Visando organização, melhoria da relação com clientes e aumento da proatividade, muitas empresam optam pela integração de sistemas como principal ferramenta da gestão. Ela acontece de forma muito simples: entre o software ERP utilizado e os demais processos especializados da organização.
Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, a “má integração entre aplicativos” está entre os principais desafios enfrentados pelos gestores empresariais. A centralização dos dados na nuvem, como são entregues pelo ERP, promove abordagens atuais e robustas, além de simplificar e escalar funções diversas.
Para conhecer mais sobre o funcionamento, a ONCLICK traz quatro benefícios da integração de sistemas. Continue neste artigo para conhecê-los.
Quais são os benefícios da integração de sistemas?
Como já visto, o ERP é um sistema que fornece visão gerencial em tempo real, integrando outros sistemas com o objetivo de facilitar os processos e entregar eficiência e produtividade aos negócios.
A seguir, confira as vantagens da integração de sistemas:
1. Fonte única de dados
Uma vez que o ERP esteja inserido em diversas áreas de negócios, há a variedade de informações e na quantidade armazenadas delas.
Contudo, o que não muda é o fato de uma fonte única de dados em tempo real centralizar e otimizar as operações da empresa, além de auxiliar a redução de erros humanos.
2. Informações em tempo real
Captar e gerenciar informações complexas em tempo real é tarefa fundamental para empresas, independente do ramo. Mas de nada adianta se não for possível agir rapidamente a partir deles.
Por isso, ter em mãos análises e relatórios de Big Data de forma concreta, promovida com a integração de sistemas, traz ao negócio a excelente vantagem competitiva de tomar decisões seguras e imediatas.
3. Dinamismo entre setores
A mudança veloz das demandas do mercado e clientes força adaptações a todo momento. E, em uma empresa de porte grande, pode parecer difícil atualizar a todos os setores para que ocorra novas formas de trabalho em equipe.
Com a integração de sistemas e processos, o negócio por completo se torna interligado. A gestão ganha a agilidade necessária para otimizar todas as funcionalidades.
4. Melhorias na cadeia de suprimentos
Para chegar à casa do consumidor, muitos são os processos, incluindo a origem das matérias-primas e o envio final, que está sob a responsabilidade logística da empresa.
Tal cadeia de suprimentos também é otimizada com a integração de sistemas. Isso porque todos os elementos ganham mais visibilidade e a capacidade analítica que as soluções do ERP, em especial, suportam diante do negócio.
Leia mais no blog ONCLICK: Como trocar de ERP: desafios e dicas para auxiliar nesse processo de mudança
Conheça o ERP da ONCLICK
De forma flexível, a solução ONCLICK ERP integra e automatiza toda a gestão dos seus negócios, promovendo controle e organização. Com visões gerenciadas e atualizadas, garanta praticidade em seus dados, eficiência e produtividade.
Sendo assim, a ONCLICK ERP é a solução para te permitir foco no que realmente importa: resultados.