O Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa, em português) é uma ferramenta inteligente que integra todos os dados de uma empresa. Além disso, o ERP, como também é conhecido, é um ótimo exemplo de como a tecnologia no atendimento ao cliente pode ser um grande diferencial para o seu negócio.
Com os clientes cada vez mais exigentes e um mercado tão nivelado, buscar softwares de gestão passou a ser uma estratégia essencial para as empresas que visam se destacar e oferecer uma experiência acima da média para os seus consumidores.
Para reforçar a importância da tecnologia no atendimento ao cliente, neste artigo, mostraremos 6 vantagens que a implementação de um ERP pode trazer para a sua marca. Continue lendo e confira!
1. Centralização das informações em um único lugar
Na prática, o ERP corresponde a uma ferramenta inteligente de integração, ou seja, com ele, o gestor consegue centralizar todas as informações mais importantes em um único lugar. Assim, todo e qualquer dado pertinente para o setor de atendimento pode ser acessado com mais facilidade, dinamizando inúmeros processos.
É como utilizar um caderno exclusivamente para anotações do departamento. A diferença é que o ERP tem uma capacidade infinitamente maior de armazenagem e pode ser consultado por várias pessoas ao mesmo tempo — dentre outras diversas vantagens.
Isso não só evita ruídos na comunicação e dispersão de informações importantes, como também facilita a tomada de decisões do gestor, permitindo-lhe utilizar os recursos da empresa com mais inteligência e precisão. O resultado é um atendimento mais eficiente e com alto grau de valor para o cliente.
2. Redução do tempo de espera e resposta dos clientes
Uma das piores experiências para um cliente é ter que esperar longos minutos para iniciar um atendimento. Além disso, após iniciar a interação com o atendente, precisa aguardar até que o profissional busque os dados correspondentes.
Essa dificuldade acontece muito em razão da descentralização das informações, com o colaborador tendo que buscar suporte em diferentes fontes para encontrar os dados sobre o usuário.
E, como explicado, o ERP é justamente a ferramenta que padroniza esse processo. Com isso, várias etapas do atendimento são otimizadas.
É como um efeito cascata positivo: com maior dinamismo e facilidade na procura de informações, o colaborador realiza um trabalho de maior qualidade e agilidade, ficando livre para efetuar outros atendimentos em um menor tempo.
Assim, o cliente espera menos para ser atendido e tem suas dúvidas respondidas com maior rapidez e segurança. Os documentos e planilhas são práticas do passado e já ineficientes para atender o cliente da era digital.
3. Aumento da eficiência dos atendentes
Algumas vezes, a baixa qualidade do atendimento de uma empresa está ligada ao erro humano. Com atendentes que, embora preparados, acabam cometendo seguidas falhas em razão da obrigatoriedade de processos manuais e cansativos, os erros se tornam uma realidade.
Ao contar com uma ferramenta que seja capaz de consolidar informações de diferentes setores, a empresa passa a ter menos retrabalhos em suas operações, pois a solução tecnológica oferece meios mais simples para extração, armazenagem e utilização dos dados.
Em outras palavras, adotar a tecnologia no atendimento ao cliente é facilitar o trabalho dos atendentes, diminuindo ao máximo as tarefas manuais e otimizando os processos de compartilhamento.
Um fluxo contínuo de dados automatizados permite que os colaboradores do setor de atendimento consigam focar em trazer uma melhor experiência para os consumidores.
4. Facilitação da implementação do atendimento omnichannel
Podemos dizer que o omnichannel é a evolução da estratégia multichannel. Ou seja, na multicanalidade, você oferece diferentes pontos de comunicação para o cliente entrar em contato com a empresa.
No omnichannel, os canais não são apenas em quantidade, mas também em qualidade. Há uma verdadeira integração entre os pontos, com a possibilidade de o usuário iniciar o atendimento em um canal e continuar em outro sem problemas — reiniciando exatamente da etapa onde parou.
Mas uma estratégia omnichannel só apresenta bons resultados a partir de um trabalho seguro de compartilhamento de informações. Com os canais precisando “conversar” entre si, a centralização de dados é um fator fundamental. Com ajuda de um ERP, o seu atendimento omnichannel consegue proporcionar para os clientes:
- maior acessibilidade;
- mais agilidade;
- melhor experiência.
5. Redução dos custos
Ao mesmo tempo em que o mercado exige maior qualidade nos serviços oferecidos, também requisita uma contenção de custos das empresas, demandando maior inteligência no investimento de recursos.
Implementar a tecnologia no atendimento ao cliente é uma das maneiras mais eficazes de chegar a esse denominador em um setor tão importante para qualquer negócio. Com um software de gestão, a sua empresa consegue diminuir ou eliminar processos custosos da operação e impulsionar a produtividade das equipes.
Porém, muitos empresários não entendem inicialmente a relação de um software com a redução de custos financeiros — tendo em vista a necessidade de investimento para adquirir a ferramenta tecnológica.
Logicamente, assim como qualquer outra estratégia de otimização, a implementação do ERP demanda um suporte de caixa. No entanto, em médio e longo prazos, os benefícios adquiridos trazem grande lucratividade para a empresa.
Com um melhor atendimento, uma otimização dos processos e facilitação do trabalho dos colaboradores, a empresa passa a oferecer um serviço de maior qualidade — justamente o que o mercado atual exige. Com isso, a estabilidade do negócio é natural, e o aumento de lucros, uma consequência geral.
6. Aumento da satisfação dos clientes
O objetivo principal de toda empresa é entregar uma experiência diferenciada para seus clientes. Afinal, são eles que garantem o retorno sobre o investimento e a continuidade do negócio.
Com os benefícios apresentados até este ponto, é possível compreender o quanto o ERP é uma adição fundamental para transformar de vez a relação da empresa com seus consumidores, entregando um serviço de maior qualidade e com alto grau de eficiência.
O fato é que, hoje, os clientes buscam uma interação além do convencional. Graças à internet e à globalização, há entendimento e conhecimento sobre a capacidade das empresas e a importância do consumidor para o mercado em geral.
Com isso, um novo perfil de clientes surgiu: pessoas que deixaram de ser passivas e tornaram-se ativas, esperando uma experiência diferenciada em relação às empresas. Em outras palavras, entregar satisfação é um ponto de extrema importância e um diferencial de competitividade.
Enfim, esses foram alguns exemplos do quanto a tecnologia no atendimento ao cliente é uma estratégia extremamente relevante para qualquer empresa. Por isso, é crucial encontrar parceiras focadas no desenvolvimento de soluções empresariais, que tenham como missão melhorar a gestão corporativa e otimizar o relacionamento com os seus clientes.
Quer contar com as melhores soluções tecnológicas no atendimento ao cliente da sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como.