Realizar uma compra online pode parecer fácil, mas você já imaginou quantas equipes estão nos bastidores para fazer o negócio funcionar? Um simples anúncio de um produto no e-commerce envolve marketing e a área financeira, por exemplo. Por isso, na retaguarda das mercadorias e serviços que os clientes consomem no varejo está a equipe do backoffice de vendas.
O backoffice de vendas trata do conjunto de setores e funções administrativas por trás de uma loja – incluindo áreas jurídicas, financeiras, RH, TI, marketing, contabilidade, entre outras.
A atuação da equipe é de fundamental importância para que os processos internos dos negócios funcionem. Isso porque suas ações refletem nos resultados da empresa – além de contribuir para que os consumidores fiquem satisfeitos com o serviço, de um modo geral.
Mas, afinal, como como funciona, qual a importância e as vantagens do backoffice? Neste artigo, a ONCLICK explica tudo o que você precisa saber sobre o sistema. Continue a leitura!
O que é o backoffice de vendas?
O backoffice de vendas é um conjunto de funções de uma empresa que ocorrem de maneira otimizada e sem a percepção do consumidor.
A função do sistema exerce um papel de suporte. Os profissionais que trabalham no backoffice não atuam na linha de frente do negócio, mas são essenciais para garantir a continuidade das operações.
Exemplificando, imagine uma loja online de sapatos. Um cliente coloca um produto no carrinho, faz a compra e um processo interno tem início como consequência da venda. Caso ocorra um problema, falha ou atraso em qualquer uma das etapas seguintes, pode ocorrer um grande prejuízo.
Então, é justamente a partir do trabalho do backoffice de vendas que o gestor previne e corrige desvios na operação que possa afetar os resultados ou frustrar os consumidores.
Como funciona o backoffice de vendas?
De modo prático, o backoffice de vendas necessita de uma visão ampla do negócio, atuando sobre os processos em contato com todas as equipes envolvidas.
Isso acontece porque uma simples venda no e-commerce envolve diversos processos – entre eles a divulgação, contratação de colaboradores especializados, contratos, apoio de TI, entre outros.
Por isso, para garantir a máxima eficiência e criar uma padronização para mitigar atrasos e erros, o ideal é que o backoffice seja automatizado.
Qual a importância e as vantagens do backoffice de vendas no e-commerce?
Nos negócios, a atenção aos detalhes faz toda a diferença – e a falta dela pode atrapalhar o crescimento. Assim, cuidar do backoffice de vendas é fundamental em uma loja online, independentemente de seu tamanho.
O backoffice está por trás de todos os processos dos negócios, com procedimentos claros e controlados para beneficiar todas as frentes.
Se um cliente compra um produto no e-commerce, por exemplo, e este está em fala no estoque, isso pode gerar uma grande insatisfação – além de perda na imagem da empresa e queda na receita.
No e-commerce e no varejo, o backoffice de vendas acompanha estoques, evita transações de compras quando uma mercadoria está indisponível e assegura o melhor funcionamento do site – em questões de navegação e segurança. Além disso, ainda lida com fornecedores e processos de cobrança e recebimento.
E para um funcionamento 100% da função, a automatização é essencial: ela ajuda na otimização de processos básicos, facilita a integração da atuação de todos os setores e constrói um bom relacionamento entre empresa e consumidor.
Confira as principais vantagens de um backoffice de vendas automatizado a seguir:
- Otimização e fluidez dos processos: com a padronização dos processos é mais fácil de enxergar possíveis gargalos e criar respostas;
- Melhora na comunicação interna: Identifica falhas de comunicação e evita retrabalho, por estar em contato com todas as áreas da empresa;
- Análise de dados: Por meio de sistemas de gestão, retira insights importantes sobre o andamento dos negócios, além de estabelecer KPIs e metas de desempenho.
Na ONCLICK, ajudamos a sua empresa a ter um backoffice de vendas totalmente integrado com todas as áreas do seu e-commerce.
Por meio do ONCLICK ERP, é possível automatizar as atividades da empresa e garantir uma gestão integrada. Junto a uma visão de negócios que contempla todas os setores da organização, o sistema ainda facilita diversos processos.
Na ONCLICK, oferecemos um acompanhamento do backoffice com uso de tecnologias avançadas e uma solução completa e flexível – que integra e automatiza todo o gerenciamento da sua loja online. Para saber mais sobre o serviço, entre em contato com a equipe.