Case de sucesso: como a ONCLICK ajudou a loja virtual Blue White Modas a reorganizar o seu negócio

A Blue White é uma empresa com mais de 30 anos de forte atuação no atacado (loja física em São Paulo) e no varejo (seis lojas em shoppings paulistas), além da loja virtual. Em 2010, a BW se deparou com a obsolescência do seu ERP, o que gerou grandes desafios. No entanto, de 2015 para cá, esse cenário foi modificado — a Blue White é, hoje, um grande case de sucesso ONCLICK.

A tecnologia desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio. Entretanto, não basta implementar um sistema que digitalize o seu controle de mercado — é preciso garantir que essa ferramenta atenda às demandas comerciais da empresa como um todo, o que significa atualização constante e atendimento eficiente.

Falaremos aqui da trajetória da Blue White, mostrando os desafios da empresa e explicando como a ONCLICK ajudou a solucioná-los. Confira!

Qual era o objetivo da Blue White ao contratar a ONCLICK?

A Blue White é a responsável pela loja Yora Atacados e as unidades Blue White Modas, presentes em shoppings de São Paulo. Seu mix de produtos, entretanto, é o mesmo em ambas as frentes: roupas e acessórios infantis, atendendo desde recém-nascidos até crianças de 18 meses — incluindo chupetas, mamadeiras, carrinhos de bebês, etc.

A empresa enfrentava muitos problemas técnicos com as ferramentas tecnológicas de suas lojas (ERP). Por mais que esses sistemas tivessem as funcionalidades necessárias, eles não acompanhavam o mercado — a customização só era possível com a compra de uma nova versão. Consequentemente, a Blue White se viu presa a um sistema que se tornava cada dia mais obsoleto.

O objetivo da parceria com a ONCLICK era simples: contar com uma ferramenta realmente inovadora que se adequasse às necessidades da Blue White e evoluísse junto com elas. Além disso, o atendimento era um ponto essencial: a BW queria um suporte ágil e realmente eficiente.

Como a Blue White encontrou a ONCLICK?

Thiago Venâncio, gestor de e-commerce da Blue White, conta que gerenciou um departamento de TI em outra loja, onde teve seu primeiro contato com a ONCLICK. Posteriormente, uma segunda experiência aumentou sua confiança no ERP.

“Gerenciei um e-commerce de cosméticos e também foi necessário usar essa ferramenta”, conta Thiago. “Novamente, a ONCLICK teve aderência no projeto.” Quando assumiu a gestão de e-commerce da Blue White, ele apresentou a proposta e pôde dar início ao projeto de implantação do ERP da ONCLICK.

Qual foi a solução apresentada para a Blue White pela ONCLICK?

A ONCLICK tem diversos pacotes de serviço elaborados de acordo com as necessidades de cada negócio. Assim, foi oferecida à Blue White uma solução que considerava, para começar, a existência de filiais com perfis diferentes (atacado e varejo, lojas físicas e e-commerce).

O ERP disponibilizaria funcionalidades para gestão de estoque, departamento de compras interno, emissão de notas e cupons fiscais, entre outros. Vale destacar a possibilidade de atualização constante do sistema com novas funções, sem a necessidade de pagamento extra por esse serviço.

Para completar, foi elaborada uma estratégia de atendimento ágil para solucionar eventuais problemas ou tirar dúvidas. A Blue White adotou, também, a solução de inteligência artificial da ONCLICK para otimizar a gestão dos negócios.

Como foi o processo de implementação da solução da ONCLICK na Blue White?

O primeiro passo foi a realização de uma entrevista para que os consultores da ONCLICK conhecessem mais a fundo os negócios da Blue White. A oferta foi, então, ajustada — isso incluía, por exemplo, estabelecer o número de horas de treinamento necessárias para iniciar a operação do ERP.

Após essa fase, a ONCLICK fez um estudo para definir o momento e o modo adequados para exportar os dados do sistema antigo para aproveitar as informações que a BW já possuía (dados de clientes, cadastros de produtos etc).

A diretoria da Blue White optou por uma troca imediata, algo que foi executado com rapidez — mesmo com o grande volume de dados a serem transferidos (mais de 300 mil cadastros de produtos e 40 mil de clientes, por exemplo).

No dia da troca definitiva, a ONCLICK designou um colaborador para cada loja, para sanar dúvidas dos vendedores e gerentes, garantindo a fluidez do processo.

Quais os resultados obtidos pela Blue White utilizando a solução da ONCLICK?

Segundo Thiago Venâncio, “os feedbacks de todos os departamentos são positivos, principalmente sobre a disponibilidade do sistema”. Um dos diferenciais do software é que ele “tem telas mais amigáveis que facilitam o trabalho, o que diminuiu o impacto da mudança”.

Com uma Business Intelligence (BI) mais sensível, a qualidade das informações retiradas do sistema melhorou. Assim, a Blue White passou a contar com relatórios mais eficientes, que mostram o panorama geral e específico do desempenho da empresa.

Thiago ressalta que “a ONCLICK foi pré-requisito para a empresa começar a operar com e-commerce”, pois ajudou a “fazer a integração, acessar informações e facilitar o processo de preparação dos produtos”.

A nota de avaliação dos clientes subiu para 9.5, com zero reclamações — tanto no e-Bit da Blue White quanto no site do Reclame Aqui.

Quais mudanças nos processos da Blue White merecem destaque?

A dinâmica interna da BW passou por uma revolução. O fechamento do SPED fiscal, por exemplo, agora é entregue nos primeiros dias do mês. Antes, isso era feito praticamente na data limite, “por conta do engessado sistema antigo”, explica Thiago Venâncio.

Os processos que dependem do ERP não só foram otimizados, como a Blue White deixou de correr riscos de multa por atrasar o envio de um arquivo digital para a Receita Federal. Além disso, destaca Thiago, o ERP da ONCLICK “evitou retrabalho em diversos departamentos e processos, como financeiro e contas a pagar e receber”.

Por fim, o gestor de e-commerce ressalta a confiabilidade que a dedicação da ONCLICK passa aos seus clientes, afirmando que indicaria os serviços da empresa. “O principal diferencial é o cuidado e a atenção que a ONCLICK tem com o cliente, além de a ferramenta ser completa.”

Como você pode ver, é possível vencer os grandes desafios com tecnologia de ponta e suporte completo.

Se quiser fazer da sua empresa também um case de sucesso ONCLICK, entre em contato conosco e veja como nossas soluções funcionam no contexto específico do seu negócio!