Montar uma estrutura de e-commerce é um passo muito importante para empresas de varejo que desejam divulgar e ampliar o número de vendas dos seus produtos na internet. Apesar disto, muitos empreendedores ainda não sabem como montar uma loja virtual da maneira correta.
Existem vários benefícios de adotar um e-commerce, entre eles podemos destacar a redução de custos operacionais, maior facilidade para o consumidor ter acesso aos produtos e o poder de alcance da internet.
Não restam dúvidas, portanto, de que um e-commerce pode alavancar as vendas da sua empresa. Por isso, desenvolvemos um passo a passo para que você entenda como montar uma loja virtual. Vamos lá?!
1. Legislação
Ao pensar em como montar uma loja virtual, o primeiro passo para garantir o funcionamento do seu negócio é conhecer a legislação. No Brasil, o comércio eletrônico precisa seguir os dispostos pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que trata sobre os direitos do consumidor. Além disso, o Decreto nº 7.962, de 15 de março de 2013 dispõe sobre o comércio eletrônico.
Entre as determinações estão a facilitação do atendimento, transparência, informações claras sobre os produtos e serviços, disponibilização de endereço físico e eletrônico, discriminação de despesas adicionais como frete, formas de pagamento, entre outros.
2. Planejamento
Para estruturar um e-commerce é preciso definir quais são os objetivos da empresa e, a partir disso, traçar um planejamento de ações. Nessa fase, você deve identificar qual é seu nicho de mercado, qual o seu público e quem serão seus fornecedores.
As informações precisam ser bem claras, do contrário, a sua empresa não conseguirá se posicionar adequadamente no mercado.
3. Estrutura
Engana-se quem pensa que para montar uma loja virtual não é preciso investir em estrutura. Claro, que os investimentos são bem menores do que os das lojas físicas, mas é preciso ter uma estrutura mínima, com local para estoque de mercadorias e uma plataforma para apresentação e venda dos produtos.
A infraestrutura deve incluir ainda serviços de suporte para o cliente, com atendimento rápido, resolução de problemas e acompanhamento de pedidos.
4. Plataforma
Após estruturar seu planejamento e identificar a infraestrutura necessária para a venda dos seus produtos, é hora de escolher a plataforma de e-commerce para hospedar seu negócio.
A plataforma é o seu canal de vendas. Faça uma análise dos principais serviços desse tipo no mercado, observando diversos aspectos, como possibilidade de customização, flexibilidade, otimização para dispositivos móveis e acessibilidade. A plataforma precisa ser completa e de fácil utilização pelos clientes.
5. Segurança
A segurança é fator fundamental para a estruturação da sua loja virtual. Você precisa garantir que os dados das suas transações financeiras, em especial, os dados de compra dos seus clientes estejam seguros.
Alguns cuidados básicos são a utilização de Certificado digital SSL, que criptografa as informações trocadas com os clientes na internet e o uso de Scan de Aplicação e IP, que busca as vulnerabilidades da plataforma e indica quais são as correções necessárias.
6. Pagamento
O relacionamento entre sua loja virtual e os clientes é totalmente online, desde o processo de captação até a efetivação do pagamento. Portanto, é preciso definir quais serão as formas de pagamentos aceitas pelo seu negócio. Confira alguns métodos adotados nesse caso:
- intermediadores de pagamento: é uma opção para iniciantes, pois os intermediadores facilitam as transações financeiras. Algumas opções bem conhecidas no mercado são o Paypal, Mercado Pago e PagSeguro. A vantagem é que não é necessário CNPJ, mas os valores cobrados por essas empresas geralmente são altos;
- cartão de crédito: essa modalidade de pagamento não pode faltar em uma loja virtual, pois facilita a compra. O cliente pode optar pelo parcelamento do pagamento e a compensação ocorre de forma automática;
- boleto bancário: é o método de pagamento preferido dos clientes mais desconfiados, que ficam com medo de expor os dados de seu cartão na internet. A desvantagem é a demora para a compensação do pagamento, que pode levar até cinco dias úteis.
7. Administração
O uso de ERP, capaz de integrar a plataforma de comércio eletrônico e as atividades administrativas da sua empresa, é a melhor maneira de garantir a segurança do negócio.
Essa forma de gestão otimiza as atividades, reduz custos e evita a ocorrência de falhas. Dessa maneira, você terá as informações necessárias para a tomada de decisões acertadas e estratégicas.
8. Marketing
Depois de estruturar sua loja virtual, é preciso dedicar tempo e recursos para elaborar estratégias de captação de clientes. Para lhe ajudar, separamos algumas sugestões para potencializar seu negócio, veja abaixo:
- redes sociais: é um canal barato que possibilita o contato direto com os potenciais clientes;
- conteúdo: a elaboração de conteúdos relevantes é uma maneira muito utilizada para educar, atrair e nutrir potenciais clientes e compradores habituais. O método é barato e oferece excelentes resultados;
- e-mail marketing: é uma das principais formas de prospecção e manutenção de clientes para e-commerces. Você pode utilizá-lo para enviar promoções e descontos exclusivos.
9. Suporte
O processo pós-venda é tão ou mais importante do que a venda em si. Caso, a empresa não forneça um suporte adequado, ela pode ser penalizada legalmente, conforme a Lei do E-commerce e, claro, perder clientes.
O suporte deve ser disponibilizado no formato 24/7, ou seja, 24 horas durante 7 dias por semana. Deve ser respeitado ainda o direito de arrependimento da compra.
10. Logística e frete
Quando um cliente opta pela compra em uma loja virtual, ele está em busca de comodidade, e isso inclui as formas de entrega oferecidas pela sua empresa. Sendo assim, sua logística precisa ser eficiente. Existem duas opções para a entrega de produtos: via correios ou por meio de transportadoras.
No caso dos correios, a empresa precisa se preparar para eventuais greves e o limite é de 30kg por envio, enquanto as transportadoras podem ser inviáveis e caras para pequenos negócios.
Ah, não se esqueça de informar o seu cliente sobre a cobrança ou não de frete para cada produto. Quando falamos em comércio eletrônico, a transparência define o sucesso ou não de um negócio.
Seguindo esse passo a passo de como montar uma loja virtual, você conseguirá estruturar seu e-commerce de forma eficiente e garantir bons resultados.
Bem, agora que você já sabe como montar uma loja virtual aproveite e faça a leitura do artigo “Investir em E-commerce – veja por que isso é uma ótima ideia”.