Conheça as 4 principais estratégias de precificação no mercado 

Peças-chave no sucesso de qualquer negócio, as estratégias de precificação influenciam diretamente na lucratividade e competitividade do seu negócio diante do mercado, que nunca deixa de ser dinâmico.  

Neste contexto, entender sobre o assunto e aplicá-las é crucial para atender às demandas dos consumidores e alcançar os seus objetivos financeiros. 

Abaixo, conheça as 4 principais estratégias de precificação.  

Precificação competitiva 

Nesta abordagem, os preços são determinados com base nos valores praticados pelos concorrentes. 
 
O objetivo é manter a empresa alinhada com o mercado, garantindo que seus produtos ou serviços sejam percebidos como uma opção atraente em termos de custo-benefício, além de não espantar os possíveis clientes.  

Precificação de valor 

Focada na percepção de valor que o cliente tem em relação ao produto ou serviço, precificação de valor visa manter constantes os preços que são estabelecidos com base nos benefícios percebidos pelo consumidor. 

Dessa forma, a empresa captura parte do lucro ao definir seus preços. 

Estratégias dinâmicas de precificação 

Em um ambiente de mercado em constante mudança, estratégias de precificação se tornam essenciais se feitas de forma dinâmica. 

Isso abrange ajustes de preços em resposta a variáveis como flutuações de custos ou datas especiais, como o Dia das Mães, por exemplo – segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o faturamento dos e-commerces em 2023 foi de 33% superior em relação ao ano anterior. 

Logo, tal flexibilidade permite à empresa otimizar sua receita em diferentes cenários. 

Precificação psicológica 

A precificação psicológica explora a psicologia do consumidor, estabelecendo preços que influenciam a percepção do valor do produto.  

Preços que terminam em “99” ou “95” e a criação de pacotes atraentes são exemplos que buscam atingir a mente do cliente de maneira sutil, mas eficaz, ainda criando vínculos emocionais. 

Importância da precificação 

A escolha e implementação de estratégias de precificação são decisivas para o êxito de uma empresa no mercado, independente do tempo que ela existe.  

Seja através da concorrência, do valor percebido, da flexibilidade dinâmica ou da mente do consumidor, não se esqueça que uma precificação bem-sucedida é um equilíbrio entre maximizar os lucros e satisfazer as expectativas dos clientes. 

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