Quais os impactos da transformação digital na indústria 4.0?

Você sabe quais são os principais impactos da transformação digital na indústria? As mudanças tecnológicas não param de acontecer e continuam tendo grande influência nos processos produtivos e nas relações de consumo. Por isso, dizemos que estamos na quarta Revolução Industrial.

A primeira revolução ocorreu há mais de 300 anos com o começo da mecanização. A segunda aconteceu no século XIX e foi marcada pelo sistema de produção em série e pela energia elétrica. A terceira ocorreu no fim do século XX e foi marcada pela implementação dos computadores nas fábricas.

Agora, você deve estar se perguntando: quais as características de uma quarta revolução industrial e da indústria 4.0? Ela é marcada pela integração e uso constante das tecnologias nas empresas (o processo de transformação digital), que são usadas para várias finalidades. Podemos destacar a análise de dados, tomada de decisões e gestão empresarial, por exemplo.

Está interessado em saber mais sobre o tema? Neste post, explicaremos detalhadamente o que é a transformação digital, o que ela representa na era da indústria 4.0, quais são os principais desafios enfrentados e os aspectos positivos de investir nessas novas ferramentas. Continue lendo!

O que é a transformação digital?

A transformação digital diz respeito ao processo no qual as empresas fazem uso constante da tecnologia com a intenção de melhorar o desempenho das suas atividades, garantindo os melhores resultados no mercado.

Essa transformação na indústria é marcada pela interligação entre as tecnologias e as várias ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo. Dentre elas, é possível destacar a Cloud Computing, a Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial, Impressão 3D etc.

A mobilidade também é outra característica, pois muitos desses recursos podem ser acessados em qualquer dispositivo, como smartphones notebooks, tablet, entre outros. Basta estar conectado na internet.

O que ela representa no desenvolvimento da indústria 4.0?

A transformação digital foi o grande fator que contribuiu para as mudanças que levaram à era da indústria 4.0. Ela é justamente marcada pela digitalização de diferentes tarefas, ou seja, muitas delas são executadas por meio de máquinas ou sistemas informatizados.

Outra característica marcante dessa era é a interligação entre os diferentes processos realizados nas empresas. Esse relacionamento entre as tecnologias possibilita a melhoria do desempenho das companhias. Os avanços podem ser sentidos em diferentes áreas da organização, como no marketing, finanças e vendas.

Além disso, as novas ferramentas possibilitam a coleta eficiente de informações confiáveis. Com isso, os gestores têm mais segurança no momento de tomar decisões e a tendência é que a sua companhia cresça e ganhe destaque no mercado.

Qual a situação atual da indústria no Brasil?

Devido aos grandes custos das tecnologias, essas transformações ainda não estão em estágios avançados no país. Atualmente, somente as grandes empresas fazem o uso desses recursos.

Apesar disso, a tendência é que essas ferramentas sejam cada vez mais utilizadas nas organizações, pois elas são fundamentais para o seu desenvolvimento. As tecnologias também se tornarão acessíveis, o que contribuirá para que elas estejam presentes em um número maior de organizações.

Quais os principais desafios enfrentados pelas empresas?

O principal desafio enfrentado pelas empresas diz respeito ao custo de implementação dessas novas tecnologias. Na maioria das vezes, ainda é inviável para empresas de pequeno ou médio porte contar com essas novas ferramentas.

Os novos equipamentos são essenciais para as organizações e ajudam na resposta rápida às demandas do mercado. Com a possível redução de preço dessas tecnologias, mais organizações utilizarão esses recursos e a tendência é que esse desafio seja superado.

Outro problema enfrentado é a dificuldade para encontrar mão de obra qualificada. Por se tratar de uma novidade, muitos profissionais ainda não dominam todas as tecnologias da era da indústria 4.0.

Quais os pontos positivos de investir em transformação digital?

O investimento em tecnologias apresenta vários aspectos positivos. Eles estão relacionados à maior agilidade na execução das tarefas, melhor qualidade dos produtos e diminuição de gastos. Veja mais detalhadamente, a seguir.

Agilidade nas tarefas

Com as máquinas e dispositivos conectados, robôs trabalhando durante todo o dia e automatização de diferentes processos, as indústrias produzirão muito mais em menos tempo, ou seja, executarão as tarefas de forma ágil.

O consumidor final também é beneficiado nesse processo, pois poderá ter acesso a produtos personalizados em tempo reduzido. É possível afirmar, portanto, que a agilidade ajuda a otimizar a experiência do cliente em relação a uma determinada companhia.

Com isso, aumentam-se as chances de ele ficar satisfeito com serviços prestados pela organização e, consequentemente, voltar a fazer negócio com ela.

Qualidade do produto final

Como as inovações e mudanças da indústria 4.0, a tendência é que as organizações desenvolvam os melhores produtos no mercado. Além disso, com a diminuição do tempo de produção, os produtos se tornarão mais baratos, beneficiando também o cliente.

Otimização dos processos

A grande quantidade de dados gerados pelas novas ferramentas da indústria 4.0 possibilita que os empreendedores tenham um entendimento melhor do andamento das atividades empresariais.

Isso faz com que eles passem a ter conhecimento preciso em relação ao desempenho das máquinas, dos funcionários e do funcionamento das operações. Assim, fica mais fácil encontrar os gargalos, pensar em ações com o intuito de resolver essas situações e desenvolver a companhia no mercado.

Diminuição de gastos

Outro benefício proporcionado pelas novas tecnologias é a redução das despesas nas companhias. Primeiramente, isso acontecerá por causa da diminuição de gastos com a manutenção dos equipamentos, uma vez que apresentarão uma durabilidade maior.

Além dessa questão, as organizações gastarão menos com energia elétrica, porque os equipamentos funcionarão com o mínimo de consumo e manterão as capacidades de produção.

As novas tecnologias proporcionam inúmeros benefícios aos negócios. Entre eles estão a possibilidade de analisar um grande volume de dados, otimização da produtividade, desenvolvimento de melhores produtos e redução de gastos. Considerando essas questões, vale muito a pena investir nessas novas ferramentas.

Ainda está com alguma dúvida sobre como funciona o processo de transformação digital na indústria? Então, entre em contato conosco. Estamos abertos a responder os seus questionamentos com relação ao tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *