Administrar uma organização é uma sequência de obstáculos. São inúmeras atividades diárias, que se concentram e ocorrem ao mesmo tempo. Além disso, os gestores se veem perdendo o controle da direção empresarial. A gestão de custos industriais vai, dessa forma, controlar o uso do dinheiro, possibilitando o aumento da margem de lucro, a identificação de oportunidades e o remanejamento de verbas para as áreas certas.
Porém, por mais que essa gestão seja de extrema importância, é comum que muitos empresários não tenham uma clareza do custo total do negócio, pois, muitas vezes, não avaliam se ele realmente compensa o trabalho desenvolvido. Lembrando que a tecnologia é uma importante aliada para ajudar a otimizar esse processo.
Neste post, falaremos sobre como fazer uma gestão de custos industriais de forma eficiente. Acompanhe!
Quais são os princípios básicos da gestão de custos industriais?
A gestão de custos industriais é o gerenciamento inteligente dos gastos de uma empresa. Todas as empresas têm custos e eles podem ser bem realizados ou não. Uma gestão eficaz possibilita que a margem de lucro aumente, além de mais segurança ao desempenho da empresa, a tomada de decisões e estratégicas eficazes.
Por outro lado, deixar de fazer esse controle é o mesmo que andar no escuro. Isso é muito mais comum do que você imagina. Infelizmente, é grande o número de gestores que se preocupam somente com o montante que está no caixa no final do mês e não fazem ideia do percurso que o dinheiro fez para chegar ali.
Já parou pra analisar se está realizando uma gestão de custos eficaz em sua empresa? Além disso, conhece realmente tudo o que ocorre no controle de custos dela? Não se trata apenas de cortar os gastos. Mas, tem a ver também com otimizar a sua operação e tornar seus projetos e clientes mais rentáveis. Existem diversos outros aspectos ligados à sua organização, para cumprir com esses dois pontos cruciais.
Qual a importância de fazer uma gestão de custos eficiente em sua empresa?
É necessário saber quais são os custos da indústria e o que cada um deles representa no orçamento. Apenas assim, pode-se descobrir com precisão se esse lucro é o suficiente para garantir a estabilidade do negócio. Caso a produção seja feita em larga escala, por exemplo, talvez essa porcentagem seja muito boa.
Entretanto, em situação contrária, o prejuízo pode ser certo, pois a baixa lucratividade, somada à baixa capacidade produtiva, gera um desgaste que não vale a pena. Ou seja, pelo fato de não conhecerem os gastos e a lucratividade dos projetos, uma boa parcela das empresas acaba fechando as portas. Portanto, fica clara a necessidade do planejamento e da gestão de custos na sua operação.
É bem mais fácil manter o desenvolvimento de produtos e os projetos no caminho correto com esses números em mãos, sem ultrapassar o orçamento previsto. O fato é que a organização corre sérios riscos, caso não tenha o controle adequado — visto que a tendência é jogar dinheiro fora se os gastos extrapolarem os lucros.
Quais os benefícios para o desenvolvimento da indústria?
Diminuição dos riscos do negócio
Sua empresa pode realizar um volume muito grande de vendas, por exemplo, mas para isso também precisa arcar simultaneamente com uma grande quantidade de custos, o que diminuirá a lucratividade. Uma boa gestão de custos pode diminuir os riscos do negócio.
Competitividade e precificação
A competitividade é outro motivo para gerir os custos da sua empresa, principalmente se ela está inserida em um mercado saturado. Nesse cenário, a precificação colabora muito para que a marca se posicione no mercado, e também só é possível realizar melhores ofertas para o cliente caso não gere muitos gastos para fazer com que os produtos fiquem à disposição.
Eficiência
É necessário que o gestor compreenda que cada tipo de ação tomada precisa de uma dada quantidade de custos. Agir com eficiência é achar esse equilíbrio. A empresa lucrará, se desperdiçar menos.
Ponto de Equilíbrio
O Ponto de Equilíbrio é alcançado quando a companhia consegue arcar com todos os seus custos fixos em um determinado período. Mais rapidamente, a organização conseguirá gerar lucros, caso cubra tais custos. Por esse motivo, é essencial eliminar os que sejam desnecessários, administrando os processos de maneira eficaz.
Como fazer a gestão de custos?
É necessário administrar de maneira efetiva todos os gastos diretos e indiretos envolvidos no processo, para definir o custo real da estrutura de produção. Para tal, é preciso seguir os seguintes passos.
Registre a entrada de material com o custo da compra
Esse processo deve ser feito exatamente na hora em que a matéria-prima chega ao estoque. Isso porque o material pode ser solicitado para a produção sem mesmo a entrada ter sido registrada na planilha de controle, caso isso não seja feito em tempo real.
Faça a apuração horas-homem
É possível conseguir o total de horas-homem por tarefa, multiplicando o total de profissionais conferidos a uma atividade pelo tempo que gasta para realizá-la. Por exemplo, vamos supor que 30 colaboradores de uma indústria realizam 10 turnos de trabalho para conseguir entregar um pedido de 1000 unidades de um dado produto. Ao considerarmos 8 horas diárias, podemos usar a seguinte fórmula:
30 x 10 x 8 = 2400 horas de trabalho
1000 / 2400 = 0,41 unidades por hora
Torna-se mais fácil estimar como a força de trabalho contribui para o custo unitário e para rentabilidade da linha de produção, ao obter o resultado.
Levante os custos indiretos
Todos os meses, os custos indiretos devem ser levantados e registrados. Logo após, é preciso distribuí-los para todas as ordens da empresa. Para tal, é necessário utilizar indicadores de custo, como:
- total de matéria-prima requisitada;
- horas-máquina;
- horas-homem;
- quantidade produzida.
Como a ONCLICK pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo?
Com a ajuda da ONCLICK sua empresa pode ter novas oportunidades de negócio e de crescimento. Ela disponibiliza um sistema muito bom e que vem crescendo cada vez mais no mercado. Ele possibilita uma melhor desenvoltura dos processos, tem uma ótima praticidade e está sempre atualizado. Também auxilia na tomada de decisões de maneira mais estratégica, principalmente no setor de compras.
Existe uma ferramenta que ajuda muito os clientes a definir o que precisa ser obtido. Dessa forma, o sistema consegue realizar uma previsão de todas as procuras e também faz sugestões de compra, de acordo com a diminuição do estoque. Com ele é possível expandir a oferta de soluções e sempre buscar o sistema que extraia o máximo de potencial estratégico e operacional de cada tipo de empresa.
Por fim, organizações que têm o apoio de profissionais capacitados podem realizar uma gestão de custos industriais mais eficiente e profunda. Isso é primordial para tomar decisões estratégicas e reverter situações problemáticas logo no instante em que acontecem.
Agora que você sabe como fazer uma gestão de custos industriais de forma eficiente, já pode entrar em contato conosco e conhecer os serviços que oferecemos. Basta acessar nossa página!