O poder da estratégia omnichannel para o varejo

Ter uma estratégia que permita conquistar o cliente todos os dias e de forma mais definitiva é essencial para as empresas de varejo. A popularização das tecnologias tem tornado esse segmento cada vez mais disputado. Afinal, hoje, muitas lojas estão ao alcance de um toque na tela do celular.

Nesse cenário, como se destacar da concorrência? Um fato é óbvio: não basta ter os melhores preços — embora isso seja importante. A experiência de compra pode fazer toda a diferença e, por isso, ser uma empresa omnichannel é uma necessidade básica.

O comportamento do consumidor passou por transformações profundas com o avanço tecnológico, e para continuar relevante, a empresa precisa se adaptar. Desse modo, uma das ações mais importantes é a que faz as companhias estarem presentes em diferentes canais.

Sua empresa busca ser omnichannel e tem encontrado dificuldades para fazer isso funcionar de forma efetiva? Então, este post é para você! Continue com a gente e saiba como aproveitar as oportunidades que surgem para a sua organização no mundo digital.

O que é omnichannel

Omnichannel é um conceito que representa a convergência de todos os canais utilizados por uma empresa de varejo. A ideia é que o consumidor não perceba a diferença entre os universos on e offline. Para isso, é preciso integrar lojas físicas, endereços virtuais e compradores para explorar todas as possibilidades de interação.

Ser omnichannel é, então, ser multicanal. No entanto, isso não diz respeito apenas à integração do on com o offline. Com a grande mudança nos padrões de consumo na sociedade moderna, é essencial que a organização esteja preparada para aproveitar as oportunidades que surgirem do uso dessa estratégia.

Se antes o consumidor ia de loja em loja à procura do melhor preço, hoje, essa busca é feita online. Desse modo, a companhia precisa atuar de forma efetiva nesse ambiente para explorar as opções disponíveis, de forma a otimizar e fortalecer a presença da marca nos diferentes ambientes virtuais e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Uma das formas de fazer isso é segmentar a clientela e incentivá-la a tomar decisões de compra que, em última instância, beneficiem a organização. Com as interações sociais virtuais que envolvem conhecidos ou não, o poder dos influenciadores é cada vez maior.

Nesse sentido, é importante integrar análise de dados, inteligência de localização e inteligência artificial (IA) para ganhar vantagem competitiva. Afinal, o consumidor exige velocidade, opções e bom atendimento, e se houver falhas na gestão da experiência do cliente, o feedback negativo representa perdas importantes.

Com a expectativa de 60 milhões de consumidores online até o fim de 2018 no mercado nacional, oferecer uma experiência diferenciada é essencial para a estratégia de marketing. Com o omnichannel, a jornada desse cliente pode ser iniciada em um canal e terminada em outro, sem interrupções. Assim, ele pode pesquisar e comprar online, pesquisar online e comprar na loja física, ou mesmo pesquisar na loja física e comprar online.

Quais são os motivos para investir nessa estratégia

O conceito omnichannel permite que o varejo ofereça ao consumidor o imediatismo que ele tanto busca. Para você entender melhor, abaixo destacamos as principais vantagens dessa estratégia. Confira!

Coleta de dados aprimorada

Coletar dados sobre o cliente  —  e sua jornada de compra  —  é essencial! Com o omnichannel, isso pode ser feito de forma muito mais completa, visto que no universo digital tudo pode ser medido!

Quando a organização coleta e analisa os dados das ações da empresa, consegue insights sobre o público-alvo. A partir das informações obtidas, é possível otimizar os processos para ter resultados melhores no futuro e, assim, criar uma experiência personalizada de marketing e vendas.

Melhoria na experiência de compra

A qualidade da experiência nunca foi tão importante para o consumidor como atualmente — quando uma compra é realizada, ele não busca apenas um produto! Assim, a forma como a organização faz os clientes se sentirem nesse processo é tão importante quanto a qualidade e o preço da mercadoria.

Com o omnichannel, o modo como os canais são combinados para se adaptar à jornada do cliente pode fazer toda a diferença. Ou seja, a experiência de compra não é melhor apenas pela maior quantidade de canais, mas também está relacionada à estratégia adotada.

Comunicação integrada

Ao usar múltiplos canais, a companhia precisa ter um planejamento integrado de comunicação, pois, é isso que vai fazer a experiência do consumidor ser mais rica e coerente. Para isso, é importante que ele seja reconhecido automaticamente em qualquer um dos canais da empresa.

Isso quer dizer que se o usuário buscar um produto no e-commerce da companhia, fizer uma pergunta no chat e for à loja física ver o item pessoalmente, deve ser reconhecido durante todo o processo de compra. Isso aumenta o poder de influência da marca sobre ele e estimula a fidelização.

Diminuição de custos

Adotar uma estratégia multicanal pode ajudar a empresa a reduzir custos. Com ela, é possível aproveitar melhor as oportunidades, em vez de perdê-las por não ter essa opção.

Quando um cliente entra no site da empresa ou em sua loja física, e sai sem comprar nada, é como se a companhia deixasse de ganhar dinheiro. Com uma experiência integrada de compra, que leve em conta os hábitos dos consumidores, há menos chances de isso ocorrer.

Margem de lucro maior

O uso do omnichannel dá à organização mais chances de aumentar a margem de lucro sobre os produtos. O primeiro motivo para isso é o fortalecimento da imagem da marca. Além disso, com a tecnologia, a empresa reduz o ciclo de venda, estimula o consumo e tem a chance de fidelizar o público.

Todos esses detalhes influenciam diretamente a margem de lucro. Isso porque, além de oferecer a possibilidade de cobrar mais caro pelo produto (já que o atendimento terá uma qualidade diferenciada), permite reduzir o custo de marketing de cada item comercializado.

De forma geral, a adoção de uma estratégia omnichannel é essencial para garantir o sucesso de uma empresa de varejo. Na era do imediatismo, em que o consumidor quer tudo rapidamente, essa metodologia permite lidar com a urgência de forma mais apropriada.

Gostou deste conteúdo? Quer saber como melhorar ainda mais seu atendimento no varejo? Então, continue com a gente aqui no blog e venha conhecer as maiores tendências desse mercado neste post que separamos para você. Até lá!