Dentro do planejamento ideal para melhores vendas em 2024 estão novas estratégias de marketing e logística, incluindo também o perfil dos clientes e público-alvo em geral.
O processo não seria válido, contudo, se não fossem levadas em consideração as principais datas do varejo.
Nelas estão oportunidades de crescimento para o seu negócio para ficar à frente da concorrência. Abaixo, descubra quais são. Boa leitura!
Dia das Mães
O Dia das Mães representa um momento significativo para o varejo, que se baseia na dinâmica de ter datas-chave ao longo do ano.
Marcada pelo segundo domingo de maio em muitos países, esta é uma oportunidade para as pessoas expressarem seu carinho por meio de presentes, promovendo um aumento nas vendas de itens relacionados a cuidados pessoais, moda e tecnologia.
Nesse contexto, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2023, 46% dos consumidores optaram por comprar calçados ou acessórios em e-commerces. O faturamento, em geral, foi de 33% superior em relação ao ano passado.
Dia dos Namorados, 12 de junho
Já o Dia dos Namorados, comemorado em diferentes datas ao redor do mundo, também desempenha um papel relevante no varejo.
Em geral, as pessoas são estimuladas em setores que representam ideias românticas, como restaurantes, cinemas, floriculturas e lojas de chocolates.
Busque construir uma divulgação temática dias antes e prepare-se para as reservas de presentes em seu e-commerce!
Dia dos Pais, 14 de agosto
Focada no consumo do público masculino, a data deve ser lembrada com antecedência pelos varejistas.
Para inovar no próximo ano, nossa dica é implementar estratégias que vão além de bons produtos, como serviços que tragam experiências memoráveis para pais e filhos. A ideia é também uma forma de aumentar tempo de permanência no interior da loja e as chances de fidelização.
Dia do Cliente, 15 de setembro
Muitas pessoas aguardam ansiosamente pelo Dia do Cliente, já que o varejo costuma trazer descontos e promoções especiais.
Conte com o impacto que as redes sociais e ranqueamento no Google têm e use a data como uma alavanca para fazer os consumidores sentirem a importância que realmente possuem na construção do seu e-commerce.
Dia das Crianças, 12 de outubro
O Dia das Crianças traz sua importância para o varejo por ser a que mais se há lucro a partir de brinquedos.
Em 2022, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas cresceram cerca de 13% na semana da data.
Black Friday, 29 de novembro
Em 2024, a Black Friday será em 29 de novembro, última sexta-feira do mês.
A data é tradicionalmente lembrada por descontos expressivos, marcando também o início da temporada de compras natalinas.
Natal, 25 de dezembro
É claro que não podemos nos esquecer do Natal, que é uma das principais datas do varejo. Em 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado o e-commerce brasileiro faturou R$ 2,8 bilhões.
É importante lembrar que a data vem logo após a Black Friday, o que pode pedir preços melhores para consumidores que já gastaram muito.
Além de impulsionar vendas de presentes e produtos sazonais, a proximidade do ano novo também contribui para esse cenário, à medida que as pessoas buscam celebrar e presentear parentes e amigos.