Transportadora ou Correios: qual a melhor forma de entrega?

Uma das principais decisões de um e-commerce é a forma de entrega. As opções não são muito variadas, por isso, a escolha se resume a transportadoras ou Correios. Como o prazo de entrega é uma das coisas mais importantes para os clientes, é necessário buscar a melhor solução.

Os Correios são um serviço conhecido no Brasil e já operam em nosso país há muito tempo. Eles atendem a diversos tipos de lojas virtuais, devido à representatividade e alcance nacional. Isso permite que o serviço chegue em locais que uma transportadora talvez não alcance.

As transportadoras costumam ser mais flexíveis e oferecem mais opções para as entregas de produtos que os Correios não aceitam, como materiais químicos ou objetos pesados e de grande tamanho.

Neste artigo, mostraremos as principais vantagens e desvantagens de contar com uma transportadora ou Correios. Acompanhe a leitura!

Quais são as vantagens e desvantagens dos Correios?

Você provavelmente conhece o serviço dos Correios, mas talvez não tenha analisado todos os pontos. Por isso, é importante ver quais são as vantagens e desvantagens desse serviço. Confira!

Vantagens

Valor do frete

O custo do frete é um fator determinante para o consumidor fechar ou não uma compra. Quando os produtos são leves, os Correios são capazes de oferecer um preço mais barato, já que a precificação é feita sobre o peso do pacote.

Credibilidade

Por serem conhecidos e atuarem há muito tempo no mercado, mantêm uma certa credibilidade. Por esse motivo, o serviço deles pode passar mais confiança para quem não é tão acostumado a fazer compras online.

Integração com a plataforma

Outra vantagem desse serviço é a possibilidade de estabelecer uma integração direta com a loja virtual por meio do web service dos Correios. Ela é importante para mostrar o valor do frete ao cliente final de forma automatizada. Com isso, é possível informar o preço ao consumidor antes da conclusão do pedido.

Contratos especiais

Os Correios também permitem que você faça um contrato como pessoa jurídica e, assim, consiga fretes mais baratos, de acordo com o volume de envios. Isso contribui para o maior controle dos seus envios e uma economia em termos de valor final para o negócio e para os clientes.

Desvantagens

Restrição de peso e embalagem

Quando os produtos são mais pesados ou frágeis, os Correios não são uma boa opção. O custo do frete fica muito alto, inviabilizando a operação. Além disso, as embalagens são limitadas, não oferecendo o grau de segurança necessário em alguns casos.

Restrição de áreas

Se o comprador morar em uma área considerada “de risco” pelo sistema dos Correios ou até não mapeada, o entregador não conseguirá realizar a entrega. Dessa forma, o destinatário precisa ir para a agência mais próxima para retirar a encomenda. Essa situação não é a ideal e pode resultar em uma avaliação negativa sobre a loja.

Possibilidade de greve

Por ser um serviço público, os Correios estão sujeitos a paralisações e greves. Esses períodos são complicados e trazem dificuldades para as lojas, que não conseguem cumprir seus prazos e perdem vendas.

Quais são as vantagens e desvantagens das transportadoras?

O uso de transportadoras não é tão comum no cotidiano, mas para quem trabalha com entregas é importante entender as principais vantagens e desvantagens que elas trazem para o seu negócio. Confira!

Vantagens

Entrega direta

A entrega direta garante que um pacote seja entregue no endereço residencial ou comercial que você forneceu. Diferentemente dos Correios, que podem passar a encomenda de um centro de distribuição a outro até chegar ao endereço, a transportadora retira o pacote na sua loja e a entrega diretamente na casa do comprador.

Não sujeito a paralisação

Por serem organizações privadas, as transportadoras não correm o risco de greve, o que traz segurança para as empresas e garante que os prazos de entrega serão sempre cumpridos.

Maior flexibilidade

As transportadoras costumam ser bem mais flexíveis com relação à carga que carregam, já que existem menos regras sobre tamanho, peso e fragilidade dos produtos. Cada empresa tem suas regras, mas geralmente, elas costumam entregar objetos que os Correios não aceitam.

Desvantagens

Valor geralmente mais alto

De modo geral, as transportadoras têm um preço para o frete muito superior ao serviço prestado pelos Correios. Isso encarece a compra e, por muitas vezes, provoca a evasão do carrinho, um dos grandes desafios do e-commerce.

Maior atenção ao cálculo do frete

O cálculo do frete, na maioria dos casos, não pode ser feito automaticamente, como acontece com o sistema dos Correios. Isso requer mais atenção no momento da compra, o que também pode induzir os consumidores a desistirem do negócio.

Afinal, como escolher entre transportadora ou Correios?

Mesmo com o conhecimento dos benefícios e prejuízos das duas modalidades, você ainda pode estar em dúvida sobre qual delas escolher. Isso é normal, pois essa decisão é importante para logística. A dica é avaliar as características do seu negócio e escolher de acordo com suas necessidades. Além disso, preste atenção aos seguintes pontos:

  • quantidade de envios da sua empresa;
  • suporte e rastreamento;
  • valor médio dos itens de sua loja, comparando com as tarifas de frete;
  • local de residência do público-alvo;
  • possibilidade de seguro de mercadorias;
  • prazos.

Depois de analisar essas informações, a decisão ficará um pouco mais fácil. Portanto, não se apresse e analise bem todos os pontos. A escolha não trará apenas vantagens, mas é preciso decidir de maneira que as desvantagens sejam menores e que a qualidade do serviço seja maior, oferecendo uma entrega barata e eficiente para os seus consumidores.

Essas são as principais informações que você precisa para escolher entre transportadora ou Correios. As duas opções podem ser as ideais para o seu negócio, por isso, é fundamental analisar cada ponto e escolher a que mais traga benefícios para você. Lembre-se de que a entrega está entre os fatores determinantes para a satisfação do cliente, portanto, a escolha certa fará toda a diferença.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre o mercado do e-commerce? Então, aproveite para ler o nosso artigo que fala sobre os principais benefícios do rastreamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *