Descubra agora o poder da tecnologia no varejo

O mercado varejista é extremamente competitivo, instável e atua com margens muito apertadas. Por essa razão, as organizações estão sempre em busca de soluções que otimizem suas operações e, consequentemente, aumente sua lucratividade.

Nesse sentido, a tecnologia no varejo atua como uma ferramenta de gestão essencial para que as atividades sejam desempenhadas de maneira mais eficiente.

Os varejistas que a utilizam de forma inteligente estão sempre um passo à frente da concorrência, aproveitando da melhor forma o potencial de seu negócio, diminuindo as perdas e aumentando os resultados.

A tecnologia tem sido inserida nas operações do varejo de diversas formas, como etiquetas, antenas e cadeados eletrônicos, cofres inteligentes, sistemas de monitoramento no PDV e contadores de fluxo.

Confira, neste post, algumas das principais formas de se utilizar a tecnologia no mercado varejista, para atrair e fidelizar clientes e, é claro, aumentar os lucros!

Internet das coisas

A internet das coisas (Internet of Thing — IoT, em inglês) consiste na integração entre os objetos do dia a dia e a internet. Atualmente, ela é uma das maiores inovações tecnológicas.

Com esse recurso tecnológico — tal como as pessoas —, os objetos passam a se conectar com a internet. Dessa forma, TVs, geladeiras, carros, e muitos outros ganham uma identidade na rede, transmitindo diversas informações. O pagamento por meio de celulares e pulseiras já são uma realidade.

A experiência de compra passa a contar com melhorias significativas com a internet das coisas. Essa tecnologia beneficia inúmeras estratégias, as ofertas para o cliente certo, no momento certo e por meio do melhor canal e a entrada personalizada do cliente na loja, são só alguns exemplos.

Tais ações facilitam a descoberta dos dados de uma pessoa com o objetivo de saber se o cliente está na loja e até mesmo antecipar o seu comportamento, colaborando para a elaboração de um bom planejamento estratégico.

Esse modelo tecnológico está se popularizando cada vez mais rápido e, muito em breve, se tornará comum no varejo. Portanto, vale começar a analisar como incorporar a internet das coisas no seu negócio.

Big Data

O varejo, assim como qualquer outro segmento, produz uma quantidade expressiva de informações, como relatórios de vendas, e-mails, demonstrativos de resultados e muitos outros.

Para poder usufruir desses dados da maneira mais adequada, as soluções em Big Data são a melhor opção. Elas ajudam a organizar e analisar os dados para compreender o comportamento de cada cliente e criar estratégias de marketing mais eficientes.

Além disso, essa ferramenta permite controlar o tempo médio de permanência de cada produto no estoque e identificar quais foram as perdas financeiras de um determinado período.

Por isso, investir nessa inovação é essencial para obter e acessar informações em tempo real.

Integração de plataformas

Atualmente, as pessoas se interagem mais por meio de smartphones, computadores, tablets, TVs e videogames. Desse modo, para que o mercado varejista facilite a comunicação e a torne mais eficaz e eficiente, é necessário integrar-se a essas plataformas.

Nesse sentido, aliar redes sociais, aplicativos e e-commerce é uma ótima oportunidade para conquistar e fidelizar clientes. Hoje, mais do que em todos os tempos, o sucesso de vendas depende da tecnologia no varejo utilizada para acompanhar a realidade dos consumidores.

Assim sendo, a melhor forma de aumentar a visibilidade do seu negócio é aproveitar todas essas plataformas que já fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa.

Prevenção de perdas

No passado, a utilização dos recursos tecnológicos era muito restrita às grandes redes varejistas. Mas hoje, com a computação na nuvem, tais soluções ficaram mais acessíveis para empresas de todos os portes.

A mesma tecnologia que contribui para ampliar as vendas também está à disposição para prevenir e controlar as perdas nas atividades de comercialização de bens. Essas podem ser associadas a roubos, furtos ou problemas operacionais.

A tecnologia no varejo é uma das principais ferramentas para evitar prejuízos, ajudando a diminuir as perdas em até 80%. Contudo, é importante ressaltar que ela deve ser atual, de origem confiável, compatível com o negócio e com um custo-benefício favorável.

Produtividade, segurança e gestão de processos

O tripé produtividade, segurança e gestão de processos constituem o maior objetivo da tecnologia. A produtividade otimiza a atuação da equipe de trabalho imprimindo melhorias no atendimento e relacionamento com o cliente.

A segurança é fundamental para garantir o sigilo e a confiabilidade das informações. É praticamente impossível administrar um empreendimento sem uma base de dados confiável sobre as operações e os clientes. Já a gestão sobre os processos promove uma melhoria contínua na empresa como um todo.

Soluções personalizadas

Para utilizar a tecnologia no varejo e usufruir de todos os benefícios que ela proporciona, é necessário contar com quem domina o assunto. Sendo assim, é recomendado procurar o auxílio de uma empresa especializada que busque sempre garantir que os clientes tenham a melhor experiência na gestão de seu negócio.

Existem no mercado desenvolvedoras de softwares como a ONCLICK, que é especialista em produzir soluções completas que abrange desde a automação das operações mais simples até recursos sofisticados de análise de resultados. Tudo isso, com ampla flexibilidade para atender a demanda de cada negócio, de forma personalizada.

Além do mais, o seu empreendimento poderá contar com profissionais especializados capazes de garantir que todos os recursos tecnológicos utilizados funcionem sempre da forma mais adequada possível.

Portanto, na hora de escolher uma empresa parceira, você deve analisar as reais necessidades da sua organização e os serviços e produtos ofertados. Pois tão importante quanto utilizar a tecnologia no varejo, é ter o apoio e suporte técnico de profissionais preparados.

Por fim, os hábitos de compra no Brasil e no mundo têm evoluído rapidamente e de diferentes formas. A tecnologia está cada vez mais presente na vida pessoal e profissional dos consumidores.

Todas essas formas apresentadas de utilização da tecnologia no varejo influenciam, diretamente, essa nova conjuntura. Por isso, os empreendimentos varejistas precisam acompanhar essas inovações para se manterem atrativas e competitivas no mercado.

Gostou deste post? Quer saber mais como gerenciar a sua companhia com eficiência e eficácia? Então veja os motivos da importância de se implantar um sistema de gestão da qualidade!