Quais os benefícios do rastreamento no e-commerce?

A popularização da internet transformou de vez o mercado virtual. Hoje, a demanda desses empreendimentos é absurdamente alta. Para se adaptar a essa realidade, é preciso abraçar tecnologias como o rastreamento no e-commerce.

De forma direta, o rastreamento consiste na utilização de uma plataforma capaz de acompanhar os processos de venda e entrega de produto. Transportadoras e empresas públicas, como os Correios, já fazem uso dessa tecnologia. Isso não é à toa: as vantagens são numerosas.

De fato, um feedback rápido para o cliente pode resultar em diferentes benefícios para a empresa. Para entender melhor esse cenário, continue lendo e conheça algumas das principais vantagens do rastreamento no e-commerce. Boa leitura!

Mais suporte na tomada de decisões

Uma operação completa de e-commerce demanda um bom planejamento para que tudo saia dentro do esperado. Porém, fatores externos e de macroambientes podem trazer algumas dificuldades durante a jornada, por exemplo:

  • situação das estradas;
  • fatores climáticos;
  • segurança.

Tendo em mãos dados referentes ao trajeto da carga, o gestor consegue analisar a situação em detalhes e definir qual direcionamento tomar a fim de minimizar eventuais prejuízos. Afinal, por mais que o processo seja bem estruturado, imprevistos acontecem e a equipe precisa ser orientada sobre o melhor caminho a seguir.

Ou seja, o rastreamento no e-commerce oferece um monitoramento em tempo real, apresentando o suporte fundamental para lidar com dificuldades e aprimorar cada vez mais os serviços da empresa.

Maior segurança da carga e motoristas

Com certeza você já ouviu a expressão: “se está vigiado, então, está guardado.” Um conceito simples, mas que serve para reforçar a ideia de que o acompanhamento contínuo é uma ótima maneira de aumentar a segurança de algum item.

Voltando ao rastreamento no e-commerce, a prática na logística também é utilizada para aumentar a segurança de motoristas e mercadorias. Até porque, como citamos no primeiro tópico, a insegurança é um dos grandes males que afeta o setor nesta década.

Ao monitorar o veículo 24 horas por dia, tanto a empresa quanto o cliente conseguem se certificar sobre a situação real da carga. Com o uso de tecnologias específicas, capazes de armazenar e cruzar informações, é possível construir um guia de rotas a fim de garantir maior segurança para todos.

Se em algum momento o motorista sair do trajeto ou se manter parado em uma localização não recomendada, a empresa consegue agir com mais rapidez e inteligência.

Ativação da notificação proativa

Por mais que o monitoramento online seja um fator de grande diferencial para a experiência do cliente, nem sempre o usuário sabe como usufruir dessa prática. Ou, muitas vezes, ele simplesmente não tem tempo para acessar o site e acompanhar a rota atualizada.

É nesse ponto que a notificação proativa se torna crucial. Em geral, sistemas de monitoramento no e-commerce oferecem a possibilidade de o cliente receber mensagens sobre o status do produto. Essa interação pode acontecer de diferentes formas, por exemplo:

  • aplicativo;
  • e-mail;
  • SMS.

Com isso, o usuário consegue se planejar melhor para receber a encomenda em casa ou buscar em algum ponto determinado. Não obstante, também evita cobranças ou perguntas rotineiras, mantendo a expectativa sobre o serviço sempre em alta.

Base para estudo e análise de resultados

Como explicado, muitas tecnologias implementadas para o rastreamento de processos contam com banco de dados para o armazenamento de informações. Essa possibilidade abre um leque de novas perspectivas para o gestor.

A jornada completa de um consumidor de e-commerce é extensa e passa por diferentes etapas, desde o primeiro acesso ao site até o recebimento do produto. Tudo isso gera dados e conhecimentos que podem ser aplicados em melhorias futuras. Com isso, toda e qualquer situação relatada fica armazenada no banco de dados.

Durante o estágio de transporte da carga, muitas variáveis devem ser consideradas, evitando assim que a empresa seja pega de surpresa. Além de serem utilizadas para estudos e melhorias, essas informações são essenciais para a análise de indicadores de performance.

Com elas, o gestor é capaz de entender o quão eficaz está sendo o planejamento criado. Caso seja necessário definir novos KPIs ou desenvolver novas estratégias, isso é feito de maneira analítica, baseado em informações úteis e reais de experiências anteriores.

Melhor controle sobre a operação

Se a operação é construída considerando dados reais, decisões por achismos e intuições deixam de existir, resultando em um melhor controle sobre todos os processos. Isso significa que cada etapa da jornada do cliente pode ser otimizada.

O transporte, que costuma ser o estágio com maior probabilidade de imprevistos, é desenvolvido passo a passo dentro de um estudo comparativo. Na prática, situações como estradas defeituosas e trânsito carregado deixam de ser dificuldades rotineiras. Quando se tem maior controle, são grandes as chances de ser mais efetivo na criação de ações para correção definitiva ou minimização dos impactos.

Melhoria no relacionamento com o cliente

Nesse ponto, você já concluiu que o rastreamento no e-commerce é altamente vantajoso para a sua empresa enquanto geradora de serviço. No entanto, é preciso saber, também, o quanto a prática é benéfica para o relacionamento entre instituição e cliente.

Na verdade, a adoção de uma tecnologia que permite o rastreio de cargas é uma maneira inteligente de modernizar o serviço de uma empresa, algo mais que essencial no atual mercado. Ao oferecer esse diferencial para o cliente, a sua empresa reforça a imagem de transparência e cria maior credibilidade. Afinal, o usuário se sente mais seguro com a certeza de que o produto será entregue.

A citada notificação proativa é outro ponto a favor nesse cenário, pois permite uma interação direta e cômoda. O resultado de todos esses benefícios é uma aproximação maior do cliente junto à empresa, aumentando as chances de fidelização ao final do serviço. Você sabe: usuários fiéis se tornam propagadores voluntários da marca, alavancando a imagem positiva da organização.

O rastreamento no e-commerce é a estratégia ideal para o gestor que deseja o ter controle total dos diferentes estágios da sua operação. Mas, para garantir os resultados esperados, é essencial abraçar a automação nos seus processos, pois são as tecnologias corretas que trarão o diferencial necessário em cada ponto. Em um mercado tão expansivo, lidar com milhares de pedidos torna a automatização de processos uma ação indispensável.

Gostou do artigo? Que tal continuar no quesito inovação e entender mais sobre a logística 4.0 no e-commerce?

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *