Estamos na era da economia da recorrência, mas o que é isso? É um modelo de negócio em que o cliente paga por um período contínuo para acessar produtos ou serviços. Um deles é o Clube de Assinatura, que pode ser ideal para a sua marca.
Para você, gestor, que busca expandir as oportunidades e fontes de receita do seu negócio, esta é uma estratégia assertiva para fidelizar mais consumidores.
Como um modelo do negócio que vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo, tendo em vista a movimentação em torno de R$1 bilhão em 2019, número que cresceu 10% em 2020, segundo a ABComm, o Clube de Assinatura é um meio interessante para beneficiar tanto empresas quanto clientes.
Isso porque o seu conceito está baseado para além dos produtos. Foca nos serviços, os quais clientes associados, têm o direito de escolher um plano, pagar um valor fixo e receber, de forma mensal ou semanal, uma seleção de itens exclusivos.
Considerado ainda como um modelo recente no Brasil, em países estrangeiros o cenário se difere: nos Estados Unidos, por exemplo, já está mais consolidado e a movimentação do Clube de Assinatura gera um faturamento 50 vezes maior, chegando a US$ 10 bilhões, conforme pesquisas publicadas pelo Correio Braziliense.
Desta forma, saiba um pouco mais sobre as principais características de um Clube de Assinatura e comece a investir neste modelo de negócio que promete movimentar ainda mais o mercado.
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5 principais características para montar um Clube de Assinatura
- Produtos selecionados: Os itens oferecidos pela empresa podem ser selecionados exclusivamente para clientes fidelizados, adicionando, assim, exclusividade e benefícios.
- Segmentação: Faz-se necessário conhecer bem o público-alvo e suas preferências. Assim, os kits são montados e enviados de acordo com o nicho escolhido, atendendo as demandas de maneira personalizada.
- Comodidade: Esta é uma das principais características, pois o cliente aprecia a comodidade ao receber um produto em mãos, fazendo com que ele queira fazer parte deste modelo.
- Exclusividade: Os produtos exclusivos são primordiais neste modelo, principalmente, pelo investimento nos diferenciais de sua empresa. Aqui, pode- se investir em enviar lançamentos e produtos feitos para o Clube de Assinatura.
- Cobrança recorrente: Proporciona maior visibilidade e projeção financeira para o negócio, uma vez que o pagamento é automático via cartão de crédito ou débito em conta.
Além das características citadas, é preciso ter em mente os caminhos que precisam ser seguidos durante a implementação do modelo com o objetivo de levar lucro ao seu negócio. Os dois principais são:
- Produto como Assinatura: A caixa com os produtos selecionados a serem recebidas pelo cliente tem o objetivo de valer mais do que o valor pago pela assinatura. Ou seja, superar as expectativas.
- Produto como Assinatura de Canal de Ampliação das Vendas: Neste modelo, a assinatura paga o custo do produto e funciona como um gatilho comercial para fidelizar e vender mais para o cliente recorrente.
E, agora? Sua empresa está pronta para ter um Clube de Assinatura que promete se consolidar cada vez mais em nosso país?
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