Gestão de logística — Dicas e práticas para torná-la mais eficiente

Você já se frustrou com uma compra porque o processo de entrega foi ineficiente? Quando a expectativa não é superada, o cliente se decepciona — e toda a relação emocional construída com a marca pode ser comprometida.

A tecnologia evoluiu, o mercado de entregas passou por mudanças e o consumidor tornou-se mais criterioso. Hoje, o target fica de olho nas empresas que investem em gestão de logística e processos de automação. Por isso, é importante adotar novas diretrizes em distribuição e potencializar seus diferenciais competitivos.

Mas como adotar as melhores soluções em logística? É isso que vamos contar para você no post de hoje!

Qual é a nova face da logística?

Um gerente logístico tem, diariamente, uma série de desafios que demandam sua atenção: liderar o time, garantir o fluxo da supply chain, traçar os planos de atuação e explorar os processos são apenas algumas das obrigações que ocupam esse profissional.

O departamento já ganhou espaço como um dos mais estratégicos nas companhias, perdendo o posto de setor dispendioso e de função unicamente operacional. A logística é uma viga essencial na sustentação das empresas — e merece ser gerida com qualidade diante do cenário de intensos desafios.

A administração da cadeia de suprimentos e da cadeia de distribuição reflete no aumento da eficiência e da satisfação do consumidor.

Para ter sucesso na empreitada, o gestor que responde pela logística precisa manter posicionamentos firmes para responder às cobranças constantes. Ele também deve se manter tão atualizado quanto qualificado, para ter destaque em um mercado de alta competitividade.

Como otimizar a gestão de logística?

Entendida a importância da logística para as companhias, não é de se espantar que os investimentos no setor venham crescendo, inclusive sendo a ele destinada boa parte dos recursos governamentais, a fim de melhorar as condições de rodagem no país.

É hora de sua empresa dar a devida atenção ao setor e adotar as práticas mais eficientes para criar uma gestão encorpada, capaz de assumir o departamento com a devida eficiência. Para tanto, os passos a seguir são essenciais.

Conte com a tecnologia

A logística evolui e a tecnologia segue em par, buscando soluções que sejam capazes de acompanhar o requerimento do mercado e dos consumidores modernos, focando na automação dos processos e na redução do trabalho humano (sujeito a falhas). Podemos dizer que logística e tecnologia são indissociáveis hoje.

Assim, se você quer os melhores resultados em gestão, não pode deixar de investir em softwares, programações e demais inovações da área. Tudo isso facilita as atividades do setor.

A tecnologia permitirá reduzir os erros provocados pelo fator humano, diminuindo o retrabalho e permitindo que a equipe dedique seu tempo a atividades estratégicas — em vez de gastá-lo em processos arcaicos. Para tirar proveito das soluções digitais, o importante é identificar aquelas que melhor cabem ao modelo de negócios de sua companhia.

Saiba dar foco

Quando está incumbido de fazer a gestão de logística, o profissional assume, de fato, muitas atividades. Frente à obrigação de cuidar dos estoques, armazenar compras, controlar cargas e descargas, faturar recebimentos, realizar o picking e monitorar pagamentos, é fácil se perder.

Como a logística está na base do funcionamento dos demais setores da organização, quem ocupa o posto de gestor do departamento sofre pressão por todos os lados. Os insucessos podem acabar recaindo nesse profissional e, por isso, é preciso cortar esse ciclo vicioso.

Defina prioridades para o fluxo logístico da companhia. É essencial que o bom líder mapeie os pontos que requerem atenção a cada momento, evitando perder tempo com atividades desnecessárias.

Uma boa pedida é adotar os princípios logísticos inbound, gerindo os estoques e os processos de separação com rédeas curtas. Além disso, o líder precisa saber delegar tarefas condizentes com a capacidade do time. Assim, as sobrecargas são evitadas e a equipe trabalha em sinergia.

Invista em atualização

Quando o departamento logístico está em pleno funcionamento, contribui enormemente para o crescimento da marca e molda uma imagem positiva para a empresa em seu mercado de atuação. A liderança precisa estar a postos para assumir a direção do setor e conduzi-lo com competência, elevando o know-how da organização.

O gerente de logística, para desempenhar bem sua função, precisa se ocupar com seu próprio desenvolvimento gerencial. Para isso, ele deve buscar por capacitações que condizam com a realidade vivida dentro da empresa. Os cursos são valiosos porque conseguem associar as abordagens teóricas com a prática da profissão.

Além disso, temas atuais devem perpassar a formação do líder que comanda a gestão de logística. Alguns assuntos que estão em evidência e merecem a atenção do gestor são:

  • desenvolvimento de equipes;
  • ações gerenciais;
  • resolução de conflitos internos;
  • administração de crise financeira;
  • leitura de indicadores de desempenho;
  • aplicação de novas tecnologias.

Estimule a atuação em conjunto com outros departamentos

Como você já notou, o sucesso no ramo logístico depende de uma atuação em sintonia com os demais departamentos. Não podem ficar de fora o financeiro, as vendas, o marketing, o planejamento e as compras.

Vários processos fundamentais para o funcionamento da cadeia de suprimentos passam por outros setores, como equalização dos estoques e gestões de custos. O gestor que quer obter sucesso em sua função deve manter laços com os outros departamentos ligados à sua atividade.

Quanto mais essas áreas se unem, torna-se mais viável manter a equalização operacional. O importante aqui é ser sempre estratégico, afinal grandes decisões no ambiente corporativo são sempre tomadas em conjunto.

Ser comunicativo permite que toda ação do departamento de logística esteja de acordo com os princípios da empresa e, portanto, com a cultura organizacional.

Incentive o networking externo

O networking é necessário para todo profissional. Além de manter o relacionamento ativo com o pessoal que compõe a organização, é essa prática que impulsiona o gestor a manter laços de qualidade com outros profissionais de seu ramo de atuação.

Uma rede de contatos proporciona atualizações, mantendo o colaborador que faz a gestão da logística antenado às novidades do mercado. E permite, ainda, estabelecer uma ponte com outros negócios.

Lembre-se de que mais importante do que a quantidade de contatos é a longevidade deles. É isso que definirá a longevidade da relação. Portanto, procure estar onde outros gestores da área se encontram, como cursos, conferências e palestras.

Viu só como é possível aumentar a performance na gestão de logística com práticas diárias? Para continuar por dentro de mais dicas valiosas, siga-nos no Facebook! Nossas atualizações também estão no YouTube e em nosso blog!