Quem busca o sucesso nos negócios precisa contar com o apoio de ferramentas específicas e eficazes para auxiliar na gestão da empresa. E é exatamente para isso que serve um ERP para vendas.
Esses sistemas de gestão garantem a integração entre diferentes setores, fornecendo um controle completo sobre os processos da empresa para otimizar a administração e alavancar os negócios.
Quer saber por que a sua empresa não pode deixar de contar com essa ferramenta? Então, continue a leitura deste texto e conheça as vantagens desse sistema!
Eficiência no atendimento
Um dos pontos fundamentais para fechar vendas e cativar os clientes é prestar um bom atendimento, e essa é uma das principais vantagens de um software. Ele permite o acesso rápido às informações e mais agilidade no fechamento de compras, deixando os consumidores mais satisfeitos.
Por exemplo, se um cliente procura o vendedor para perguntar sobre um produto específico, que não encontrou exposto na loja, o ERP permite uma pesquisa rápida no estoque para verificar se a empresa tem unidades disponíveis.
A resposta é rápida e precisa, não há riscos de passar informações incorretas ao cliente. Dizer que tem o produto e, na hora de fechar a venda no caixa, descobrir que ele está em falta, vai deixar o consumidor insatisfeito. Por outro lado, informar que o produto esgotou, quando, na verdade, a loja tinha unidades em estoque, significa prejuízos.
Além disso, após fechar uma venda, o sistema também facilita as ações como a inserção dos dados, o cálculo do valor e a emissão de nota fiscal, auxiliando em todas as etapas da compra.
Assim, ao adotar um ERP para vendas, o atendimento se torna mais ágil e eficaz, auxiliando em todas as etapas da compra. Com isso, o tempo de espera no fechamento da venda é reduzido, diminuindo as filas e aumentando a satisfação do cliente.
Segurança das informações
Quando se fala em gestão de vendas, a segurança das informações é fundamental. Infelizmente o acesso feito por terceiros a determinados registros pode trazer prejuízos para a empresa e facilitar o cometimento de fraudes.
Contando com um software, todos os registros estarão seguros por meio de criptografia, que impede o acesso às informações, mesmo em casos em que o sistema é invadido. Eles também contam com ferramentas de controle: é possível configurar diferentes perfis, limitando os dados que podem ser acessados e alterados por cada colaborador.
Finalmente, os ERP para vendas também contam com ferramentas de backup automático, garantindo que os registros feitos possam ser recuperados caso aconteça algum imprevisto.
Melhoria na organização
A empresa precisa ter um controle sobre diversos aspectos, como vendas, estoque, notas fiscais, pagamentos recebidos e pendentes, contas a pagar etc. É comum ver companhias adotando as planilhas para fazer esses controles, porém, isso faz com que os registros fiquem espalhados em diferentes arquivos.
Vale lembrar, ainda, que uma única atividade exige diversas tarefas, como a atualização do estoque, emissão de nota fiscal, lançamento de informações sobre pagamentos e controle de inadimplência. Fazer isso manualmente, além de ser complicado, também dificulta a organização e o cumprimento das tarefas necessárias para a gestão do negócio.
Por outro lado, contando com um software, todos os dados são centralizados e integrados, isto é, todas as informações são atualizadas facilmente e você terá fácil acesso aos registros, sem precisar lidar com diversos arquivos ou planilhas.
Essa organização ajuda no cumprimento das tarefas, proporcionando mais agilidade e segurança, e traz ótimos impactos no processo de tomada de decisões da empresa.
Redução dos erros e fraudes
As vendas envolvem diversos processos que, quando feitos manualmente, podem gerar erros. Por exemplo, na hora de passar produtos no caixa, atualizar o estoque, lançar pedidos ou adicionar outras informações, podem ser incluídos dados errados, sem que isso seja notado.
Com um software de gestão, todas as tarefas são automatizadas e o próprio ERP atualiza os dados cadastrados, reduzindo as chances de erros na empresa. Outro ponto importante é que, com a integração dos sistemas, fica bem mais fácil identificar e corrigir eventuais falhas.
Cadastrando todos os produtos, clientes e dados financeiros, as operações são simplificadas. As informações são puxadas e processadas automaticamente, validando todos os dados. Desse modo, o uso de um software reduz as fraudes e traz mais segurança para o seu negócio.
Aumento da produtividade
Com todas essas vantagens, a empresa reduz os retrabalhos, tem mais facilidade para tomar decisões e garante um controle de todos os processos. Além disso, como o ERP para vendas centraliza as informações e automatiza os processos, o tempo exigido para que os colaboradores possam cumpri-las é reduzido.
Por exemplo, ao vender um produto, o sistema processa a informação e atualiza, também, os dados do estoque. Não é preciso fazer lançamentos manuais e fica mais fácil identificar a hora de realizar novos pedidos aos fornecedores.
Isso permite que os colabores tenham mais foco na estratégia do negócio, desenvolvendo as atividades essenciais e aumentando a produtividade. Como consequência, a empresa também vai perceber melhoras na sua lucratividade.
Redução de custos
É comum associar a contratação de um ERP para vendas apenas como um gasto, deixando para implementar essa solução somente quando o orçamento estiver folgado. Mas, ao contrário do que aparenta, esse sistema permite reduzir os custos do negócio.
O armazenamento de informações digitalizadas e a sua integração com os diversos setores da empresa permite a redução de papéis e economia de espaço físico com arquivos. O aumento da produtividade também traz impactos, tendo em vista que permite mais lucros com menos gastos.
Ou seja, mesmo sendo necessário arcar com os custos de implementação do sistema, a empresa vai usufruir da redução de gastos a longo prazo, tendo em vista que trabalhará com maior eficiência e menos erros.
Porém, para aproveitar todas as vantagens de um ERP para vendas, é fundamental optar por um software de qualidade, produzido por uma empresa que tenha experiência e seja bem-conceituada no mercado. Assim você garante que a ferramenta foi desenvolvida da melhor forma para auxiliar o seu negócio.
Pronto! Agora que você já sabe por que é fundamental contar com esse sistema na sua empresa, aproveite e entre em contato com a gente para saber como a ONCLICK pode ajudar na implementação dessa solução!