O que fazer para reduzir e eliminar os processos manuais de uma distribuidora?

Aprimorar a operação dentro de uma empresa tem, como consequência, a melhora nos resultados, trazendo agilidade e praticidade para as atividades. Importante fator dentro da gestão, a otimização dos processos manuais traz muitos benefícios, facilitando as tarefas do cotidiano da organização e gerando maior qualidade produtiva para os profissionais.

A automação combinada facilita a atuação dos setores e torna os procedimentos simplificados, trazendo maior eficiência para os projetos, já que os processos manuais de uma empresa podem atrasar ou mesmo impedir a instalação de novas soluções. Isso impacta negativamente em diferentes frentes do negócio.

Para contornar esse quadro, softwares, programas e ferramentas são desenvolvidos, tendo em vista a automação dos procedimentos e a melhora das condições de trabalho. Confira agora, neste post, dicas, práticas e soluções que podem ser adotadas para que os processos manuais sejam reduzidos ou, até mesmo, erradicados. Boa leitura!

Programas para desenvolvimento de planos de ação

Como toda transição, a automação de processos deve ser bem planejada em sua implementação. É importante elaborar um roteiro que garantirá o êxito da ação, com o auxílio de programas que ajudarão nessa etapa de treinamento e reconhecimento das ferramentas.

Criados para executar o plano de ação de modo inteligente, os programas designam pessoas para as funções-chave, de acordo com a sua qualificação. Ademais, também elaboram um checklist de atividades específicas, desde o momento da preparação para implementar o sistema até a obtenção dos resultados desejados.

Tornando os processos mais claros, os programas desenham um cronograma possível para a implementação de novidades sem interferir nas outras atividades da empresa.

Aplicações móveis de comunicação

Qualquer que seja a área de sua organização, o plano estratégico deve contemplar as aplicações móveis, ou aquelas que podem ser acessadas por meio de um smartphone ou tablet. De fácil instalação e custo bastante atrativo, as aplicações móveis permitem a integração de várias funções, que comportam soluções de comunicação e troca de arquivos.

Os aplicativos são executados no próprio sistema operacional do dispositivo, podendo ser do tipo nativo ou desenvolvido por WebApp. As aplicações móveis servem para criar uma rede segura entre os colaboradores, garantindo também a privacidade dos dados trocados.

Muitos aplicativos intraempresas são desenvolvidos com fins específicos, personalizados para as funções desenvolvidas pelo profissional daquela área.

Softwares de gestão empresarial

Com o objetivo de organizar melhor as informações relacionadas à administração da empresa, os softwares de gestão são essenciais para reduzir o tempo e o custo dos processos. Entre as funções do programa, estão a elaboração da folha de pagamento, o controle de estoque, a programação de contas a pagar e receber, a emissão de nota fiscal, entre outras.

O diferencial do programa está em reunir todas as funções em uma mesma plataforma, tornando mais fácil a comunicação entre os departamentos da empresa e o controle unificado de todos os recursos. Com um software de gestão, a administração, o RH, a logística, a produção e o financeiro navegam no mesmo sistema, que pode trazer áreas específicas para cada setor, conforme a necessidade da empresa.

Sistemas de automação para processos manuais industriais

Feitos para conciliar várias tarefas, os sistemas de automação industrial são indicados para lidar com demandas de escala industrial. Sendo implementados com todos os aplicativos de manufatura, os sistemas trazem soluções de infraestrutura, tornando-se colaboradores importantes para organizar as etapas de produção.

Os sistemas de automação industrial trazem considerável elevação da produtividade, tornando possível a passagem por processos transacionais de demanda sem grande impacto para a empresa. Os sistemas oferecem controladores lógicos para armazenamento de informações, controle de tarefas e identificação de falhas.

Ferramentas de rastreamento de cargas e produtos

O rastreamento de cargas e objetos permite localizar o produto da empresa desde a sua saída do estoque até a entrega ao cliente. Sistemas que fazem o rastreamento podem atuar no planejamento de rotas, evitando o desperdício de combustível e diminuindo a carga horária dos funcionários.

O rastreamento de postagem também colabora para a segurança da carga, sendo possível acompanhar todo o trajeto em tempo real e programar alarmes caso a abertura das portas do veículo transportador seja feita antes do autorizado.

Esse sistema é significativo na melhora da qualidade do atendimento ao cliente, oferecendo uma solução que, ao mesmo tempo, é prática e transparente para o consumidor. O sistema pode ser integrado ainda a questionários e sistemas de análises de satisfação, gerando indicadores úteis para o desenvolvimento da empresa.

Automação para negócios de ouvidoria

Mensurar a qualidade dos serviços e produtos de uma empresa é uma das medidas responsáveis pelo crescimento inteligente. Conectar todas as informações recebidas ao longo dos processos é essencial para a elaboração de ações de melhora, tanto de processos internos quanto de divulgação e atendimento ao cliente.

Os softwares de ouvidoria desempenham, com eficiência, funções que vão desde o monitoramento do tempo de atendimento de cada consumidor até o registro de reclamações e sugestões. Os sistemas trazem métodos que calculam a evolução de cada departamento, podendo ser uma importante ferramenta no traçado de medidas estratégicas.

Aplicativos para sistemas de vendas

Cada vez mais, os sistemas de venda estão sendo incorporados nas redes on-line, seja por meio de e-commerce, seja por meio de propaganda veiculada nas redes sociais e relacionadas. Entender e utilizar soluções que otimizam o sistema de vendas elimina tarefas que antes eram realizadas manualmente.

A tecnologia auxilia a interação entre o consumidor e os setores da empresa, melhorando a produtividade tanto no desenvolvimento dos produtos quanto no direcionamento de suas ações de marketing. Os aplicativos tornam claro o número de clientes por região e o desempenho de um determinado produto ao ser lançado.

Acompanhando a tendência mundial, os processos manuais dão lugar a soluções dotadas de inteligência. Melhorando a produtividade de empresas, a automação de processos traz a otimização de tarefas, reduzindo os custos globais da corporação e oferecendo planos estratégicos mais eficientes.

Tornando as equipes mais integradas e colaborativas, a tecnologia impulsiona positivamente os colaboradores, gerando produtos e serviços mais conectados com a demanda consumidora. Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais com todos os seus amigos! Vamos lá!