Tudo indica que o mercado de e-commerce adentrará sua melhor década a partir de 2020. Vamos lembrar que em 2019 o volume de compras online quase superou pela 1° vez o montante do varejo físico na Black Friday. Esse dado por si só já é uma introdução ao que podemos esperar nos próximos anos.
O eMarketers, empresa de pesquisa de mercado, colabora com as expectativas positivas ao apontar um crescimento de 16% no varejo online global em 2020. O bom é que esse crescimento tem sido sustentável ao longo dos anos, sem bolhas que coloquem em xeque a confiança sobre os negócios.
Mas, em que está pautada essa expectativa de crescimento? Veja o que sugerem os especialistas:
Marketing direcionado e relacionamentos personalizados – a combinação inteligente de dados dos clientes baseada no comportamento do consumidor, seus interesses e histórico de compras, deverá alavancar ainda mais a assertividade na oferta de produtos.
Designes arrojados impulsionados pelo 5G irão permitir que informações visuais sejam mais exploradas e, consequentemente, colaborem com a decisão de compra por impulso. Nesse cenário, será essencial compartilhar conteúdo acerca dos produtos, alinhando com informações produzidas pelos usuários.
Ferramentas de Inteligência Artificial – outro benefício que a chegada do 5G deverá trazer para o comércio virtual é a movimentação ainda mais abundante de dados, os quais se tratados por ferramentas de inteligência artificial proporcionarão resultados de vendas jamais alcançados.
Confiança x privacidade de dados – esse é um tema que todo varejista deve dedicar atenção. Os consumidores da era 4.0 concordarão em deixar suas informações somente se sentirem confiança na marca. Daí a importância dos lojistas se manterem atentos ao que determinam os regulamentos de privacidade do consumidor, em especial a nova LGPD.
Internet das Coisas – a evolução digital deverá ser ainda mais acelerada nos próximos anos e a Internet das Coisas irá permitir mais opções de pontos de contato com os e-consumidores. Isso porque com o aumento das APIs, os comerciantes terão cada vez mais possibilidade de se conectar com os clientes baseados no que eles estão inclinados a comprar. Imagine você poder comprar acessório para o seu carro a partir do próprio veículo ou fazer um pedido para o supermercado usando a geladeira? É disso que estamos falando!
Seu e-commerce está preparado?
Há ainda outros fatores que não estão diretamente relacionados à tecnologia, mas que favorecerão diretamente o crescimento do comércio eletrônico. A exemplo disso, temos o setor de transporte e logística, que com uma concorrência cada vez maior entre os fornecedores, deverá trazer menores custos aos comerciantes e mais qualidade na prestação de serviços.
Mas, para que se possa fazer uso favorável desse universo de possibilidades, é importante contar com um sistema robusto de gestão, que integre e gerencie com eficácia todas as pontas que uma operação de venda online exige: cadastro e análise de produtos, formação de preços, cadastro de produtos, estoque, emissão de notas, agendamento de promoções, controle de entrega, logística reversa, etc.
Então, antes de turbinar sua operação, vale verificar se a base do seu negócio está devidamente preparada para receber o que há de novo e, assim, seguir fidelizando o consumidor.
(Artigo publicado no Portal E-Commece Brasil, em 14 de janeiro de 2020)
Marcel Farto, CEO da ONCLICK, é formado em Sistemas de Informação pela Unesp e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. O executivo soma 20 anos de experiência no segmento de TI, numa trajetória que mescla empreendedorismo e gestão de negócios. Começou na ONCLICK em 2012 como Diretor de Desenvolvimento, assumindo a presidência em 2014. Antes, foi fundador e CEO da Commit Consulting.