Todos os setores passam por mudanças quando uma nova tecnologia ou tendência entra nos radares dos tomadores de decisões ou do próprio público consumidor. E com o varejo não é diferente: a experiência phygital, que junta os ambientes físico (phygital, em inglês) e digital, já é uma realidade e precisa ser implementada pelas empresas que desejam se destacar no mercado.
Neste cenário, é essencial integrar os dois mundos e aumentar – e melhorar – tanto a vivência do cliente dentro da jornada de compra, como a relação dele com a marca. Esses objetivos podem ser atingidos com uma boa dose de tecnologia em conjunto com análise de dados.
Daqui para frente, um fato já é certo: o caminho para o varejo é o dos multicanais com foco na experiência phygital – no qual os canais físicos e online são complementares entre si, e não concorrentes.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Opinion Box, que mapeou os hábitos, necessidades e ambições que vão nortear as tendências de mercado para o varejo brasileiro em 2023, a experiência omnichannel, ou omnicanal (em que há integração da comunicação entre diferentes canais) agrada 84% dos consumidores. De acordo com esta parcela, a jornada do cliente na hora da compra precisa ser excelente para que uma verdadeira experiência phygital aconteça.
O estudo ainda aponta que uma das experiências que mais agrada os clientes é a modalidade pick-up in store – realizar uma compra online e retirar em uma loja física. Além da facilidade para o consumidor, ela é positiva para as marcas, que têm mais um momento de contato com o cliente durante a compra.
Mas, afinal, como colocar a experiência phygital em prática no varejo? Explicamos para você abaixo, confira!
Como implementar a experiência phygital no varejo
A experiência phygital é o futuro do varejo. Sua empresa pode estar preocupada com as metas de vendas, mas os consumidores estão ditando novas regras que transformam o funcionamento das varejistas. E caso não haja uma preocupação em atender às últimas necessidades, o crescimento da sua marca entra em alerta.
Mesmo realizando compras de forma virtual, por exemplo, o cliente ainda valoriza a possibilidade de manusear produtos, esclarecer dúvidas com atendentes (que não sejam robôs) e até mesmo ser aconselhado sobre o que comprar.
Por outro lado, aqueles que compram em lojas físicas gostam da praticidade de provarem peças e outros itens, por exemplo, e terem suas mercadorias entregues na porta de casa.
Confira a seguir cinco dicas para colocar a experiência phygital em prática no seu negócio:
1. Tecnologia é a base para a evolução
Investir em tecnologia integra os ambientes físico e digital, o que aumenta a produtividade, a efetividade de gestão e a fidelização dos clientes.
Atualmente, existe uma gama de elementos que possibilitam a criação de espaços integrados. Entre eles estão a conectividade, aplicações em nuvem, ferramentas que protegem informações, o 5G, o metaverso, o Big Data e a Inteligência Artificial.
Esteja atento às tendências do mercado e dos indicadores para sair a frente da concorrência, aumentar o interesse de compra e proporcionar experiências únicas aos consumidores.
2. Conheça o seu público
Por meio de um estudo detalhado, analise as preferências dos seus clientes. O que eles esperam da sua marca? Qual a forma que eles mais compram? Quais são as suas faixas etárias?
Essas são apenas algumas perguntas importantes para adequar a sua estratégia de venda e ter um nível de atendimento ao consumidor satisfatório e adequado em ambos os ambientes.
3. Adeque os canais de atendimento e as ferramentas
Após conhecer a fundo o seu público, fica mais fácil de entender quais canais têm mais a ver com a sua marca. É melhor escolher uma loja virtual, focar nas redes sociais ou criar um aplicativo? Em seguida, escolha os melhores softwares e ferramentas para que o seu negócio possa vender mais.
4. Seja omnichannel
Esta é uma das principais dicas para quem quer ter uma experiência phygital: seja multicanal. Ou seja, além da estratégia digital e do e-commerce, não se esqueça do ponto físico. Ser omnichannel é o ponto-chave que irá proporcionar uma experiência personalizada ao cliente.
Para tanto, use a tecnologia como aliada para aproximar ainda mais o mundo físico do digital, oferecendo uma experiência integrada e personalizada para o cliente.
- Aplique tecnologias de IA para analisar o comportamento dos consumidores e personalizar sugestões para esse público;
- Utilize a realidade aumentada para permitir que o usuário “experimente” ou simule um produto de forma digital;
- Invista em ativações por meio de QR codes e telas interativas para o acesso a informações detalhadas sobre um produto.
Essa integração de canais compreende todos os passos, que vão desde a seleção de produtos, venda e pagamento, até o pós-venda – permitindo que o cliente, por exemplo, comece uma compra no site e retire o produto na loja física, ou o contrário.
Otimizar o seu site, criar um perfil para uma determinada rede social emergente ou oferecer promoções para as compras físicas são exemplos phygitais.
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A experiência phygital pode tornar uma simples compra em algo único e prático para os consumidores.
Por isso, é preciso que as varejistas estejam atentas às mudanças tecnológicas e tratem as experiências dos clientes como um dos centros dos negócios. Essa operação pode revolucionar as empresas e elevar os níveis de satisfação dos compradores, culminando em sucesso certeiro para os empreendimentos.