Jornada phygital, a nova tendência do varejo

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Você já ouviu falar na jornada phygital? Essa é uma das novas tendências para o mercado do varejo e que vem mudando a dinâmica dos modelos de negócio. 

A experiência phygital vai além da integração do mundo físico com o digital, como acontece com a modalidade omnichannel, por mais que essa também seja outra estratégia fundamental para a execução do phygital.

Phygital engloba alinhamentos de comunicações, entendimento profundo das necessidades dos clientes, uma equipe unificada que olhe para ambos os lados com o foco central no consumidor. 

O objetivo principal dessa tendência é a interação total em todos os meios de contato, bem como a interrupção e inexistência de atritos que atrapalhem o fluxo de compra do cliente.

Um exemplo para ilustrar o phygital — e que é cada vez mais comum no varejo — é a possibilidade de realizar uma transação online de um produto e retirá-lo fisicamente. Isso porque os compradores geralmente preferem o virtual para encontrarem preços mais baixos, enquanto o físico é mais desejado para ter o produto à mão no menor espaço de tempo. 

Com essa integração entre canais, o phygital proporciona uma jornada e experiência de compra única e personalizada para os clientes, sendo uma tendência cada vez mais buscada tanto por eles quanto pelas lojas, que ampliam sua capacidade de venda. 

Qual é o impacto do phygital no varejo?

Devido às novas tecnologias emergentes sendo disponibilizadas a cada momento, não é mais aceitável para o consumidor ser forçado a realizar uma etapa da jornada de compra por meio de um único canal. 

Por exemplo, quando se quer buscar uma solução, a maioria dos clientes ficam frustrados por serem automaticamente direcionados para um serviço de chat, sem nenhuma outra opção de escolha.

Em outras palavras, o novo comprador deseja cada vez mais autonomia para optar pelos melhores caminhos e canais para navegar nas lojas — seja no mundo físico ou digital. Isso significa mais praticidade e comodidade para o público.

A integração entre ambos universos faz a experiência muito mais fluida e o serviço se torna ágil. 

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Integre o mundo físico com o digital

As estratégias de marketing integradas e o próprio omnichannel são grandes aliados no phygital. Por meio de planejamento e criatividade, é possível promover iniciativas que interliguem o digital com o real.

Para isso, tenha em mente a tríade-chave:

  1. Promoção de experiências qualitativas para aproximar cada vez mais a empresa do consumidor;
  2. Centralização dos clientes;
  3. Jornada de compra integrada.

Nesses passos, é fundamental entender como cada canal pode ser explorado para os seus clientes, conhecendo também suas preferências e comportamentos, bem como se certificando qual tipo tecnologia pode contribuir neste processo.

Um exemplo disto aconteceu em um restaurante Francês. No estabelecimento, são transmitidas animações de desenho nos pratos dos clientes enquanto os cozinheiros preparam a comida, servindo como distração dinâmica e inovadora enquanto esperam a refeição.

Essa foi uma estratégia que interligou a solução de um problema, gostos dos clientes e o uso da tecnologia no físico. 

Outra aparição do phygital são as lojas de vestuário apostando em avatares 3D para que os clientes consigam experimentar e visualizar looks sem sair de casa. 

Os personagens virtuais podem ser personalizados com medidas e tamanhos para ficar com os traços do consumidor. Os clientes podem, com isso, comprar as roupas sem necessariamente provarem fisicamente, além de terem a opção de escolher retirar na loja ou recebê-las em casa.

Tenha a tecnologia como aliada neste processo

Como citado acima, tecnologias, como o metaverso, Inteligência Artificial, entre outras, que precisam de um custo de investimento alto, proporcionam não apenas a conexão necessária para o phygital, mas também a imersão completa para melhorar as experiências e aumentar o interesse de compra.

Porém, é um erro pensar que para a jornada phygital funcionar é necessário somente aplicar essas tecnologias. Na verdade, com a adoção de pequenos detalhes aliados ao pensamento e entendimento das preferências e necessidades dos seus clientes, já é possível melhorar a experiência do consumidor. 

Otimizar o seu site, criar um perfil para uma determinada rede social emergente ou oferecer promoções para as compras físicas são exemplos de como isso também é phygital. 

E se o assunto é integração, a ONCLICK ERP te oferece um sistema tecnológico que permite interligar todas as áreas do seu comércio. 

Ter mais canais de venda significa mais informações para administrar e, com a ONCLICK , você possui todos os dados em um só lugar, conseguindo ter maior visibilidade da gestão para investir nesta nova tendência.

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