações disponíveis, seu negócio pode ser beneficiado com a descoberta de vantagens competitivas que até então não estavam sendo utilizadas de forma eficiente.

A estruturação de um planejamento estratégico possibilita que as empresas potencializem as suas operações e otimizem os processos. Somando tudo isso, os negócios só tendem a ganhar com um uso produtivo e sistematizado dos dados.

Como aplicar o data driven na minha empresa?

Para aumentar a capacidade analítica de um empreendimento, é preciso ser capaz de contar com estratégias para verificar um grande volume de dados, . Isso envolve o treinamento de equipes especializadas, uso de plataformas e ferramentas auxiliares.

Além disso, contar com uma boa empresa de tecnologia para o desenvolvimento das soluções empresariais é outro ponto que não pode ficar de fora do radar dos gestores. Nessa análise, a ONCLICK tem solidez e expertise no trabalho com gestão de dados.

A ferramenta Innovation utiliza o conceito de Internet das Coisas (IoT) para ajudar você a responder prontamente a novos problemas ou mudanças. A plataforma permite monitorar, alertar, sugerir e controlar os mais diversos processos e atividades. Contar com o apoio de uma empresa destaque do mercado aumenta as chances de sucesso na implementação. Portanto, não perca essa oportunidade!

Ao longo deste conteúdo, foi possível conhecer um pouco mais sobre como o data driven chegou para ficar no mercado. É preciso estar atento às novas mudanças e se capacitar para extrair ao máximo as oportunidades existentes. Analise, pesquise e defina qual o melhor caminho para o seu negócio, para que o data driven possa trazer bons resultados e possibilitar mais inovação e inteligência para suas estratégias.

E então, quer aplicar o data driven na sua empresa com segurança? Converse agora mesmo com um de nossos consultores para que possamos traçar o melhor plano para implementar essa tecnologia. Não perca mais tempo! Estamos prontos para ouvir sua necessidades.

Se preferir, entre em contato pelo nosso Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *