Fique por dentro dos principais indicadores de desempenho logístico

Todo gestor precisa garantir a eficiência de seus processos. A crescente competitividade do mercado — diante de um cenário economicamente instável — exige um monitoramento rigoroso das atividades do negócio e seu desempenho logístico.

Assim, é preciso saber exatamente quais fatores geram custos desnecessários para a empresa. Em especial, os relacionados à logística que fornecem informações, como o tempo médio de trânsito das mercadorias transportadas, o seu custo por km rodado, entre outras.

Uma forma de acompanhar e evitar erros nos processos é utilizar os indicadores de desempenho logístico. Confira agora os mais importantes e entenda como utilizá-los corretamente!

O que são e para que servem os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (do inglês, Key Performance Indicator), consistem em um conjunto de parâmetros que servem para realizar comparações e relações que apontam o sucesso ou não de um projeto, produto, serviço, entre outras iniciativas.

Na cadeia logística, os KPIs ajudam o gestor a focar no que é mais relevante sem ter que interpretar uma infinidade de relatórios. Além disso, permitem uma comunicação mais clara entre líder e colaboradores, alinhando os esforços para atingirem juntos e rapidamente as metas e resultados previamente estipulados.

Quais os indicadores de desempenho logístico mais importantes?

Confira agora os principais indicadores de desempenho que podem ser utilizados na área da logística.

On Time In Full (OTIF)

O termo significa no prazo e completo, isto é, o produto foi entregue corretamente dentro do prazo esperado. OTIF é, então, um indicador em porcentagem (%) para medir a performance das entregas.

Sendo assim, esse indicador de desempenho logístico é composto por dois elementos:

  • On Time: os produtos ou serviços devem ser entregues no prazo e local previamente combinado com o cliente. Mensura a pontualidade do pedido;
  • In Full: os produtos ou serviços devem estar dentro das especificações acordadas com o cliente: dimensões, quantidade, qualidade intrínseca, perfeitas condições físicas e quaisquer outros atributos específicos. Mensura a aderência do pedido ao propósito combinado.

Ele é considerado um dos KPIs mais importantes em logística, pois mede toda a operação pela ótica do cliente. É bastante rigoroso, pois todos os requisitos contratados devem ser atendidos simultaneamente para atingir o OTIF máximo (100%).

Cálculo:

OTIF (%) = número de entregas OTIF / número de entregas totais x 100.

On Time Delivery (OTD)

Esse indicador de desempenho logístico é utilizado, exclusivamente, para medir o percentual de pedidos entregues no prazo, independentemente se eles atendem às especificações exigidas ou não.

O KPI OTD avalia o tempo de separação e expedição até a entrega do pedido pela transportadora. Ele deve ser mensurado diariamente e mantido sempre acima de 90%.

Cálculo:

OTD (%) = total de entregas realizadas no prazo / total de entregas x 100.

Order Cycle Time (OCT)

Trata-se do tempo gasto entre o recebimento do pedido do cliente e a efetiva data de entrega. Esse KPI considera todas as atividades de backoffice de um pedido e também avalia o prazo sob a ótica do cliente, desde o momento em que a compra é realizada até que o produto esteja nas mãos de quem o encomendou.

Para medir o OCT adequadamente é recomendado considerar menos de 24 horas para localidades mais próximas ou dentro de um raio de 350 km e os resultados devem ser mantidos acima de 90%.

Além disso, para saber onde é possível reduzir custos na operação de forma eficiente, deve-se incluir ou calcular em paralelo todos os custos logísticos.

Cálculo:

OCT (%) = data de entrega – data de realização do pedido

Order Fill Rate (OFR)

É um indicador de desempenho logístico que mede a taxa de processamento de pedidos. Ou seja, ele mede o tempo médio para realizar o fulfillment (despacho), do picking, packing até a expedição de uma compra.

Em outras palavras, o tempo decorrido desde pegar o produto no estoque, encaminhar à expedição, embalar e carregar o tipo de transporte escolhido ou enviar para a transportadora.

Essa é uma etapa onde o empreendedor tem mais controle e, portanto, oferece mais possibilidades de otimização. O OFR pode ser medido com frequência diária, semanal ou mensal e separado por produto ou cliente. A taxa ideal varia de acordo com o local do pedido.

Cálculo:

OFR = média de tempo do processamento de cada pedido

Cálculo do transporte como um percentual de vendas

Consiste em um indicador de desempenho logístico que mensura o custo total do transporte em relação à receita da organização.

Para mensurar o custo de transporte corretamente deve-se separar a análise por grupo de produtos ou clientes, a fim de ter uma visão mais precisa do peso do transporte nas atividades comerciais. O ideal é que o resultado seja superior a 90%.

Cálculo:

Transporte (%) de vendas = custo total de transporte / total de receita bruta x 100.

Acuracidade do inventário

É utilizada para medir a diferença entre o estoque físico (os produtos que estão fisicamente armazenados) e o estoque sistêmico (as informações que constam no seu software de controle de estoque).

A acuracidade do inventário pode ser mensurada periodicamente nos inventários rotativos e contabilizada no inventário global que, geralmente, ocorre apenas uma vez por ano. O ideal é que seja mantida o mais próximo de 100% melhor, se ficar abaixo de 99% é preciso ficar atento.

Cálculo:

Acuracidade do inventário (%) = estoque físico real / número de estoque no controle x 100.

Os indicadores de desempenho logístico são instrumentos fundamentais para a melhoria contínua da qualidade dos processos e otimização da gestão, favorecendo os resultados do empreendimento.

Contudo, para que sejam efetivamente eficazes e contribuam para aprimorar os processos e seus resultados, devem estar alinhados com os objetivos da companhia, permitindo o planejamento estratégico e facilitando o seu acompanhamento.

Por isso, é preciso ter cuidado ao escolher os KPIs que serão acompanhados, uma vez que o excesso de controles pode gerar informações que não são relevantes e não tem finalidade alguma.

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