Gestão 360º: entenda o que é e como aplicar na sua empresa

Comandar um negócio de forma bem-sucedida é uma tarefa, por si só, bastante desafiadora. E diante de um cenário cada vez mais competitivo — os avanços das tecnologias, o surgimento de novos adversários com produtos ou serviços semelhantes, consumidores mais informados e exigentes —, ter o controle de cada processo é essencial para se destacar no mercado.

Nesse contexto, a gestão 360º se apresenta como uma solução ao objetivo de se manter um alto nível de desempenho em qualquer negócio. Você tem conhecimento sobre o assunto ou já incorporou esse método ao funcionamento da sua empresa?

Considerando a relevância do tema, elaboramos um post para que você entenda de uma vez por todas o que é e como aplicá-la na rotina do empreendimento. Siga a leitura e confira!

O que é a gestão 360º?

A gestão 360° é uma forma de administrar um negócio com base em uma visão holística, que permite um domínio profundo sobre o desempenho de todos os setores, e de como esses resultados individuais estão impactando na performance geral da empresa.

O modelo funciona como um radar que identifica os pontos fortes, bem como os aspectos que precisam de ajustes. Assim, para alinhar a sua gestão dentro do conceito 360º, é fundamental ter mecanismos de integração, conectar as equipes e saber ligar suas características e necessidades a fim de alcançar a excelência como unidade.

Como ela funciona e quais os seus principais pilares?

A gestão 360º apresenta como pilares principais 4 elementos que vão gerar respaldo para a tomada de qualquer decisão. São eles:

  • o planejamento;
  • a organização;
  • a direção;
  • o controle.

Em vista disso, o ponto de partida de tal metodologia é a definição de estratégias e objetivos comuns a todas as áreas e metas globais que sejam coerentes para as equipes. A partir daí, a coleta de dados e métricas de cada setor permitirá a análise e compreensão dos seus respectivos processos, no intuito de que o gestor possa constatar os principais gargalos do empreendimento.

Com todos os dados coletados, fica mais fácil propor mudanças adequadas para a otimização da atividade. E ao final de cada ciclo, os resultados são mensurados e apresentados a todos os envolvidos. Ademais, vale lembrar que a transparência no compartilhamento das informações também faz parte da essência desse sistema.

O objetivo é mostrar para funcionário o quanto o seu trabalho acrescenta ao negócio, e assim fazer com que se sinta motivado. Afinal, sabemos que o sentimento de pertencimento gera motivação, e os colaboradores se tornam mais produtivos nesse ambiente.

Quais os benefícios da gestão 360º para as empresas?

Ao adotar tal estratégia, algumas mudanças significativas podem ser experimentadas pelas empresas. Veja quais são elas.

Antecipação de tendências

A gestão 360º vai muito além da prospecção interna, mas também nos permite visualizar o cenário externo, as oportunidades ou ameaças existentes no mercado. E hoje, diante da acirrada concorrência, antecipar tendências é uma questão vital para se oferecer algo diferenciado e dar destaque para uma marca.

Gerenciamento da empresa com uma visão panorâmica

O segredo para o sucesso de um negócio está nos detalhes — eles podem ser responsáveis tanto pelas coisas positivas quanto por falhas que impedem o alcance das metas. No entanto, quando o gestor não tem uma visão ampla do seu empreendimento, certas fragilidades que poderiam ser facilmente corrigidas se tornam um grande obstáculo.

Portanto, a proposta da gestão 360º é justamente gerar uma visibilidade panorâmica de tudo o que acontece no ambiente da empresa. É enxergando os fatos que o gestor tem condições de eliminar fraquezas e potencializar aquilo que já vem funcionando bem.

Tomada de decisões baseadas em dados

Uma das características marcantes do sistema de gestão 360º é a tomada de decisão com amparo na base de dados real e atualizada, que são coletados e medidos por meio de indicadores. Isso possibilita que os recursos sejam mais bem gerenciados, identificando-se e resolvendo as questões de modo mais rápido e eficiente.

Otimização de processos de forma contínua

A dinâmica do modelo de gestão 360º é pautada no diagnóstico e melhoria dos processos já implementados. Assim sendo, é possível reconhecer, de forma mais ágil, os problemas e como eles serão superados, garantindo um crescimento linear para a empresa.

Aumento da eficiência

A gestão 360º é sinônimo de mais controle de todas as operações de um empreendimento, e essa visão permite não somente enxergar os fatores que precisam de mudanças como também as atitudes e estratégias mais adequadas para incorporar as melhores soluções — o que resulta no ganho de eficiência.

Como aplicar a gestão 360º na sua empresa?

A peça-chave para a aplicação da gestão 360º em um empreendimento está na capacidade de monitoramento — empregar recursos que permitam acompanhar de perto a rotina de diversas áreas, preferencialmente em tempo real.

Então, acima de tudo, é preciso investir em ferramentas e na habilitação dos funcionários para o alinhamento com essa cultura. Dessa forma, além da adoção de estratégias fundamentais — como ter excelentes indicadores de desempenho, otimizar a transparência e a facilidade na percepção das informações —, contar com um software ERP (Enterprise Resource Planning) é um requisito indispensável para colocá-la em prática.

A função do ERP é exatamente promover a integração entre os setores da organização, de forma que, desde o CEO (Chief Executive Officer) até os estagiários tenham acesso e consigam compartilhar dados com transparência e segurança.

É, portanto, um mecanismo que contribui para a eficiência do processo de gerenciamento. Um sistema ERP fomenta o alinhamento da empresa com a era da transformação digital, do uso das inovações tecnológicas para se atingir a excelência na sua atuação.

Por todo o exposto, podemos concluir que o conceito de gestão 360º traz uma série de benefícios, sobretudo a garantia de um desempenho mais competitivo. Seu processo envolve a renovação do ambiente de trabalho, de modo a aumentar significativamente o poder de controle e ação dos gestores e suas equipes.

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