Experiência phygital na prática: saiba como implementar no varejo

A imagem mostra uma mulher em um ambiente de casa, segurando um dispositivo de "smart TV" e olhando para a tela do aparelho. Ela está vestindo um blusa jeans e parece estar interagindo com o sistema de entretenimento ou controle remoto, o que sugere a utilização de tecnologia para melhorar a experiência de uso em casa. No contexto do artigo "Experiência phygital na prática: saiba como implementar no varejo", a imagem pode representar a integração da tecnologia digital (phygital) na vida cotidiana, especialmente no contexto do varejo.

Todos os setores passam por mudanças quando uma nova tecnologia ou tendência entra nos radares dos tomadores de decisões ou do próprio público consumidor. E com o varejo não é diferente: a experiência phygital, que junta os ambientes físico (phygital, em inglês) e digital, já é uma realidade e precisa ser implementada pelas empresas que desejam se destacar no mercado

Neste cenário, é essencial integrar os dois mundos e aumentar – e melhorar – tanto a vivência do cliente dentro da jornada de compra, como a relação dele com a marca. Esses objetivos podem ser atingidos com uma boa dose de tecnologia em conjunto com análise de dados. 

Daqui para frente, um fato já é certo: o caminho para o varejo é o dos multicanais com foco na experiência phygital – no qual os canais físicos e online são complementares entre si, e não concorrentes. 

Segundo uma pesquisa divulgada pela Opinion Box, que mapeou os hábitos, necessidades e ambições que vão nortear as tendências de mercado para o varejo brasileiro em 2023, a experiência omnichannel, ou omnicanal (em que há integração da comunicação entre diferentes canais) agrada 84% dos consumidores. De acordo com esta parcela, a jornada do cliente na hora da compra precisa ser excelente para que uma verdadeira experiência phygital aconteça

O estudo ainda aponta que uma das experiências que mais agrada os clientes é a modalidade pick-up in store – realizar uma compra online e retirar em uma loja física. Além da facilidade para o consumidor, ela é positiva para as marcas, que têm mais um momento de contato com o cliente durante a compra. 

Mas, afinal, como colocar a experiência phygital em prática no varejo? Explicamos para você abaixo, confira!

Como implementar a experiência phygital no varejo

A experiência phygital é o futuro do varejo. Sua empresa pode estar preocupada com as metas de vendas, mas os consumidores estão ditando novas regras que transformam o funcionamento das varejistas. E caso não haja uma preocupação em atender às últimas necessidades, o crescimento da sua marca entra em alerta.

Mesmo realizando compras de forma virtual, por exemplo, o cliente ainda valoriza a possibilidade de manusear produtos, esclarecer dúvidas com atendentes (que não sejam robôs) e até mesmo ser aconselhado sobre o que comprar. 

Por outro lado, aqueles que compram em lojas físicas gostam da praticidade de provarem peças e outros itens, por exemplo, e terem suas mercadorias entregues na porta de casa.

Confira a seguir cinco dicas para colocar a experiência phygital em prática no seu negócio:

1. Tecnologia é a base para a evolução

Investir em tecnologia integra os ambientes físico e digital, o que aumenta a produtividade, a efetividade de gestão e a fidelização dos clientes. 

Atualmente, existe uma gama de elementos que possibilitam a criação de espaços integrados. Entre eles estão a conectividade, aplicações em nuvem, ferramentas que protegem informações, o 5G, o metaverso, o Big Data e a Inteligência Artificial

Esteja atento às tendências do mercado e dos indicadores para sair a frente da concorrência, aumentar o interesse de compra e proporcionar experiências únicas aos consumidores.

2. Conheça o seu público

Por meio de um estudo detalhado, analise as preferências dos seus clientes. O que eles esperam da sua marca? Qual a forma que eles mais compram? Quais são as suas faixas etárias? 

Essas são apenas algumas perguntas importantes para adequar a sua estratégia de venda e ter um nível de atendimento ao consumidor satisfatório e adequado em ambos os ambientes.

3. Adeque os canais de atendimento e as ferramentas

Após conhecer a fundo o seu público, fica mais fácil de entender quais canais têm mais a ver com a sua marca. É melhor escolher uma loja virtual, focar nas redes sociais ou criar um aplicativo? Em seguida, escolha os melhores softwares e ferramentas para que o seu negócio possa vender mais.

4. Seja omnichannel

Esta é uma das principais dicas para quem quer ter uma experiência phygital: seja multicanal. Ou seja, além da estratégia digital e do e-commerce, não se esqueça do ponto físico. Ser omnichannel é o ponto-chave que irá proporcionar uma experiência personalizada ao cliente.

Para tanto, use a tecnologia como aliada para aproximar ainda mais o mundo físico do digital, oferecendo uma experiência integrada e personalizada para o cliente. 

  • Aplique tecnologias de IA para analisar o comportamento dos consumidores e personalizar sugestões para esse público;
  • Utilize a realidade aumentada para permitir que o usuário “experimente” ou simule um produto de forma digital;
  • Invista em ativações por meio de QR codes e telas interativas para o acesso a informações detalhadas sobre um produto.

Essa integração de canais compreende todos os passos, que vão desde a seleção de produtos, venda e pagamento, até o pós-venda – permitindo que o cliente, por exemplo, comece uma compra no site e retire o produto na loja física, ou o contrário. 

Otimizar o seu site, criar um perfil para uma determinada rede social emergente ou oferecer promoções para as compras físicas são exemplos phygitais. 

Quando o assunto é integração, a ONCLICK ERP oferece um sistema tecnológico que permite interligar todas as áreas do seu comércio. 

Ter mais canais de venda significa mais informações para administrar e, com a ONCLICK, você concentra todos os dados em um só lugar – conseguindo ter maior visibilidade da gestão para investir nesta nova tendência. Acesse o nosso site e saiba mais!

A experiência phygital pode tornar uma simples compra em algo único e prático para os consumidores. 

Por isso, é preciso que as varejistas estejam atentas às mudanças tecnológicas e tratem as experiências dos clientes como um dos centros dos negócios. Essa operação pode revolucionar as empresas e elevar os níveis de satisfação dos compradores, culminando em sucesso certeiro para os empreendimentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *