Case de sucesso: veja como a Zilio Alimentos utiliza o ERP da ONCLICK em sua gestão

O ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) da ONCLICK é uma ferramenta que proporciona várias praticidades e benefícios a empresas dos mais diversos segmentos. Isso porque, por meio desse programa, é possível ter acesso a dados sobre várias atividades de diferentes departamentos das companhias. Além disso, a ferramenta ajuda a automatizar a realização de várias tarefas que estão relacionadas ao cotidiano dos negócios. Muito prático, não é mesmo?

A Zilio Alimentos foi uma das organizações que se beneficiaram com as facilidades proporcionadas pelo Sistema Integrado de Gestão Empresarial. A plataforma garantiu agilidade na realização dos processos, otimizou a gestão e ainda melhorou os resultados da companhia.

Está interessado em saber mais sobre esse case de sucesso? Neste post, contaremos como foi estabelecida a parceria entre a Zilio Alimentos e a ONCLICK, explicaremos as principais vantagens do ERP e os impactos que a ferramenta trouxe na gestão da empresa do ramo alimentício. Acompanhe!

O que é o ERP?

Trata-se de uma plataforma que otimiza a administração das empresas de diferentes segmentos. Isso é feito por meio da automatização das tarefas e integração de vários segmentos das organizações. Podem ser, por exemplo, atividades ligadas a finanças, vendas, contabilidade, logística, recursos humanos etc.

Dessa maneira, no Enterprise Resource Planning é possível ter todos os dados de uma organização em apenas um local. Essa centralização das informações garante uma melhor produtividade da empresa e facilita a tomada de decisões por parte dos gestores.

Nem sempre é fácil administrar uma empresa, pois é preciso estar antenado no que acontece em diferentes departamentos. Entretanto, o ERP torna mais fácil, por exemplo, definir o momento ideal para se fazer novos investimentos (pode ser na contratação de funcionários, na abertura de filiais, entre outras ações), disponibilizar novos produtos ou serviços, gerir o estoque etc.

Quais são as funcionalidades da plataforma?

O Enterprise Resource Planning da ONCLICK oferece várias funcionalidades e praticidades para as empresas. Entre elas estão:

  • emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e);
  • lançamento do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e): todas as empresas que prestam serviços na área de transporte devem emitir o comprovante;
  • produção de relatórios de Business Intelligence;
  • relatórios de carga, romaneios (documento que lista a carga transportada) e minutas de despacho;
  • aplicativo de vendas B2B (Business to Business, ou seja, empresas que vendem a outras empresas);
  • integração com a loja virtual;
  • realização do controle de estoque, financeiro e de vendas.

Como foi estabelecida a parceria entre a Zilio Alimentos e a ONCLICK?

A Zilio Alimentos desenvolve diversos produtos alimentícios desde 1964. Entre eles doces, pipocas, grãos, farofas, ervas, temperos etc. A companhia está localizada em Ibitinga, no interior de São Paulo.

Antes de iniciar a parceria, a Zilio Alimentos contava com um ERP interno. No entanto, o sistema apresentava muitos problemas e não havia suporte. Em algumas situações, a companhia tinha dificuldades para emitir notas fiscais (chegavam a ficar até três dias sem lançar o comprovante). A plataforma também apresentava problemas nos momentos de atualizações. Essas questões, somadas, prejudicavam a produtividade e os resultados da organização.

Por causa dessas situações, a Zilio Alimentos passou a procurar por outras soluções no mercado até encontrar o ERP da ONCLICK. A parceria se iniciou a cerca de 8 meses. Rodolfo Palanque, Diretor de Tecnologia da empresa do ramo alimentício, disse que “desde o começo, o atendimento da ONCLICK foi muito bom. A Zilio foi muito bem atendida pelo proprietário, que mostrou toda a empresa”.

Rodolfo escolheu o ERP da ONCLICK por meio de uma pesquisa de mercado. De acordo com ele, os já clientes do Sistema Integrado de Gestão Empresarial oferecido pela empresa se mostraram muito satisfeitos com o atendimento. Depois de todas as recomendações, a Zilio tomou a decisão e fechou negócio.

Ele disse ainda que os primeiros meses com o novo sistema foram difíceis por causa dos ajustes e adaptações necessárias. No entanto, ele destacou a agilidade da empresa no atendimento. “O começo foi um pouco complicado, quando eles mudaram de prédio na época e tiveram algumas dificuldades de atendimento, mas agora os erros acontecem devido ao processo interno. Ao entrar em contato, eles tentam resolver o problema na hora”, disse Palanque.

Quais as vantagens do ERP da ONCLICK?

O primeiro ponto positivo desse sistema é a agilidade na realização de diferentes processos. Alguns processos podem demorar até 5 horas para serem feitos e no ONCLICK são necessários apenas 60 minutos na realização das mesmas tarefas. Além disso, a ferramenta é mais fácil de usar e possibilita o aprendizado rápido de todos os membros da equipe.

Um exemplo disso é o processo para faturamento, emissão de nota e conhecimento de transporte. Anteriormente, esse processo era feito em cerca de 5 horas. Atualmente, com o novo sistema, a Zilio faz todo o procedimento em apenas 30 minutos. Além disso, o Conhecimento de Transporte Eletrônico (nota fiscal emitida pelas empresas que fazem o transporte de cargas) era feito nota por nota e a ONCLICK fornece todos os comprovantes preenchidos e transmitidos.

Todos esses benefícios, somados, contribuem para otimizar a produtividade nas empresas. Isso porque o ERP torna possível realizar mais tarefas em menos tempo e de maneira eficaz. Além disso, os gestores podem focar nos pontos mais importantes do negócio e se concentrar na tomada de decisões estratégicas da organização.

Quais os impactos que o sistema trouxe na gestão da empresa?

A centralização dos dados e a integração dos setores das empresas torna mais fácil o controle e a gestão do negócio. Rodolfo Palanque disse que o impacto do ERP da ONCLICK foi positivo na Zilio Alimentos e falou como as funcionalidades do sistema ajudaram na gestão da companhia.

“Com a integração de todos os setores vitais da empresa (compras, vendas, financeiro, produção), (…) torna-se possível controlar e mensurar cada processo com mais informações precisas. O grande diferencial da ONCLICK é o fato de ser um sistema bastante intuitivo e amigável, facilitando seu uso no dia a dia. A medida que tivermos um histórico mais robusto, as avaliações comparativas ajudarão nas tomadas de decisão também”, disse Rodolfo.

O ERP oferece uma série de funcionalidades e praticidades que ajudam a otimizar a produtividade, facilita a gestão e, consequentemente, melhora os resultados das empresas no mercado. Diante dos benefícios citados, vale muito a pena investir no Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Você está interessado em implementar o ERP da ONCLICK na sua empresa? Entre em contato com a gente! Podemos esclarecer todas as suas dúvidas em relação a ferramenta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *